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Pref. de São Cristóvão/SE 2019

Professor de Educação Básica - Ciências

Questão 1

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

O texto critica a superficialidade com que o ensino é tratado nas escolas de educação básica atualmente.
Questão 2

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

Infere-se do texto que “formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas” (L. 6 e 7) são consequências negativas de uma vida apressada.
Questão 3

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

Segundo o texto, a educação deve levar as pessoas a não se contentarem com as aparências.
Questão 4

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

A frase de Santo Agostinho foi reproduzida no texto com o propósito de fazer referência à pobreza enfrentada pela população mundial no século V.
Questão 5

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

O texto trata a “velocidade em várias situações” (L.4) e a “mera pressa” (L.5) como circunstâncias distintas.
Questão 6

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

A supressão da vírgula empregada na linha 1 acarretaria incorreção ao texto.
Questão 7

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

A palavra ‘consumolatria’ (L.12) refere-se à idolatria ao consumo, conforme os sentidos do texto.
Questão 8

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

O sujeito da forma verbal ‘sacia’ (L.17) é a oração ‘quem lambe pão pintado’ (L.18).
Questão 9

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

A substituição de “se contentam” (L.20) por contentam-se manteria a correção gramatical do texto.
Questão 10

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Quando se educa alguém ou se é educado por alguém, é preciso cautela para não nos contentarmos com as aparências, isto é, com a superficialidade. Vivemos hoje em um mundo marcado pela velocidade em várias situações e, em outras, por uma mera pressa. Uma vida apressada nos leva, em vários momentos, a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, e isso carrega um nível de superficialidade muito grande.

Há várias pessoas que se contentam com as aparências: aparência em relação à própria imagem e aparência com relação àquilo que ostentam — a ostentação da propriedade, a “consumolatria”, o desespero para ser proprietário de coisas, de exibi-las, de viver algo que se aparenta, mas que, de fato, não se é.

O pensador do século V, Agostinho — muitos o chamam de Santo Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos da história —, proferiu a seguinte frase: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. Para se matar a fome, não basta lamber a figura de um pão, é preciso ir até ele.

E quantos hoje não se contentam com um mundo superficial, em que se procura saciedade a partir daquilo que é mera imagem, mera representação, apenas uma simulação do que seria a realidade?

A educação tem que nos tirar dessa superficialidade.
Mario Sergio Cortella. Pensar bem nos faz bem! 5.ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 20 (com adaptações).

A respeito das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

Com a pergunta formulada no quarto parágrafo do texto, o autor pretende desconstruir a ideia de que o mundo é superficial, argumentando que as pessoas em geral não aceitam essa condição.
Questão 11

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O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que eu mando, e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou nada valem. Pensar certo é fazer certo.

Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

De acordo com o primeiro parágrafo do texto, quem pensa certo alinha suas ações e seu discurso.
Questão 12

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O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que eu mando, e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou nada valem. Pensar certo é fazer certo.

Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

O segundo parágrafo do texto apresenta um exemplo de professor que demonstra coerência entre sua prática e seu discurso independentemente do contexto histórico.
Questão 13

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O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que eu mando, e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou nada valem. Pensar certo é fazer certo.

Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

Conforme o último parágrafo do texto, o fato de se discordar de alguém em razão de pontos de vista distintos não deve ser motivo para o sentimento de raiva desmedida.
Questão 14

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O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que eu mando, e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou nada valem. Pensar certo é fazer certo.

Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

Na linha 1 do texto, o termo “que”, em suas duas ocorrências, retoma “O professor”.
Questão 15

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O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que eu mando, e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou nada valem. Pensar certo é fazer certo.

Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

A inserção de uma vírgula logo após “professor” (L.1) alteraria os sentidos originais do texto.
Questão 16

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O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que eu mando, e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou nada valem. Pensar certo é fazer certo.

Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

A substituição de “a que” (L.5) por onde manteria a correção gramatical e os sentidos originais do texto.
Questão 17

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O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que eu mando, e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou nada valem. Pensar certo é fazer certo.

Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

A forma verbal “há” (L.8) poderia ser substituída por fazem, sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Questão 18

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Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

A expressão ‘faça o que eu mando, e não o que eu faço’ (L. 3 e 4) apresenta uma oposição de ideias.
Questão 19

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Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

A correção gramatical do texto seria mantida caso a expressão “por que” (L.18) fosse substituída por porque.
Questão 20

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O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do “faça o que eu mando, e não o que eu faço”. Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou nada valem. Pensar certo é fazer certo.

Que podem pensar alunos sérios de um professor que, há dois semestres, falava com quase ardor sobre a necessidade da luta pela autonomia das classes populares e hoje, dizendo que não mudou, faz o discurso pragmático contra os sonhos e pratica a transferência de saber do professor para o aluno?

Não há pensar certo fora de uma prática testemunhal que o rediz em lugar de desdizê-lo. Não é possível ao professor pensar que pensa certo, mas, ao mesmo tempo, perguntar ao aluno se “sabe com quem está falando”.

O clima de quem pensa certo é o de quem busca seriamente a segurança na argumentação, é o de quem, discordando do seu oponente, não tem por que contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem maior, às vezes, do que a razão mesma da discordância.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996, p. 16 (com adaptações).

Acerca das ideias, dos sentidos e das propriedades linguísticas do texto anterior, julgue os itens a seguir.

A retirada do acento indicativo de crase em “às vezes” (L.19) não comprometeria a correção gramatical do texto.
Questão 21

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Determinada escola iniciou o processo de elaboração do seu projeto político pedagógico e, nas discussões empreendidas, chegou aos seguintes posicionamentos.

I A escola deve formar profissionais para atender ao mercado de trabalho.
II A escola não é capaz de mudar a realidade, por isso deve contribuir para a manutenção das classes sociais.
III A escola deve ser um agente transformador da realidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Seguindo o posicionamento I, a escola estará a serviço do sistema econômico.
Questão 22

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Determinada escola iniciou o processo de elaboração do seu projeto político pedagógico e, nas discussões empreendidas, chegou aos seguintes posicionamentos.

I A escola deve formar profissionais para atender ao mercado de trabalho.
II A escola não é capaz de mudar a realidade, por isso deve contribuir para a manutenção das classes sociais.
III A escola deve ser um agente transformador da realidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

O posicionamento II revela uma percepção de que a escola seja meramente reprodutora da realidade social.
Questão 23

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Determinada escola iniciou o processo de elaboração do seu projeto político pedagógico e, nas discussões empreendidas, chegou aos seguintes posicionamentos.

I A escola deve formar profissionais para atender ao mercado de trabalho.
II A escola não é capaz de mudar a realidade, por isso deve contribuir para a manutenção das classes sociais.
III A escola deve ser um agente transformador da realidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

O posicionamento III admite uma visão dialética da prática social.
Questão 24

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Determinada escola iniciou o processo de elaboração do seu projeto político pedagógico e, nas discussões empreendidas, chegou aos seguintes posicionamentos.

I A escola deve formar profissionais para atender ao mercado de trabalho.
II A escola não é capaz de mudar a realidade, por isso deve contribuir para a manutenção das classes sociais.
III A escola deve ser um agente transformador da realidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Todos os posicionamentos apresentados admitem uma visão funcionalista da educação na sociedade.
Questão 25

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Os professores de matemática, de história e de língua portuguesa de determinada escola concederam uma entrevista sobre suas práticas pedagógicas.

