×
Professor - Matemática Professor - Química
×

IF/PA 2018

Professor - Informática

Questão 1

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
1
André Bernardo
 
[...]
 
O uso obsessivo de mídias sociais começa a ser associado a males físicos, como ganho
 
de peso e problemas de coluna, e transtornos mentais, caso de ansiedade e depressão.
5
Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de
 
Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária. Dos 353 estudantes
 
que responderam a um questionário on-line sobre o tempo gasto nas redes e em exercícios
 
físicos, 65% admitiram que não praticam tanto esporte quanto gostariam. “Se você está boa
 
parte do dia nas mídias sociais, pode ter certeza de que outras atividades serão negligenciadas.
10
No futuro, o preço a pagar será alto: obesidade, diabete e doenças cardiovasculares”, avisa a
 
psicóloga e coordenadora do trabalho Wendy Cousins.
 
Os prejuízos de levar uma rotina exageradamente on-line são até mais imediatos na
 
saúde mental. Quanto mais tempo ficamos conectados, maior o risco de desenvolver sintomas
 
de depressão, constata um experimento da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
15
Para chegar a tal conclusão, a equipe do médico Brian Primack monitorou a vida digital de
 
1..800 internautas, entre homens e mulheres de 19 a 32 anos.
 
Em média, os voluntários gastavam 61 minutos por dia e acessavam as redes 30 vezes
 
por semana. Entre o grupo que apresentou maior quantidade de acessos semanais, a
 
probabilidade de sentir-se deprimido era três vezes maior. “As pessoas que passam muito
20
tempo nas mídias sociais tendem a ser mais ansiosas e depressivas. Por ora não dá para
 
estabelecer uma relação de causa e efeito, mas é preciso refletir: é o internauta quem usa as
 
redes sociais ou são as redes sociais que usam os internautas?”, provoca Primack.
 
Quando a moderação sai de cena e as plataformas digitais são mal usadas, a vida
 
escolar (e, mais tarde, a profissional) paga o pato. Jovens de 12 a 15 anos estão penando com
25
o cansaço em sala de aula, de acordo com um estudo britânico com 900 estudantes. A
 
investigação descobriu que um em cada cinco acorda durante a noite para checar e responder
 
mensagens. No dia seguinte, adeus foco e atenção à lousa e aos livros. “Ainda não sabemos se
 
os adolescentes acessam as redes sociais porque estão sem sono ou se perdem o sono por
 
causa delas. Na dúvida, recomendo aos pais que, na hora de dormir, retirem tablets e
30
smartphones de seus quartos”, diz a educadora Sally Power, da Universidade de Cardiff, no
 
País de Gales.
 
A psicóloga Ana Luiza Mano, professora da Pontifícia Universidade Católica de São
 
Paulo, explica que não existe idade ideal para os pais comprarem celular para os filhos ou
 
liberarem seu acesso a algumas redes. Mas ressalva que as crianças tendem a seguir o modelo
35
que têm em casa. “Cabe aos pais orientá-las sobre a melhor maneira e a frequência certa de
 
utilização das mídias sociais”, propõe.
 
[...]
Disponível em https://saude.abril.com.br/bem-estar/navegue-nas-redes-sociais-sem-botar-a-saude-em-risco/ Texto adaptado
De acordo com o texto, o equilíbrio no uso das mídias digitais pelos adolescentes depende

Questão 2

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
1
André Bernardo
 
[...]
 
O uso obsessivo de mídias sociais começa a ser associado a males físicos, como ganho
 
de peso e problemas de coluna, e transtornos mentais, caso de ansiedade e depressão.
5
Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de
 
Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária. Dos 353 estudantes
 
que responderam a um questionário on-line sobre o tempo gasto nas redes e em exercícios
 
físicos, 65% admitiram que não praticam tanto esporte quanto gostariam. “Se você está boa
 
parte do dia nas mídias sociais, pode ter certeza de que outras atividades serão negligenciadas.
10
No futuro, o preço a pagar será alto: obesidade, diabete e doenças cardiovasculares”, avisa a
 
psicóloga e coordenadora do trabalho Wendy Cousins.
 