O professor de matemática disse acreditar que “o papel da escola é preparar intelectual e moralmente o aluno para assumir uma posição social, por isso os conteúdos de ensino não precisam ter uma relação com a experiência vivida”.

O professor de história afirmou ter a concepção de que “a sociedade é um todo orgânico e funcional, e a escola funciona como modeladora do comportamento humano”.

O professor de língua portuguesa declarou acreditar que “a difusão dos conteúdos é tarefa primordial da escola, mas esses conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes. O saber escolar pode transformar a sociedade”.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O professor de matemática é adepto da tendência pedagógica libertadora.
Questão 26

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Os professores de matemática, de história e de língua portuguesa de determinada escola concederam uma entrevista sobre suas práticas pedagógicas.

O professor de matemática disse acreditar que “o papel da escola é preparar intelectual e moralmente o aluno para assumir uma posição social, por isso os conteúdos de ensino não precisam ter uma relação com a experiência vivida”.

O professor de história afirmou ter a concepção de que “a sociedade é um todo orgânico e funcional, e a escola funciona como modeladora do comportamento humano”.

O professor de língua portuguesa declarou acreditar que “a difusão dos conteúdos é tarefa primordial da escola, mas esses conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes. O saber escolar pode transformar a sociedade”.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A declaração do professor de história identifica-se com a tendência pedagógica tecnicista.
Questão 27

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Os professores de matemática, de história e de língua portuguesa de determinada escola concederam uma entrevista sobre suas práticas pedagógicas.

O professor de matemática disse acreditar que “o papel da escola é preparar intelectual e moralmente o aluno para assumir uma posição social, por isso os conteúdos de ensino não precisam ter uma relação com a experiência vivida”.

O professor de história afirmou ter a concepção de que “a sociedade é um todo orgânico e funcional, e a escola funciona como modeladora do comportamento humano”.

O professor de língua portuguesa declarou acreditar que “a difusão dos conteúdos é tarefa primordial da escola, mas esses conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes. O saber escolar pode transformar a sociedade”.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

As declarações do professor de língua portuguesa coadunam-se com a tendência pedagógica libertária, segundo a qual a educação atua na transformação da personalidade dos estudantes.
Questão 28

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
Os professores de matemática, de história e de língua portuguesa de determinada escola concederam uma entrevista sobre suas práticas pedagógicas.

O professor de matemática disse acreditar que “o papel da escola é preparar intelectual e moralmente o aluno para assumir uma posição social, por isso os conteúdos de ensino não precisam ter uma relação com a experiência vivida”.

O professor de história afirmou ter a concepção de que “a sociedade é um todo orgânico e funcional, e a escola funciona como modeladora do comportamento humano”.

O professor de língua portuguesa declarou acreditar que “a difusão dos conteúdos é tarefa primordial da escola, mas esses conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes. O saber escolar pode transformar a sociedade”.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O professor de história é adepto da educação crítico-social dos conteúdos.
Questão 29

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Os professores de matemática, de história e de língua portuguesa de determinada escola concederam uma entrevista sobre suas práticas pedagógicas.

O professor de matemática disse acreditar que “o papel da escola é preparar intelectual e moralmente o aluno para assumir uma posição social, por isso os conteúdos de ensino não precisam ter uma relação com a experiência vivida”.

O professor de história afirmou ter a concepção de que “a sociedade é um todo orgânico e funcional, e a escola funciona como modeladora do comportamento humano”.

O professor de língua portuguesa declarou acreditar que “a difusão dos conteúdos é tarefa primordial da escola, mas esses conteúdos não podem estar dissociados da realidade dos estudantes. O saber escolar pode transformar a sociedade”.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A fala do professor de matemática revela que ele adota uma postura progressista.
Questão 30

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O inciso V do art. 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.

De acordo com o referido dispositivo da LDB, a avaliação escolar deve ser diagnóstica.
Questão 31

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O inciso V do art. 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.

O conceito de avaliação apresentado no referido dispositivo legal condiz com o de avaliação formativa.
Questão 32

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» Esta questão foi anulada pela banca.
O inciso V do art. 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.

A função somatória da avaliação deve estar subordinada a aspectos qualitativos.
Questão 33

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O inciso V do art. 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.

A recuperação paralela e contínua está prevista no processo de avaliação preconizado pelo referido dispositivo da LDB.
Questão 34

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Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 e da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue os itens a seguir.
Os currículos do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, sendo o ensino da arte componente curricular obrigatório em ambos.
Questão 35

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Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 e da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue os itens a seguir.
Situação hipotética: Pedro e Lúcia têm três filhos, um de seis anos de idade, um de cinco anos de idade, e um de quatro anos de idade. Assertiva: Nesse caso, Pedro e Lúcia têm o dever de efetuar a matrícula de todos esses filhos na educação básica.
Questão 36

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Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 e da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue os itens a seguir.
O ensino religioso, de matrícula facultativa, deve ser ofertado como disciplina nos horários normais de aula nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e ensino médio.
Questão 37

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Com base na Lei Orgânica da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, na Lei nº 239/2015 (Plano Municipal de Educação) e na Lei Complementar n.º 16/2011 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de São Cristóvão), julgue os itens subsecutivos.
Os recursos municipais destinados à educação, que incluem os provenientes de transferência, devem ser aplicados exclusivamente nas escolas públicas, mas não alcançam a educação especial, pois esta deve ser financiada apenas com recursos advindos de contribuições sociais e de outras dotações orçamentárias.
Questão 38

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Com base na Lei Orgânica da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, na Lei nº 239/2015 (Plano Municipal de Educação) e na Lei Complementar n.º 16/2011 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de São Cristóvão), julgue os itens subsecutivos.
A Secretaria Municipal da Educação, a Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Cristóvão, o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação são instâncias que monitoram e avaliam a execução do Plano Municipal de Educação e o cumprimento de suas metas.
Questão 39

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Com base na Lei Orgânica da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, na Lei nº 239/2015 (Plano Municipal de Educação) e na Lei Complementar n.º 16/2011 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de São Cristóvão), julgue os itens subsecutivos.
No âmbito do município de São Cristóvão, somente há posse em cargo público no caso de provimento por nomeação.
Questão 40

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Com base na Lei n.o 13.005/2014 (PNE 2014 – 2024), nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e na Lei n.o 8.069/1990, julgue os itens que se seguem.
Uma das metas do PNE é que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 1.º ano do ensino fundamental.
Questão 41

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Com base na Lei n.o 13.005/2014 (PNE 2014 – 2024), nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e na Lei n.o 8.069/1990, julgue os itens que se seguem.
A transversalidade e a interdisciplinaridade são formas distintas e não complementares de organização do trabalho didático-pedagógico nos eixos temáticos integrados às disciplinas.
Questão 42

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Com base na Lei n.o 13.005/2014 (PNE 2014 – 2024), nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e na Lei n.o 8.069/1990, julgue os itens que se seguem.
Nos estabelecimentos de ensino fundamental, os dirigentes devem comunicar ao conselho tutelar casos de maus-tratos com seus alunos, bem como a ocorrência de elevados níveis de repetência.
Questão 43

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A ocupação do território onde se situa o estado de Sergipe ocorreu simultaneamente ao processo de colonização do Brasil. Iniciada ainda no século XVI, a ocupação também foi protagonista do esforço português de controlar suas terras americanas, o que implicou, entre outras ações, o combate a outros europeus que manifestavam interesse sobre a possessão lusitana na América.

Relativamente à trajetória histórica de Sergipe, julgue os itens seguintes.

Entre os europeus que chegaram ao atual estado de Sergipe no primeiro século da colonização portuguesa, estavam os franceses, que tinham grande interesse no pau-brasil.
Questão 44

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A ocupação do território onde se situa o estado de Sergipe ocorreu simultaneamente ao processo de colonização do Brasil. Iniciada ainda no século XVI, a ocupação também foi protagonista do esforço português de controlar suas terras americanas, o que implicou, entre outras ações, o combate a outros europeus que manifestavam interesse sobre a possessão lusitana na América.

Relativamente à trajetória histórica de Sergipe, julgue os itens seguintes.

O início da colonização sergipana contou com a participação de nomes como Garcia D’Ávila, grande proprietário de terras à época, e também de padres da Companhia de Jesus (jesuítas).
Questão 45

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A ocupação do território onde se situa o estado de Sergipe ocorreu simultaneamente ao processo de colonização do Brasil. Iniciada ainda no século XVI, a ocupação também foi protagonista do esforço português de controlar suas terras americanas, o que implicou, entre outras ações, o combate a outros europeus que manifestavam interesse sobre a possessão lusitana na América.

Relativamente à trajetória histórica de Sergipe, julgue os itens seguintes.

A presença dos holandeses em Sergipe, embora breve, foi vital para organizar a economia da região: os conflitos cessaram e a estabilidade permitiu o desenvolvimento econômico que perdurou por mais de dois séculos.
Questão 46

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A ocupação do território onde se situa o estado de Sergipe ocorreu simultaneamente ao processo de colonização do Brasil. Iniciada ainda no século XVI, a ocupação também foi protagonista do esforço português de controlar suas terras americanas, o que implicou, entre outras ações, o combate a outros europeus que manifestavam interesse sobre a possessão lusitana na América.

Relativamente à trajetória histórica de Sergipe, julgue os itens seguintes.

Historicamente, a economia sergipana está sustentada na agricultura, na pecuária e na agroindústria; neste segmento, assentou-se, sobretudo, no café e na soja.
Questão 47

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A respeito da cultura sergipana e do município de São Cristóvão, julgue os itens que se seguem.
As manifestações culturais sergipanas refletem, em larga medida, influências portuguesas e africanas.
Questão 48

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A respeito da cultura sergipana e do município de São Cristóvão, julgue os itens que se seguem.
São Cristóvão é cidade-símbolo de uma consciência histórica que preserva bens que testemunham a passagem do tempo e a ação humana que se perpetua.
Questão 49

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A respeito da cultura sergipana e do município de São Cristóvão, julgue os itens que se seguem.
O Monastério de São Francisco e as igrejas da Misericórdia e do Senhor dos Passos são exemplos exponenciais da arte arquitetônica de São Cristóvão.
Questão 50

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A respeito da cultura sergipana e do município de São Cristóvão, julgue os itens que se seguem.
O local em que hoje está situada a Praça São Francisco, em São Cristóvão, foi o cenário da morte de Lampião, o mais célebre representante do cangaço.
Questão 51

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Considerando-se as características morfológicas e funcionais dos tecidos animais representados nas figuras anteriores, julgue os itens seguintes.

O tecido ilustrado na figura I, do tipo cartilaginoso, é constituído por condroblastos e condrócitos.
Questão 52

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Considerando-se as características morfológicas e funcionais dos tecidos animais representados nas figuras anteriores, julgue os itens seguintes.

A figura II mostra o tecido adiposo com células capazes de migrar pelos capilares intactos para atingir uma região infectada do organismo e promover a defesa fagocitária.
Questão 53

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Considerando-se as características morfológicas e funcionais dos tecidos animais representados nas figuras anteriores, julgue os itens seguintes.

A figura III mostra um tecido de revestimento comum em regiões em que há atrito e forças mecânicas, como a vagina e o esôfago.
Questão 54

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Considerando-se as características morfológicas e funcionais dos tecidos animais representados nas figuras anteriores, julgue os itens seguintes.

As células ilustradas na figura IV são conhecidas como melanócitos — células envolvidas com a produção de fibras de colágeno que dão resistência ao tecido.
Questão 55

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Considerando-se as características morfológicas e funcionais dos tecidos animais representados nas figuras anteriores, julgue os itens seguintes.

A figura V mostra o tecido muscular estriado esquelético, caracterizado pela presença de células alongadas com miofibrilas ricas em actina e miosina.
Questão 56

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Os dados da tabela anterior apresentam as principais características das classes de artrópodes. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

A classe I representa o grupo de animais mais abundante no planeta, capazes de ocupar inúmeros tipos de hábitats.
Questão 57

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Os dados da tabela anterior apresentam as principais características das classes de artrópodes. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Na classe II, estão incluídos animais como o siri, a lagosta e o camarão, que apresentam exoesqueleto constituído por carbonato de cálcio.
Questão 58

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Os dados da tabela anterior apresentam as principais características das classes de artrópodes. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

A ausência de antenas é uma característica dos animais da classe III.
Questão 59

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Os dados da tabela anterior apresentam as principais características das classes de artrópodes. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Os animais representados pela classe IV são capazes de produzir e inocular peçonha que não é letal para humanos, mas pode ser muito dolorosa.
Questão 60

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Os dados da tabela anterior apresentam as principais características das classes de artrópodes. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Na classe V estão incluídos animais díceros, vivíparos e que se reproduzem assexuadamente.
Questão 61

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A fotossíntese é um processo realizado graças à energia solar, que é capturada e transformada em energia química. A figura apresentada mostra uma área ampliada de uma folha, região onde ocorre a fotossíntese. Considerando as principais características do processo de fotossíntese e a figura precedente, julgue os itens a seguir.

Durante a fotossíntese, a planta permite a entrada de CO2 na folha e a liberação do O2 para o ambiente por meio dos estômatos.
Questão 62

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A fotossíntese é um processo realizado graças à energia solar, que é capturada e transformada em energia química. A figura apresentada mostra uma área ampliada de uma folha, região onde ocorre a fotossíntese. Considerando as principais características do processo de fotossíntese e a figura precedente, julgue os itens a seguir.

A estrutura indicada pelo número I na figura corresponde ao cloroplasto, cujas membranas internas (tilacoides) estão envolvidas com a etapa de fixação de carbono.
Questão 63

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A fotossíntese é um processo realizado graças à energia solar, que é capturada e transformada em energia química. A figura apresentada mostra uma área ampliada de uma folha, região onde ocorre a fotossíntese. Considerando as principais características do processo de fotossíntese e a figura precedente, julgue os itens a seguir.

O número II na figura ilustra um tricoma, estrutura responsável pela produção de glicose durante a fotossíntese.
Questão 64

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A fotossíntese é um processo realizado graças à energia solar, que é capturada e transformada em energia química. A figura apresentada mostra uma área ampliada de uma folha, região onde ocorre a fotossíntese. Considerando as principais características do processo de fotossíntese e a figura precedente, julgue os itens a seguir.