Os prejuízos de levar uma rotina exageradamente on-line são até mais imediatos na
 
saúde mental. Quanto mais tempo ficamos conectados, maior o risco de desenvolver sintomas
 
de depressão, constata um experimento da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
15
Para chegar a tal conclusão, a equipe do médico Brian Primack monitorou a vida digital de
 
1..800 internautas, entre homens e mulheres de 19 a 32 anos.
 
Em média, os voluntários gastavam 61 minutos por dia e acessavam as redes 30 vezes
 
por semana. Entre o grupo que apresentou maior quantidade de acessos semanais, a
 
probabilidade de sentir-se deprimido era três vezes maior. “As pessoas que passam muito
20
tempo nas mídias sociais tendem a ser mais ansiosas e depressivas. Por ora não dá para
 
estabelecer uma relação de causa e efeito, mas é preciso refletir: é o internauta quem usa as
 
redes sociais ou são as redes sociais que usam os internautas?”, provoca Primack.
 
Quando a moderação sai de cena e as plataformas digitais são mal usadas, a vida
 
escolar (e, mais tarde, a profissional) paga o pato. Jovens de 12 a 15 anos estão penando com
25
o cansaço em sala de aula, de acordo com um estudo britânico com 900 estudantes. A
 
investigação descobriu que um em cada cinco acorda durante a noite para checar e responder
 
mensagens. No dia seguinte, adeus foco e atenção à lousa e aos livros. “Ainda não sabemos se
 
os adolescentes acessam as redes sociais porque estão sem sono ou se perdem o sono por
 
causa delas. Na dúvida, recomendo aos pais que, na hora de dormir, retirem tablets e
30
smartphones de seus quartos”, diz a educadora Sally Power, da Universidade de Cardiff, no
 
País de Gales.
 
A psicóloga Ana Luiza Mano, professora da Pontifícia Universidade Católica de São
 
Paulo, explica que não existe idade ideal para os pais comprarem celular para os filhos ou
 
liberarem seu acesso a algumas redes. Mas ressalva que as crianças tendem a seguir o modelo
35
que têm em casa. “Cabe aos pais orientá-las sobre a melhor maneira e a frequência certa de
 
utilização das mídias sociais”, propõe.
 
[...]
Disponível em https://saude.abril.com.br/bem-estar/navegue-nas-redes-sociais-sem-botar-a-saude-em-risco/ Texto adaptado
Sem alterar o sentido do enunciado, em Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária (linhas 3 e 4), a forma verbal patrocina poderia ser substituída por

Questão 3

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
1
André Bernardo
 
[...]
 
O uso obsessivo de mídias sociais começa a ser associado a males físicos, como ganho
 
de peso e problemas de coluna, e transtornos mentais, caso de ansiedade e depressão.
5
Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de
 
Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária. Dos 353 estudantes
 
que responderam a um questionário on-line sobre o tempo gasto nas redes e em exercícios
 
físicos, 65% admitiram que não praticam tanto esporte quanto gostariam. “Se você está boa
 
parte do dia nas mídias sociais, pode ter certeza de que outras atividades serão negligenciadas.
10
No futuro, o preço a pagar será alto: obesidade, diabete e doenças cardiovasculares”, avisa a
 
psicóloga e coordenadora do trabalho Wendy Cousins.
 
Os prejuízos de levar uma rotina exageradamente on-line são até mais imediatos na
 
saúde mental. Quanto mais tempo ficamos conectados, maior o risco de desenvolver sintomas
 
de depressão, constata um experimento da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
15
Para chegar a tal conclusão, a equipe do médico Brian Primack monitorou a vida digital de
 
1..800 internautas, entre homens e mulheres de 19 a 32 anos.
 
Em média, os voluntários gastavam 61 minutos por dia e acessavam as redes 30 vezes
 
por semana. Entre o grupo que apresentou maior quantidade de acessos semanais, a
 
probabilidade de sentir-se deprimido era três vezes maior. “As pessoas que passam muito
20
tempo nas mídias sociais tendem a ser mais ansiosas e depressivas. Por ora não dá para
 
estabelecer uma relação de causa e efeito, mas é preciso refletir: é o internauta quem usa as
 
redes sociais ou são as redes sociais que usam os internautas?”, provoca Primack.
 
Quando a moderação sai de cena e as plataformas digitais são mal usadas, a vida
 
escolar (e, mais tarde, a profissional) paga o pato. Jovens de 12 a 15 anos estão penando com
25
o cansaço em sala de aula, de acordo com um estudo britânico com 900 estudantes. A
 
investigação descobriu que um em cada cinco acorda durante a noite para checar e responder
 
mensagens. No dia seguinte, adeus foco e atenção à lousa e aos livros. “Ainda não sabemos se
 
os adolescentes acessam as redes sociais porque estão sem sono ou se perdem o sono por
 
causa delas. Na dúvida, recomendo aos pais que, na hora de dormir, retirem tablets e
30
smartphones de seus quartos”, diz a educadora Sally Power, da Universidade de Cardiff, no
 
País de Gales.
 
A psicóloga Ana Luiza Mano, professora da Pontifícia Universidade Católica de São
 
Paulo, explica que não existe idade ideal para os pais comprarem celular para os filhos ou
 
liberarem seu acesso a algumas redes. Mas ressalva que as crianças tendem a seguir o modelo
35
que têm em casa. “Cabe aos pais orientá-las sobre a melhor maneira e a frequência certa de
 
utilização das mídias sociais”, propõe.
 
[...]
Disponível em https://saude.abril.com.br/bem-estar/navegue-nas-redes-sociais-sem-botar-a-saude-em-risco/ Texto adaptado
A regência verbal culta NÃO foi observada em

(linhas 15 e 16)

Questão 4

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
1
André Bernardo
 
[...]
 
O uso obsessivo de mídias sociais começa a ser associado a males físicos, como ganho
 
de peso e problemas de coluna, e transtornos mentais, caso de ansiedade e depressão.
5
Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de
 
Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária. Dos 353 estudantes
 
que responderam a um questionário on-line sobre o tempo gasto nas redes e em exercícios
 
físicos, 65% admitiram que não praticam tanto esporte quanto gostariam. “Se você está boa
 
parte do dia nas mídias sociais, pode ter certeza de que outras atividades serão negligenciadas.
10
No futuro, o preço a pagar será alto: obesidade, diabete e doenças cardiovasculares”, avisa a
 
psicóloga e coordenadora do trabalho Wendy Cousins.
 
Os prejuízos de levar uma rotina exageradamente on-line são até mais imediatos na
 
saúde mental. Quanto mais tempo ficamos conectados, maior o risco de desenvolver sintomas
 
de depressão, constata um experimento da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
15
Para chegar a tal conclusão, a equipe do médico Brian Primack monitorou a vida digital de
 
1..800 internautas, entre homens e mulheres de 19 a 32 anos.
 
Em média, os voluntários gastavam 61 minutos por dia e acessavam as redes 30 vezes
 
por semana. Entre o grupo que apresentou maior quantidade de acessos semanais, a
 
probabilidade de sentir-se deprimido era três vezes maior. “As pessoas que passam muito
20
tempo nas mídias sociais tendem a ser mais ansiosas e depressivas. Por ora não dá para
 
estabelecer uma relação de causa e efeito, mas é preciso refletir: é o internauta quem usa as
 
redes sociais ou são as redes sociais que usam os internautas?”, provoca Primack.
 