O tema matéria e energia é uma das unidades temáticas relacionadas com os currículos de ciências aplicados no ensino fundamental e está relacionado com o estudo das fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, como por exemplo, o uso da energia solar pelos organismos fotossintetizantes.
Questão 65

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Muitas famílias que já tiveram filhos consideram recorrer a métodos como a laqueadura ou a vasectomia para evitar novas concepções. No Brasil, esses procedimentos devem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde, sem custos, quando cumpridas as exigências legais. De acordo com o Ministério da Saúde, a cirurgia de laqueadura deve ser oferecida em qualquer unidade que atenda ginecologia, obstetrícia ou maternidade. As mulheres podem fazer a solicitação já no pré-natal e devem receber informações sobre riscos, efeitos colaterais, além de esclarecimentos sobre outros métodos contraceptivos eficazes e reversíveis como o dispositivo intrauterino (DIU).
Agência Brasil (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os temas a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

A técnica da vasectomia consiste na esterilização masculina por meio da remoção da vesícula seminal, órgão que armazena os espermatozoides até o momento da ejaculação.
Questão 66

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Muitas famílias que já tiveram filhos consideram recorrer a métodos como a laqueadura ou a vasectomia para evitar novas concepções. No Brasil, esses procedimentos devem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde, sem custos, quando cumpridas as exigências legais. De acordo com o Ministério da Saúde, a cirurgia de laqueadura deve ser oferecida em qualquer unidade que atenda ginecologia, obstetrícia ou maternidade. As mulheres podem fazer a solicitação já no pré-natal e devem receber informações sobre riscos, efeitos colaterais, além de esclarecimentos sobre outros métodos contraceptivos eficazes e reversíveis como o dispositivo intrauterino (DIU).
Agência Brasil (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os temas a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

A esterilização feminina pode ser feita pela laqueadura, que consiste no corte cirúrgico das tubas uterinas, canal onde ocorre a fecundação.
Questão 67

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Muitas famílias que já tiveram filhos consideram recorrer a métodos como a laqueadura ou a vasectomia para evitar novas concepções. No Brasil, esses procedimentos devem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde, sem custos, quando cumpridas as exigências legais. De acordo com o Ministério da Saúde, a cirurgia de laqueadura deve ser oferecida em qualquer unidade que atenda ginecologia, obstetrícia ou maternidade. As mulheres podem fazer a solicitação já no pré-natal e devem receber informações sobre riscos, efeitos colaterais, além de esclarecimentos sobre outros métodos contraceptivos eficazes e reversíveis como o dispositivo intrauterino (DIU).
Agência Brasil (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os temas a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

O DIU em cobre promove alterações na motilidade e redução da viabilidade dos espermatozoides por meio da liberação de íons do metal.
Questão 68

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Muitas famílias que já tiveram filhos consideram recorrer a métodos como a laqueadura ou a vasectomia para evitar novas concepções. No Brasil, esses procedimentos devem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde, sem custos, quando cumpridas as exigências legais. De acordo com o Ministério da Saúde, a cirurgia de laqueadura deve ser oferecida em qualquer unidade que atenda ginecologia, obstetrícia ou maternidade. As mulheres podem fazer a solicitação já no pré-natal e devem receber informações sobre riscos, efeitos colaterais, além de esclarecimentos sobre outros métodos contraceptivos eficazes e reversíveis como o dispositivo intrauterino (DIU).
Agência Brasil (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os temas a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

A hemofilia é uma condição hereditária recessiva ligada ao cromossomo X, sendo sua transmissão a indivíduos do sexo masculino sempre feita pela mãe portadora da mutação.
Questão 69

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Muitas famílias que já tiveram filhos consideram recorrer a métodos como a laqueadura ou a vasectomia para evitar novas concepções. No Brasil, esses procedimentos devem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde, sem custos, quando cumpridas as exigências legais. De acordo com o Ministério da Saúde, a cirurgia de laqueadura deve ser oferecida em qualquer unidade que atenda ginecologia, obstetrícia ou maternidade. As mulheres podem fazer a solicitação já no pré-natal e devem receber informações sobre riscos, efeitos colaterais, além de esclarecimentos sobre outros métodos contraceptivos eficazes e reversíveis como o dispositivo intrauterino (DIU).
Agência Brasil (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os temas a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

Se um casal normal para a hemofilia tem duas crianças, sendo uma hemofílica e a outra não, a probabilidade de que a próxima criança apresente essa condição é de 50%.
Questão 70

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É consenso entre os infectologistas que o índice de doenças sexualmente transmissíveis (DST) aumentou na população jovem do Brasil. Essa última geração, que começou a vida sexual depois de 2010, tem um modo diferente de encarar as DST. A noção de que a AIDS se tornou uma doença crônica e tratável fez com que a adesão à camisinha tenha diminuído muito nos últimos anos. Em relação ao HIV, o número de novos casos anuais subiu quase 140% entre 2007 e 2017 na população em geral: de 6.862 a 16.371, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS lançado pelo Ministério da Saúde. Entre jovens de 15 a 19 anos de idade, do sexo masculino, o aumento chegou a 590%. No mesmo período, o número de novos casos de sífilis aumentou em 133% entre mulheres grávidas e o aumento de sífilis congênita em bebês menores de um ano foi de 60%.
Internet: http://www.bbc.com (com adaptações).

Considerando as informações do texto apresentado e os temas a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A profilaxia pós-exposição (PEP), método de prevenção ao HIV, consiste em usar medicamentos antirretrovirais durante vinte e oito dias após uma possível exposição ao HIV.
Questão 71

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
É consenso entre os infectologistas que o índice de doenças sexualmente transmissíveis (DST) aumentou na população jovem do Brasil. Essa última geração, que começou a vida sexual depois de 2010, tem um modo diferente de encarar as DST. A noção de que a AIDS se tornou uma doença crônica e tratável fez com que a adesão à camisinha tenha diminuído muito nos últimos anos. Em relação ao HIV, o número de novos casos anuais subiu quase 140% entre 2007 e 2017 na população em geral: de 6.862 a 16.371, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS lançado pelo Ministério da Saúde. Entre jovens de 15 a 19 anos de idade, do sexo masculino, o aumento chegou a 590%. No mesmo período, o número de novos casos de sífilis aumentou em 133% entre mulheres grávidas e o aumento de sífilis congênita em bebês menores de um ano foi de 60%.
Internet: http://www.bbc.com (com adaptações).

Considerando as informações do texto apresentado e os temas a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Com o abandono do uso dos preservativos pela geração jovem, tem aumentado a incidência, além da sífilis, de outras doenças transmitidas por bactérias, tais como gonorreia, clamídia, tricomoníase e candidíase.
Questão 72

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É consenso entre os infectologistas que o índice de doenças sexualmente transmissíveis (DST) aumentou na população jovem do Brasil. Essa última geração, que começou a vida sexual depois de 2010, tem um modo diferente de encarar as DST. A noção de que a AIDS se tornou uma doença crônica e tratável fez com que a adesão à camisinha tenha diminuído muito nos últimos anos. Em relação ao HIV, o número de novos casos anuais subiu quase 140% entre 2007 e 2017 na população em geral: de 6.862 a 16.371, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS lançado pelo Ministério da Saúde. Entre jovens de 15 a 19 anos de idade, do sexo masculino, o aumento chegou a 590%. No mesmo período, o número de novos casos de sífilis aumentou em 133% entre mulheres grávidas e o aumento de sífilis congênita em bebês menores de um ano foi de 60%.
Internet: http://www.bbc.com (com adaptações).

Considerando as informações do texto apresentado e os temas a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Atualmente, verifica-se um aumento progressivo na autonomia das mulheres frente à vivência de suas práticas sexuais, sendo inexpressivas as relações de poder entre gêneros no que diz respeito à negociação entre parceiros sobre o uso de preservativo nas relações sexuais.
Questão 73

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A nova narrativa para a evolução da espécie humana, apresentada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, é baseada em evidências arqueológicas desenterradas pelos pesquisadores no vale do rio Zarqa, na Jordânia, próximo à capital Amã. São centenas de ferramentas de pedra lascada com 1,9 milhão a 2,5 milhões de anos de idade, ou seja, 500 mil anos antes do que se pensava, já haveria hominídeos no Oriente Médio. O grande desbravador foi o habilis. O Homo habilis era bem menor que o Homo erectus, tanto em estatura quanto em volume cerebral, mas era bípede e perfeitamente capaz de caminhar longas distâncias.
Internet: https://jornal.usp.br (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias sobre a evolução biológica.