Quando a moderação sai de cena e as plataformas digitais são mal usadas, a vida
 
escolar (e, mais tarde, a profissional) paga o pato. Jovens de 12 a 15 anos estão penando com
25
o cansaço em sala de aula, de acordo com um estudo britânico com 900 estudantes. A
 
investigação descobriu que um em cada cinco acorda durante a noite para checar e responder
 
mensagens. No dia seguinte, adeus foco e atenção à lousa e aos livros. “Ainda não sabemos se
 
os adolescentes acessam as redes sociais porque estão sem sono ou se perdem o sono por
 
causa delas. Na dúvida, recomendo aos pais que, na hora de dormir, retirem tablets e
30
smartphones de seus quartos”, diz a educadora Sally Power, da Universidade de Cardiff, no
 
País de Gales.
 
A psicóloga Ana Luiza Mano, professora da Pontifícia Universidade Católica de São
 
Paulo, explica que não existe idade ideal para os pais comprarem celular para os filhos ou
 
liberarem seu acesso a algumas redes. Mas ressalva que as crianças tendem a seguir o modelo
35
que têm em casa. “Cabe aos pais orientá-las sobre a melhor maneira e a frequência certa de
 
utilização das mídias sociais”, propõe.
 
[...]
Disponível em https://saude.abril.com.br/bem-estar/navegue-nas-redes-sociais-sem-botar-a-saude-em-risco/ Texto adaptado
Contém expressão própria da linguagem informal o trecho

Questão 5

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
1
André Bernardo
 
[...]
 
O uso obsessivo de mídias sociais começa a ser associado a males físicos, como ganho
 
de peso e problemas de coluna, e transtornos mentais, caso de ansiedade e depressão.
5
Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de
 
Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária. Dos 353 estudantes
 
que responderam a um questionário on-line sobre o tempo gasto nas redes e em exercícios
 
físicos, 65% admitiram que não praticam tanto esporte quanto gostariam. “Se você está boa
 
parte do dia nas mídias sociais, pode ter certeza de que outras atividades serão negligenciadas.
10
No futuro, o preço a pagar será alto: obesidade, diabete e doenças cardiovasculares”, avisa a
 
psicóloga e coordenadora do trabalho Wendy Cousins.
 
Os prejuízos de levar uma rotina exageradamente on-line são até mais imediatos na
 
saúde mental. Quanto mais tempo ficamos conectados, maior o risco de desenvolver sintomas
 
de depressão, constata um experimento da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
15
Para chegar a tal conclusão, a equipe do médico Brian Primack monitorou a vida digital de
 
1..800 internautas, entre homens e mulheres de 19 a 32 anos.
 
Em média, os voluntários gastavam 61 minutos por dia e acessavam as redes 30 vezes
 
por semana. Entre o grupo que apresentou maior quantidade de acessos semanais, a
 
probabilidade de sentir-se deprimido era três vezes maior. “As pessoas que passam muito
20
tempo nas mídias sociais tendem a ser mais ansiosas e depressivas. Por ora não dá para
 
estabelecer uma relação de causa e efeito, mas é preciso refletir: é o internauta quem usa as
 
redes sociais ou são as redes sociais que usam os internautas?”, provoca Primack.
 
Quando a moderação sai de cena e as plataformas digitais são mal usadas, a vida
 
escolar (e, mais tarde, a profissional) paga o pato. Jovens de 12 a 15 anos estão penando com
25
o cansaço em sala de aula, de acordo com um estudo britânico com 900 estudantes. A
 
investigação descobriu que um em cada cinco acorda durante a noite para checar e responder
 
mensagens. No dia seguinte, adeus foco e atenção à lousa e aos livros. “Ainda não sabemos se
 
os adolescentes acessam as redes sociais porque estão sem sono ou se perdem o sono por
 
causa delas. Na dúvida, recomendo aos pais que, na hora de dormir, retirem tablets e
30
smartphones de seus quartos”, diz a educadora Sally Power, da Universidade de Cardiff, no
 
País de Gales.
 
A psicóloga Ana Luiza Mano, professora da Pontifícia Universidade Católica de São
 
Paulo, explica que não existe idade ideal para os pais comprarem celular para os filhos ou
 
liberarem seu acesso a algumas redes. Mas ressalva que as crianças tendem a seguir o modelo
35
que têm em casa. “Cabe aos pais orientá-las sobre a melhor maneira e a frequência certa de
 
utilização das mídias sociais”, propõe.
 