Na perspectiva da teoria evolutiva darwinista, o Homo sapiens compartilha ancestrais com o Homo erectus, mas não com o Homo habilis.
Questão 74

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A nova narrativa para a evolução da espécie humana, apresentada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, é baseada em evidências arqueológicas desenterradas pelos pesquisadores no vale do rio Zarqa, na Jordânia, próximo à capital Amã. São centenas de ferramentas de pedra lascada com 1,9 milhão a 2,5 milhões de anos de idade, ou seja, 500 mil anos antes do que se pensava, já haveria hominídeos no Oriente Médio. O grande desbravador foi o habilis. O Homo habilis era bem menor que o Homo erectus, tanto em estatura quanto em volume cerebral, mas era bípede e perfeitamente capaz de caminhar longas distâncias.
Internet: https://jornal.usp.br (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias sobre a evolução biológica.

De acordo com a teoria da seleção natural, para garantir a evolução da espécie humana, em resposta às pressões ambientais, características como o aumento da estatura e do volume cerebral se modificaram com o passar do tempo.
Questão 75

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A nova narrativa para a evolução da espécie humana, apresentada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, é baseada em evidências arqueológicas desenterradas pelos pesquisadores no vale do rio Zarqa, na Jordânia, próximo à capital Amã. São centenas de ferramentas de pedra lascada com 1,9 milhão a 2,5 milhões de anos de idade, ou seja, 500 mil anos antes do que se pensava, já haveria hominídeos no Oriente Médio. O grande desbravador foi o habilis. O Homo habilis era bem menor que o Homo erectus, tanto em estatura quanto em volume cerebral, mas era bípede e perfeitamente capaz de caminhar longas distâncias.
Internet: https://jornal.usp.br (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias sobre a evolução biológica.

Os conhecimentos na área de genética permitiram a reinterpretação da teoria da evolução, de Darwin, e a consolidação da teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, que acrescentou a noção de variabilidade genética à teoria evolucionista.
Questão 76

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E se a vida tivesse se formado em uma poça de água suja, parecida com um tanque de lama, há 3,9 bilhões de anos? Então, a ureia, em uma época em que ainda não havia animais que a produzissem, teria aparecido a partir do ácido cianídrico formado na atmosfera daquele jovem planeta e incorporado por bombardeios de meteoritos e cometas, e teria se acumulado naquelas lagoas junto a outros componentes orgânicos. Assim, se teria formado a estruvita, que teria transferido para as primeiras moléculas orgânicas o fosfato agora presente nos seres vivos.
Internet: www.brasil.elpais.com (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente e a temática que ele suscita, julgue os itens subsequentes.

De acordo com as teorias científicas para a origem da vida, a evolução biológica foi precedida pela evolução química, tendo sido uma das principais condições para o surgimento da vida a presença de água em estado líquido.
Questão 77

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E se a vida tivesse se formado em uma poça de água suja, parecida com um tanque de lama, há 3,9 bilhões de anos? Então, a ureia, em uma época em que ainda não havia animais que a produzissem, teria aparecido a partir do ácido cianídrico formado na atmosfera daquele jovem planeta e incorporado por bombardeios de meteoritos e cometas, e teria se acumulado naquelas lagoas junto a outros componentes orgânicos. Assim, se teria formado a estruvita, que teria transferido para as primeiras moléculas orgânicas o fosfato agora presente nos seres vivos.
Internet: www.brasil.elpais.com (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente e a temática que ele suscita, julgue os itens subsequentes.

A energia solar, por meio de organismos autotróficos, pode ser convertida em energia química e armazenada em biomoléculas fosfatadas, denominadas adenosina-trifosfato (ATP).
Questão 78

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E se a vida tivesse se formado em uma poça de água suja, parecida com um tanque de lama, há 3,9 bilhões de anos? Então, a ureia, em uma época em que ainda não havia animais que a produzissem, teria aparecido a partir do ácido cianídrico formado na atmosfera daquele jovem planeta e incorporado por bombardeios de meteoritos e cometas, e teria se acumulado naquelas lagoas junto a outros componentes orgânicos. Assim, se teria formado a estruvita, que teria transferido para as primeiras moléculas orgânicas o fosfato agora presente nos seres vivos.
Internet: www.brasil.elpais.com (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente e a temática que ele suscita, julgue os itens subsequentes.

Microrganismos quimiotróficos produzem energia a partir de reações de oxirredução e não utilizam adenosina-trifosfato (ATP) para armazenar energia, o que indica que a presença de fósforo não era uma condição necessária para o surgimento da vida.
Questão 79

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O aumento da concentração de CO2 na atmosfera terrestre devido à queima de combustíveis fósseis tem sido apontado como um provável fator que contribui para o aquecimento global. Por esse motivo, a substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia mais limpas e renováveis tem sido estimulada em todo o mundo.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A menor soma de coeficientes estequiométricos inteiros que permitem balancear corretamente a equação química da reação de combustão completa de um combustível com fórmula molecular C8H18 é 61.
Questão 80

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O aumento da concentração de CO2 na atmosfera terrestre devido à queima de combustíveis fósseis tem sido apontado como um provável fator que contribui para o aquecimento global. Por esse motivo, a substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia mais limpas e renováveis tem sido estimulada em todo o mundo.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Nas reações de combustão, a energia liberada advém do rompimento das ligações químicas covalentes presentes nas moléculas do combustível.
Questão 81

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O aumento da concentração de CO2 na atmosfera terrestre devido à queima de combustíveis fósseis tem sido apontado como um provável fator que contribui para o aquecimento global. Por esse motivo, a substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia mais limpas e renováveis tem sido estimulada em todo o mundo.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Além do aumento da concentração de CO2 na atmosfera terrestre, a destruição da camada de ozônio é outro efeito prejudicial ao meio ambiente que tem como principal causa a queima de combustíveis fósseis, pois o CO2 reage facilmente com o O3 atmosférico para formar CO e O2.
Questão 82

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O aumento da concentração de CO2 na atmosfera terrestre devido à queima de combustíveis fósseis tem sido apontado como um provável fator que contribui para o aquecimento global. Por esse motivo, a substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia mais limpas e renováveis tem sido estimulada em todo o mundo.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O aquecimento global decorre do fato de o CO2 ser uma molécula capaz de absorver a radiação infravermelha emitida a partir da Terra, o que faz que essa energia fique retida na atmosfera terrestre, fenômeno conhecido como efeito estufa.
Questão 83

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
O aumento da concentração de CO2 na atmosfera terrestre devido à queima de combustíveis fósseis tem sido apontado como um provável fator que contribui para o aquecimento global. Por esse motivo, a substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia mais limpas e renováveis tem sido estimulada em todo o mundo.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A busca por soluções criativas e inovadoras, como, por exemplo, o desenvolvimento de combustíveis alternativos menos agressivos ao meio ambiente, faz parte de uma das competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular: pensamento científico, crítico e criativo.
Questão 84

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A tabela a seguir apresenta, em porcentagem volume por volume, as concentrações típicas dos principais gases que compõem a atmosfera terrestre, assim como a temperatura de ebulição (Teb) a 1 atm das substâncias elencadas.



Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

O ar atmosférico pode ser considerado uma mistura heterogênea, pois é formado por diferentes substâncias, simples e compostas.
Questão 85

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A tabela a seguir apresenta, em porcentagem volume por volume, as concentrações típicas dos principais gases que compõem a atmosfera terrestre, assim como a temperatura de ebulição (Teb) a 1 atm das substâncias elencadas.



Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

Em um local de altitude elevada, as temperaturas de ebulição das substâncias serão superiores às listadas na tabela.
Questão 86

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A tabela a seguir apresenta, em porcentagem volume por volume, as concentrações típicas dos principais gases que compõem a atmosfera terrestre, assim como a temperatura de ebulição (Teb) a 1 atm das substâncias elencadas.



Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

A separação do CO2 a partir de uma mistura com as demais substâncias indicadas na tabela pode ser realizada por meio do resfriamento gradual da mistura; quando atingida a temperatura de -78 ºC, o CO2 irá condensar, enquanto os demais componentes permanecerão no estado gasoso.
Questão 87

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A tabela a seguir apresenta, em porcentagem volume por volume, as concentrações típicas dos principais gases que compõem a atmosfera terrestre, assim como a temperatura de ebulição (Teb) a 1 atm das substâncias elencadas.



Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

Entre as substâncias apresentadas na tabela, o argônio é o de maior massa molar.
Questão 88

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A tabela a seguir apresenta, em porcentagem volume por volume, as concentrações típicas dos principais gases que compõem a atmosfera terrestre, assim como a temperatura de ebulição (Teb) a 1 atm das substâncias elencadas.



Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

O CO2, ao se dissolver na água, faz com que esta adquira propriedades ácidas, pois ácido carbônico é formado de acordo com a reação: CO2 (g) + H2O (l) = H2CO3 (aq).
Questão 89

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A energia do sol, vital para a vida na terra, tem sido apontada como uma importante fonte alternativa de energia que pode ser empregada para substituição dos combustíveis fósseis. A energia do sol é gerada pela reação de fusão entre átomos de hidrogênio, com a formação de átomos de hélio. Com relação a essas informações, julgue os próximos itens.
Um átomo neutro de hidrogênio possui um elétron, o qual, de acordo com o modelo atômico atual, gira em órbita elíptica em torno do núcleo do átomo.
Questão 90

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A energia do sol, vital para a vida na terra, tem sido apontada como uma importante fonte alternativa de energia que pode ser empregada para substituição dos combustíveis fósseis. A energia do sol é gerada pela reação de fusão entre átomos de hidrogênio, com a formação de átomos de hélio. Com relação a essas informações, julgue os próximos itens.
Um átomo de hélio com número de massa igual a quatro possui dois nêutrons em seu núcleo.
Questão 91

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A energia do sol, vital para a vida na terra, tem sido apontada como uma importante fonte alternativa de energia que pode ser empregada para substituição dos combustíveis fósseis. A energia do sol é gerada pela reação de fusão entre átomos de hidrogênio, com a formação de átomos de hélio. Com relação a essas informações, julgue os próximos itens.
Na fotossíntese, a energia solar é utilizada para ocasionar a decomposição da glicose em moléculas menores, que são mais energéticas e, assim, possibilitam o crescimento das plantas.
Questão 92

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A energia do sol, vital para a vida na terra, tem sido apontada como uma importante fonte alternativa de energia que pode ser empregada para substituição dos combustíveis fósseis. A energia do sol é gerada pela reação de fusão entre átomos de hidrogênio, com a formação de átomos de hélio. Com relação a essas informações, julgue os próximos itens.
A não uniformidade geográfica e sazonal da disponibilidade da energia solar no planeta e o elevado custo de instalação de painéis solares são fatores que têm dificultado uma maior participação da energia solar na matriz energética mundial.
Questão 93

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O balanço radioativo da Terra

O balanço radioativo é calculado a partir da diferença entre a quantidade de energia absorvida na forma de radiação solar e da quantidade de energia emitida para o espaço como radiação infravermelha. Regiões com valores negativos — altas latitudes — emitem para o espaço energia que foi absorvida pelas regiões com valores positivos. A energia é transmitida de um ponto a outro do planeta por meio da atmosfera e dos oceanos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A convecção é um dos mecanismos que permitem que a energia seja transmitida de um ponto a outro do planeta.
Questão 94

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O balanço radioativo da Terra

O balanço radioativo é calculado a partir da diferença entre a quantidade de energia absorvida na forma de radiação solar e da quantidade de energia emitida para o espaço como radiação infravermelha. Regiões com valores negativos — altas latitudes — emitem para o espaço energia que foi absorvida pelas regiões com valores positivos. A energia é transmitida de um ponto a outro do planeta por meio da atmosfera e dos oceanos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A troca de calor entre a atmosfera e o espaço se dá pela modalidade de transmissão de energia por condução.
Questão 95

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O balanço radioativo da Terra

O balanço radioativo é calculado a partir da diferença entre a quantidade de energia absorvida na forma de radiação solar e da quantidade de energia emitida para o espaço como radiação infravermelha. Regiões com valores negativos — altas latitudes — emitem para o espaço energia que foi absorvida pelas regiões com valores positivos. A energia é transmitida de um ponto a outro do planeta por meio da atmosfera e dos oceanos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Todas as ondas do espectro visível têm uma componente magnética e outra elétrica que são perpendiculares entre si e ao sentido de propagação.
Questão 96

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
O balanço radioativo da Terra

O balanço radioativo é calculado a partir da diferença entre a quantidade de energia absorvida na forma de radiação solar e da quantidade de energia emitida para o espaço como radiação infravermelha. Regiões com valores negativos — altas latitudes — emitem para o espaço energia que foi absorvida pelas regiões com valores positivos. A energia é transmitida de um ponto a outro do planeta por meio da atmosfera e dos oceanos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Nas camadas que estão abaixo da crosta terrestre, o decaimento radioativo pode providenciar parte da energia necessária aos mecanismos internos do planeta.
Questão 97

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
O balanço radioativo da Terra

O balanço radioativo é calculado a partir da diferença entre a quantidade de energia absorvida na forma de radiação solar e da quantidade de energia emitida para o espaço como radiação infravermelha. Regiões com valores negativos — altas latitudes — emitem para o espaço energia que foi absorvida pelas regiões com valores positivos. A energia é transmitida de um ponto a outro do planeta por meio da atmosfera e dos oceanos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A energia transportada por uma onda eletromagnética é inversamente proporcional à sua frequência.
Questão 98

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Fata Morgana

A Fata Morgana é um fenômeno ótico que pode ser visto quando ocorre uma inversão térmica descontínua no ar, geralmente próxima a oceanos. A combinação de camadas de ar de temperaturas diferentes produz miragens superiores e inferiores produzindo uma imagem irregular que às vezes aparenta estar bem acima do mar. Como a imagem formada é complexa, muitas vezes ela é descrita como muralhas ou castelos nas nuvens.



Considerando o texto anterior e os vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

As camadas de ar denso e frio apresentam menor índice de refração.
Questão 99

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
Fata Morgana

A Fata Morgana é um fenômeno ótico que pode ser visto quando ocorre uma inversão térmica descontínua no ar, geralmente próxima a oceanos. A combinação de camadas de ar de temperaturas diferentes produz miragens superiores e inferiores produzindo uma imagem irregular que às vezes aparenta estar bem acima do mar. Como a imagem formada é complexa, muitas vezes ela é descrita como muralhas ou castelos nas nuvens.