[...]
Disponível em https://saude.abril.com.br/bem-estar/navegue-nas-redes-sociais-sem-botar-a-saude-em-risco/ Texto adaptado
O referente do elemento coesivo grifado NÃO está corretamente indicado em

Questão 6

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Segundo o regime jurídico dos servidores públicos civil da União, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, ao entrar em exercício, ficará sujeito a estágio probatório, quando será observado, entre outros, o seguinte fator:

Questão 7

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Uma das regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é a de que

Questão 8

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
De acordo com a Lei nº 12.772/2012, além de outros fatores, a avaliação especial de desempenho do docente em estágio probatório nas Instituições Federais de Ensino deverá considerar a(o)

Questão 9

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
A atual Constituição Federal prevê o estabelecimento de um plano nacional de educação, cujas ações integradas devem conduzir à

Questão 10

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática

» Esta questão foi anulada pela banca.
No que tange à organização da educação nacional, é correto afirmar que

Questão 11

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Nos termos da Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, um dos princípios da formação técnico-profissional é

Questão 12

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
De acordo com a Lei nº 11.892/2008, uma das finalidades dos Institutos Federais é

Questão 13

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Com base no Decreto nº 5.626/2005, para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso à comunicação, à informação e a outras atividades, as instituições federais de ensino devem promover formação de professores para o (a)

Questão 14

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Um dos objetivos do atendimento educacional especializado é

Questão 15

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Com base na lei nº 10.639/2003, o calendário escolar inclui o “Dia Nacional da Consciência Negra”, que é comemorado em

Questão 16

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre os pacotes do Sistema Operacional (SO) Debian 9.5, é correto afirmar que

Questão 17

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
O diskpart é um utilitário que está presente em várias distribuições do Sistema Operacional Windows. Esse utilitário é utilizado para gerenciar partições de disco. No utilitário instalado no Windows 10., as seguintes ações são possíveis:

I. mudar o tipo de partição;
II. limpar toda a informação de configuração do disco;
III. mudar o foco para determinado objeto;
IV. recuperar detalhes (como espaço livre em uma partição) de um objeto.

Essas ações são realizadas respectivamente pelos seguintes comandos:

Questão 18

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre a segurança em sistemas Linux, considere as seguintes afirmativas:

I. A presença de utilitários de desenvolvimento, tais como ferramentas de execução de scripts, não ajuda o atacante a comprometer o sistema operacional.
II. É uma boa prática alterar a permissão do diretório /usr para somente leitura, alterando configurações no gerenciador de pacotes para permitir eventuais mudanças de forma automática.
III. Senhas de usuário são um ponto vulnerável em um sistema, logo é necessária uma política de troca/gerenciamento de senhas por parte do administrador.

É correto afirmar que

Questão 19

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre aspectos de segurança no Sistema Operacional Windows 10 é correto afirmar que

Questão 20

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Considere as seguintes afirmativas sobre buffers em sistemas operacionais.

I. Um dispositivo pode iniciar uma nova gravação enquanto o processador manipula os dados do buffer.
II. O objetivo principal do buffer é desocupar o processador e os dispositivos de processamentos extras.
III. O cache é um tipo de buffer para instruções que são utilizadas com maior frequência pelo processador.
IV. O buffer não é utilizado para operações de leitura em função de não haver controle sobre o ponteiro da fila de instruções.

Considerando-se V para verdadeiro e F para falso, o julgamento correto das afirmativas é

Questão 21

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre gerência de memória em sistemas operacionais, considere a seguinte descrição:

É a técnica de gerenciamento de memória usada pelo sistema operacional para diminuir o tempo ocioso do processador, movendo alguns processos bloqueados da memória principal para a memória secundária.

A descrição acima é referente ao conceito de

Questão 22

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre o protocolo DNS no modelo TCP/IP, é correto afirmar que

Questão 23

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre a arquitetura TCP/IP e o modelo OSI, é correto afirmar que

Questão 24

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Considere a seguinte representação:



O protocolo que está representado acima é

Questão 25

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre o protocolo ATM, é correto afirmar que

Questão 26

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre arquitetura de computadores,

Questão 27

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Analise as seguintes afirmativas sobre ambientes virtuais de aprendizagem.

I. Os ambientes virtuais de aprendizagem são sistemas fechados desenvolvidos por empresas e precisam ser adquiridos por meio de planos com assinaturas semestrais, anuais ou bianuais.
II. Para o professor organizar os materiais de sua disciplina no ambiente virtual de aprendizagem, ele precisa de conhecimentos técnicos sobre como programar em diversas linguagens de programação, como C++ e Java.
III. Um ambiente virtual de aprendizagem é um sistema que proporciona a organização e distribuição de conteúdo diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral com objetivo de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem.

É correto afirmar que a(s) afirmativa(s)

Questão 28

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
São exemplos de ambiente virtual de aprendizagem, portal de informação e biblioteca virtual, respectivamente,

Questão 29

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
A Google oferece um serviço gratuito que permite o controle de turmas com várias ferramentas de um ambiente virtual de aprendizagem. O nome desse serviço é

Questão 30

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Analise as seguintes afirmativas sobre a linguagem de programação PHP.

I. Pode ser utilizada programação estruturada ou programação orientada a objeto, ou ainda uma mistura das duas formas de programação.
II. Tem recursos úteis para processamento de texto, incluindo expressões regulares.
III. Tem suporte para comunicação com serviços, utilizando protocolos como LDAP, IMAP, SNMP, NNTP, POP3 e HTTP.

É correto afirmar que

Questão 31

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Analise o código a seguir.



Sobre esse código, é correto afirmar que

Questão 32

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Analise as seguintes afirmativas sobre estruturas de dados: listas, filas e pilhas.

I. Em uma lista linear em alocação sequencial, cada nó é formado por campos que armazenam características distintas dos elementos da lista. Cada nó da lista pode possuir um identificador denominado chave, que deve ser único na lista para evitar ambiguidades.
II. A fila é um caso particular de listas onde as inserções e as remoções são realizadas apenas em uma das extremidades da lista.
III. A pilha é um caso particular de listas onde as inserções são realizadas em uma extremidade e as remoções na outra extremidade da lista.

É correto afirmar que a(s) afirmativa(s)

Questão 33

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Usando o modelo ____________, o sistema é desenvolvido em ciclos, sendo que os primeiros ciclos podem não conter todas as atividades. O produto resultante de um primeiro ciclo pode ser uma especificação do produto ou um estudo de viabilidade. Os ciclos subsequentes podem ser protótipos, chegando progressivamente a versões operacionais do software, até se obter o produto completo. Modelos podem ser úteis para ajudar a levantar e validar requisitos, mas pode ocorrer de os clientes e usuários só terem uma verdadeira dimensão do que está sendo construído se forem colocados diante do sistema. Nestes casos, o uso da __________________ é fundamental.

As expressões que completam corretamente os espaços em branco, respectivamente, são

Questão 34

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sejam [3, 1, 2, 7, 5, 4, 6], [3, 1, 2, 6, 4, 5, 7] e [4, 2, 1, 3, 6, 5, 7] as sequências produzidas pelo percurso em pré-ordem das árvores binárias de busca T1, T2 e T3, respectivamente, é correto afirmar que é(são) árvore(s) balanceada(s) do tipo AVL (Adelson-Velski e Landis)

Questão 35

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre as árvores balanceadas do tipo vermelho-preto, é correto afirmar que

Questão 36

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Considere uma árvore Patricia construída para armazenar as seguintes chaves: A = 011001; B = 11.0010; C = 100101; D = 001011; E = 011010; F = 110101. A altura da árvore Patricia resultante, considerando-se sua raiz no nível zero, é