Considerando o texto anterior e os vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Todos os raios refratados pela passagem de um meio para outro devem estar no mesmo plano de seu respectivo raio incidente.
Questão 100

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Fata Morgana

A Fata Morgana é um fenômeno ótico que pode ser visto quando ocorre uma inversão térmica descontínua no ar, geralmente próxima a oceanos. A combinação de camadas de ar de temperaturas diferentes produz miragens superiores e inferiores produzindo uma imagem irregular que às vezes aparenta estar bem acima do mar. Como a imagem formada é complexa, muitas vezes ela é descrita como muralhas ou castelos nas nuvens.



Considerando o texto anterior e os vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Ao atravessar os diferentes meios, a frequência da onda muda em proporção direta aos índices de refração.
Questão 101

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
Fata Morgana

A Fata Morgana é um fenômeno ótico que pode ser visto quando ocorre uma inversão térmica descontínua no ar, geralmente próxima a oceanos. A combinação de camadas de ar de temperaturas diferentes produz miragens superiores e inferiores produzindo uma imagem irregular que às vezes aparenta estar bem acima do mar. Como a imagem formada é complexa, muitas vezes ela é descrita como muralhas ou castelos nas nuvens.



Considerando o texto anterior e os vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Para que uma miragem superior ocorra, o raio de luz deve incidir na camada de menor índice de refração a um ângulo superior ao ângulo limite.
Questão 102

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Óculos baratos e ajustáveis à vista para crianças pobres

Joshua Silver inventou seus óculos ajustáveis havia 20 anos, quando trabalhava como professor de física na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles funcionam preenchendo as duas lentes adaptáveis com gel de sílica, o que modifica a curvatura da lente e, dessa forma, altera seu grau. Para calibrar os óculos, é só olhar para uma tabela optométrica e ajustar os óculos manualmente.



A figura anterior ilustra um mesmo par de óculos em duas situações distintas. As lentes dos óculos são flexíveis e podem ser preenchidas com gel de sílica, cujo índice de refração n2 é igual ao do material das lentes. As lentes são sempre plano-convexas e ideais e se deformam pela injeção de gel, localizado em um pequeno reservatório. Na primeira situação, sem a introdução do gel, o raio de curvatura da lente é R1 e, na segunda situação, preenchida com gel, o raio de curvatura é igual a R2, com R1>R2. Em ambas as situações, as lentes se encontram submersas no ar em um meio com índice de refração n1< n2. Considerando as informações e a figura precedentes, julgue os próximos itens.

Pode-se considerar que a lente em questão tem raio infinito, dado que uma de suas faces é plana.
Questão 103

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Óculos baratos e ajustáveis à vista para crianças pobres

Joshua Silver inventou seus óculos ajustáveis havia 20 anos, quando trabalhava como professor de física na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles funcionam preenchendo as duas lentes adaptáveis com gel de sílica, o que modifica a curvatura da lente e, dessa forma, altera seu grau. Para calibrar os óculos, é só olhar para uma tabela optométrica e ajustar os óculos manualmente.



A figura anterior ilustra um mesmo par de óculos em duas situações distintas. As lentes dos óculos são flexíveis e podem ser preenchidas com gel de sílica, cujo índice de refração n2 é igual ao do material das lentes. As lentes são sempre plano-convexas e ideais e se deformam pela injeção de gel, localizado em um pequeno reservatório. Na primeira situação, sem a introdução do gel, o raio de curvatura da lente é R1 e, na segunda situação, preenchida com gel, o raio de curvatura é igual a R2, com R1>R2. Em ambas as situações, as lentes se encontram submersas no ar em um meio com índice de refração n1< n2. Considerando as informações e a figura precedentes, julgue os próximos itens.

A dioptria da lente será inversamente proporcional à quantidade de gel de sílica nas lentes.
Questão 104

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Óculos baratos e ajustáveis à vista para crianças pobres

Joshua Silver inventou seus óculos ajustáveis havia 20 anos, quando trabalhava como professor de física na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles funcionam preenchendo as duas lentes adaptáveis com gel de sílica, o que modifica a curvatura da lente e, dessa forma, altera seu grau. Para calibrar os óculos, é só olhar para uma tabela optométrica e ajustar os óculos manualmente.



A figura anterior ilustra um mesmo par de óculos em duas situações distintas. As lentes dos óculos são flexíveis e podem ser preenchidas com gel de sílica, cujo índice de refração n2 é igual ao do material das lentes. As lentes são sempre plano-convexas e ideais e se deformam pela injeção de gel, localizado em um pequeno reservatório. Na primeira situação, sem a introdução do gel, o raio de curvatura da lente é R1 e, na segunda situação, preenchida com gel, o raio de curvatura é igual a R2, com R1>R2. Em ambas as situações, as lentes se encontram submersas no ar em um meio com índice de refração n1< n2. Considerando as informações e a figura precedentes, julgue os próximos itens.

O desvio angular de um raio que atravessa o centro ótico da lente quando esta tiver raio de curvatura R1 será menor que quando tiver raio de curvatura R2.
Questão 105

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Óculos baratos e ajustáveis à vista para crianças pobres

Joshua Silver inventou seus óculos ajustáveis havia 20 anos, quando trabalhava como professor de física na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles funcionam preenchendo as duas lentes adaptáveis com gel de sílica, o que modifica a curvatura da lente e, dessa forma, altera seu grau. Para calibrar os óculos, é só olhar para uma tabela optométrica e ajustar os óculos manualmente.



A figura anterior ilustra um mesmo par de óculos em duas situações distintas. As lentes dos óculos são flexíveis e podem ser preenchidas com gel de sílica, cujo índice de refração n2 é igual ao do material das lentes. As lentes são sempre plano-convexas e ideais e se deformam pela injeção de gel, localizado em um pequeno reservatório. Na primeira situação, sem a introdução do gel, o raio de curvatura da lente é R1 e, na segunda situação, preenchida com gel, o raio de curvatura é igual a R2, com R1>R2. Em ambas as situações, as lentes se encontram submersas no ar em um meio com índice de refração n1< n2. Considerando as informações e a figura precedentes, julgue os próximos itens.

A disposição de lentes nos óculos como ilustrado é adequada para alunos que sejam míopes.
Questão 106

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
Óculos baratos e ajustáveis à vista para crianças pobres

Joshua Silver inventou seus óculos ajustáveis havia 20 anos, quando trabalhava como professor de física na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles funcionam preenchendo as duas lentes adaptáveis com gel de sílica, o que modifica a curvatura da lente e, dessa forma, altera seu grau. Para calibrar os óculos, é só olhar para uma tabela optométrica e ajustar os óculos manualmente.



A figura anterior ilustra um mesmo par de óculos em duas situações distintas. As lentes dos óculos são flexíveis e podem ser preenchidas com gel de sílica, cujo índice de refração n2 é igual ao do material das lentes. As lentes são sempre plano-convexas e ideais e se deformam pela injeção de gel, localizado em um pequeno reservatório. Na primeira situação, sem a introdução do gel, o raio de curvatura da lente é R1 e, na segunda situação, preenchida com gel, o raio de curvatura é igual a R2, com R1>R2. Em ambas as situações, as lentes se encontram submersas no ar em um meio com índice de refração n1< n2. Considerando as informações e a figura precedentes, julgue os próximos itens.

Se os óculos forem submersos em um meio com índice de refração maior que n2 , ocorrerá uma mudança na vergência das lentes.
Questão 107

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
Texto 3A5-I

Como atividade prévia a uma aula com alunos do 4.o ano do ensino fundamental a respeito de pontos cardeais e fenômenos cíclicos, uma professora solicitou que cada aluno escrevesse onde o Sol nascia e onde ele se punha, segundo as concepções de cada um deles. Um dos alunos apresentou a seguinte resposta: “o Sol nasce atrás da Praça de São Francisco e se põe atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora”.

Considerando o texto 3A5-I e os assuntos a ele correlatos, julgue os itens a seguir.

Não é recomendável discutir em sala de aula respostas como a apresentada pelo aluno, uma vez que o professor deve priorizar as explicações científicas, e não observações pessoais.
Questão 108

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Texto 3A5-I

Como atividade prévia a uma aula com alunos do 4.o ano do ensino fundamental a respeito de pontos cardeais e fenômenos cíclicos, uma professora solicitou que cada aluno escrevesse onde o Sol nascia e onde ele se punha, segundo as concepções de cada um deles. Um dos alunos apresentou a seguinte resposta: “o Sol nasce atrás da Praça de São Francisco e se põe atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora”.

Considerando o texto 3A5-I e os assuntos a ele correlatos, julgue os itens a seguir.

Se a resposta dada pelo aluno for condizente com as observações feitas por uma pessoa que esteja localizada entre a praça e a igreja mencionadas no texto, é correto afirmar que a igreja se encontra a oeste da praça.
Questão 109

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Texto 3A5-I

Como atividade prévia a uma aula com alunos do 4.o ano do ensino fundamental a respeito de pontos cardeais e fenômenos cíclicos, uma professora solicitou que cada aluno escrevesse onde o Sol nascia e onde ele se punha, segundo as concepções de cada um deles. Um dos alunos apresentou a seguinte resposta: “o Sol nasce atrás da Praça de São Francisco e se põe atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora”.

Considerando o texto 3A5-I e os assuntos a ele correlatos, julgue os itens a seguir.

A atividade mencionada é adequada na perspectiva de uma avaliação para a aprendizagem, que visa conhecer onde os alunos estão em um dado momento e as habilidades necessárias para possibilitar que progridam até onde devam chegar.
Questão 110

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A seguir, são apresentados elementos que compõem o plano da aula que se seguiu à atividade apresentada no texto 3A5-I.

Habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon) e compará-las com aquelas obtidas por meio de uma bússola.

Materiais necessários: vara de madeira, régua, esquadro, giz, barbante e bússola.

Local: pátio a céu aberto na escola.

Horário: 8 h às 10 h (1.º momento); e 16 h às 18 h (2.º e 3.º momentos).

Organização dos alunos: grupos pequenos (3 a 4 alunos).

Descrição da atividade:

1.º momento – cada grupo recebe uma vara de madeira, régua, esquadro, barbante e giz e, sob orientação do professor, fixa a vara perpendicularmente ao solo, marca com o giz a posição da sombra da vara sobre o piso e, fixando o barbante na base da vara, desenha um círculo cujo raio é o tamanho da sombra;
2.º momento – cada grupo marca a posição da sombra naquele instante e tenta identificar a posição dos pontos cardeais;
3.º momento – uma bússola é entregue a cada grupo para que eles comparem suas marcações com as medições na bússola.

Considerando as informações apresentadas e os aspectos a ela relacionados, julgue os itens que se seguem.

As habilidades presentes no planejamento correspondem àquelas previstas para o 4.º ano do ensino fundamental na BNCC.
Questão 111

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A seguir, são apresentados elementos que compõem o plano da aula que se seguiu à atividade apresentada no texto 3A5-I.

Habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon) e compará-las com aquelas obtidas por meio de uma bússola.

Materiais necessários: vara de madeira, régua, esquadro, giz, barbante e bússola.

Local: pátio a céu aberto na escola.

Horário: 8 h às 10 h (1.º momento); e 16 h às 18 h (2.º e 3.º momentos).

Organização dos alunos: grupos pequenos (3 a 4 alunos).

Descrição da atividade:

1.º momento – cada grupo recebe uma vara de madeira, régua, esquadro, barbante e giz e, sob orientação do professor, fixa a vara perpendicularmente ao solo, marca com o giz a posição da sombra da vara sobre o piso e, fixando o barbante na base da vara, desenha um círculo cujo raio é o tamanho da sombra;
2.º momento – cada grupo marca a posição da sombra naquele instante e tenta identificar a posição dos pontos cardeais;
3.º momento – uma bússola é entregue a cada grupo para que eles comparem suas marcações com as medições na bússola.

Considerando as informações apresentadas e os aspectos a ela relacionados, julgue os itens que se seguem.

O primeiro momento da aula pode ser classificado como trabalho por grupos temáticos, que é caracterizado pela independência dos grupos para realização de tarefas diversas.
Questão 112

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A figura a seguir indica as marcações feitas por um grupo de alunos ao final do 1.º momento da atividade descrita no plano de aula proposto para o texto 3A5-I.



Com base nas informações apresentadas, julgue os itens subsecutivos.

Na figura, o ponto A indica, aproximadamente, o sentido leste.
Questão 113

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A figura a seguir indica as marcações feitas por um grupo de alunos ao final do 1.º momento da atividade descrita no plano de aula proposto para o texto 3A5-I.



Com base nas informações apresentadas, julgue os itens subsecutivos.

O eixo inclinado de rotação da Terra em relação à sua órbita ao redor do Sol não influi na sombra projetada, independentemente do local de realização do experimento.
Questão 114

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Acerca dos desafios relacionados à educação ambiental e às condições de sobrevivência das diversas espécies da Terra, julgue os próximos itens.
O nitrogênio, após ser absorvido por certas bactérias a partir do gás nitrogênio atmosférico, se torna fundamental à vida de diversos seres vivos.
Questão 115

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Acerca dos desafios relacionados à educação ambiental e às condições de sobrevivência das diversas espécies da Terra, julgue os próximos itens.
A educação ambiental deve promover a consciência de que o crescimento econômico é contrário à sustentabilidade.
Questão 116

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Acerca dos desafios relacionados à educação ambiental e às condições de sobrevivência das diversas espécies da Terra, julgue os próximos itens.
As iniciativas de educação ambiental não devem ser exclusivas do poder público, mas podem se estender às empresas por meio de cursos de educação ambiental.
Questão 117

Pref. de São Cristóvão/SE 2019 - CESPE - Professor de Educação Básica - Ciências
Acerca dos desafios relacionados à educação ambiental e às condições de sobrevivência das diversas espécies da Terra, julgue os próximos itens.
O Brasil é pioneiro entre os países da América Latina de ter desenvolvido uma política nacional específica para a educação ambiental, no entanto, esta não contemplou a educação não formal.
Questão 118

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A respeito do Projeto Genoma, julgue os itens a seguir.
Os objetivos originais desse projeto incluíam construir um mapa físico detalhado de todo o genoma humano.
Questão 119

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A respeito do Projeto Genoma, julgue os itens a seguir.
As tarefas de sequenciamento ficaram concentradas em instituições americanas e seus resultados foram publicados quase uma década após as primeiras sequências serem desveladas.
Questão 120

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A respeito do Projeto Genoma, julgue os itens a seguir.
O referido projeto revelou a existência de grande quantidade de sequências repetidas de DNA no genoma humano.


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