Questão 37

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Considere que a máquina X possui uma frequência baseada em processador de 800 MHz. Portanto, a máquina X possui um tempo de ciclo de clock de

Questão 38

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Considere que em uma tabela de dispersão (ou tabela hash) de comprimento m = 9, inicialmente vazia, que usa endereçamento aberto, técnica de tentativa linear para resolver colisões e função de dispersão h(k) = k mod m, onde k é a chave a ser inserida, foram inseridas as seguintes chaves: 3, 14, 15., 81, 65, 19, 35, 40 e 50 (nesta ordem). A tabela de dispersão após estas inserções é

Questão 39

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Considere os grafos I e II mostrados abaixo.



É correto afirmar que

Questão 40

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
O valor em binário, usando 8 bits do decimal -6 na representação complemento de 2, é

Questão 41

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Em um sistema de computação, o modo mais simples de uma instrução especificar um operando é a parte da instrução referente ao endereço conter o operando de fato em vez de um endereço que descreva onde ele está. Ou seja, o operando é automaticamente buscado na memória, ao mesmo tempo que a própria instrução. Esse modo de endereçamento é denominado

Questão 42

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Considere o circuito digital abaixo.



É correto afirmar que

Questão 43

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
As técnicas de criptografia são importantes para manter a segurança na transmissão de informações via rede de computadores. São exemplos de técnicas de criptografia de chave assimétrica

Questão 44

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre o protocolo TLS, é correto afirmar que

Questão 45

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Analise as afirmações sobre o protocolo IPSec.

I. O modo de tunelamento encapsula todo o pacote IP de forma criptografada em outro pacote IP.
II. O modo de transporte encapsula somente o conteúdo do pacote IP de forma criptografada, deixando seu cabeçalho sem criptografia.
III. O cabeçalho de autenticação (AH) provê autenticação, confidencialidade e integridade.

É correto afirmar que

Questão 46

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Analise as afirmações sobre o certificado digital.

I. Utiliza o modelo de teia de confiança, uma vez que o certificado deve ser assinado por uma autoridade certificadora de forma hierárquica.
II. Utiliza técnicas de criptografia simétrica para garantir a identificação de uma entidade, por isso a chave privada deve ser mantida em sigilo.
III. O certificado digital contém uma chave pública que é par da chave privada e que deve ser mantida em sigilo pela entidade que possui o certificado.

É correto afirmar que

Questão 47

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Avalie as afirmações sobre a linguagem de programação Javascript.

I. Foi introduzida a utilização de classes a partir do ECMAScript 2015 para simplificar a utilização e manutenção de heranças baseadas no “prototype”. Porém, este recurso é apenas um embelezamento de código, uma vez que tudo ocorre dinamicamente e as classes na verdade são objetos.
II. Os objetos em Javascript são mutáveis, significa que mesmo depois de instanciados estes podem ter novas propriedades e métodos, independente dos outros objetos instanciados pelo mesmo construtor.
III. Javascript possui tipos primitivos fracamente tipados e dinamicamente tipados, sendo estes declarados com a palavra reservada “var”. Uma vez declarados com “var”, a variável tem validade dentro do escopo que foi declarado, por exemplo, se declarado dentro de uma estrutura de decisão, não será válido sua utilização fora desse escopo.

É correto afirmar que

Questão 48

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Analise as afirmações sobre as linguagens de programação.

I. O mecanismo de herança em Java ocorre em tempo de compilação, ou seja, todo reaproveitamento de código realizado por herança é imutável em tempo de execução.
II. A linguagem C++ possui herança múltipla, Java possui somente herança simples para classes concretas e abstratas, mas possui herança múltipla para a “interface”, já Javascript não possui herança como funcionalidade nativa.
III. C++ é uma linguagem compilada, Java é compilada para uma linguagem de máquina intermediária chamada de bytecodes, sendo esta interpretada e Javascript é interpretada.

É correto afirmar que

Questão 49

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Observe o gráfico de codificação a seguir.



A correlação correta entre o gráfico de codificação com o método de codificação em transmissão digital é

Questão 50

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática

» Esta questão foi anulada pela banca.
Analise as afirmações sobre o sistema operacional Linux.

I. O utilitário wget é utilizado para fazer transferências do tipo download via HTTP do tipo GET, porém não funciona com o protocolo FTP.
II. O APT é um sistema de gerenciamento de pacotes utilizado principalmente em distribuições baseadas no Debian, já o YUM oferece um serviço semelhante para as distribuições baseadas no Fedora.
III. As interfaces virtuais de rede são configuradas com o comando ipconfig, em distribuições SUSE e o YaST pode ser utilizado para essa tarefa.

É correto afirmar que

Questão 51

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre os conceitos de banco de dados, é correto afirmar que

Questão 52

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Considere a execução dos códigos Java abaixo.



A saída correta é

Questão 53

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
O modelo de desenvolvimento de software em cascata, também conhecido como ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sistemática e sequencial para o desenvolvimento de softwares que começa com a especificação dos requisitos e termina na manutenção do software acabado. Nos últimos anos, este modelo de ciclo de desenvolvimento vem sofrendo várias críticas quanto a sua eficácia.
Assim, é correto afirmar que um dos possíveis problemas do ciclo de vida clássico é

Questão 54

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
O SCRUM é um modelo ágil de processo que foi desenvolvido por Jeff Sutherland e por sua equipe no inicio da década de 1990. Sobre os princípios do método de desenvolvimento SCRUM, que são consistentes com o manifesto ágil, julgue as seguintes afirmativas.

I. Pequenas equipes de trabalho são organizadas de modo a maximizar a comunicação, minimizar a supervisão e maximizar o compartilhamento de conhecimento tácito informal.
II. O processo precisa ser adaptável tanto a modificações técnicas quanto a negócios para garantir que o melhor produto possível seja produzido.
III. Testes e documentação constantes são realizados à medida que o produto é construído.

É correto afirmar que

Questão 55

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática

» Esta questão foi anulada pela banca.
Considere o banco de dados relacional abaixo, no qual as chaves primárias estão sublinhadas

empregado (nome_pessoa, endereco, cidade)
trabalha (nome_pessoa,nome_empresa,salario)
empresa (nome_empresa,cidade)
gerencia (nome_pessoa, nome_gerente)

Uma expressão da álgebra relacional que retorna o nome de todos os funcionários que moram na mesma cidade e na mesma rua, bem como seu(s) gerente(s) é

Questão 56

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Em relação ao modelo entidade-relacionamento, analise as afirmativas abaixo.

I. Uma chave estrangeira é um campo, que faz referência para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela.
II. Especialização é uma abstração em que os conjuntos de relacionamentos são tratados como conjuntos de entidades de nível superior e podem participar de relacionamentos.
III. No relacionamento 1-para-N (um-para-muitos), a chave estrangeira situa-se na entidade de cardinalidade muitos.
IV. Relacionamentos N-para-M (muitos-para-muitos) são mapeados em relações extras contendo uma chave primária criada artificialmente e as chaves primárias das relações envolvidas.

É correto afirmar que as afirmativas

Questão 57

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Os sistemas de banco de dados implementam restrições de integridade que podem ser testadas com o mínimo de sobrecarga. São exemplos de categorias de restrições de integridade:

Questão 58

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Sobre a modelagem de dados em um banco de dados, analise as afirmativas abaixo.

I. Um modelo de dados oferece uma maneira de descrever o projeto de um banco de dados no nível físico, lógico e de controle.
II. O modelo relacional é um exemplo de modelo baseado em registros, no qual o banco de dados é estruturado em registros de formato variável.
III. Um modelo de dados orientado a objetos é uma extensão do modelo entidade-relacionamento com noções de encapsulamento, métodos e identidade do objeto.
IV. No modelo conceitual, o banco de dados é descrito de forma independente de implementação.

Está correto o que consta APENAS em:

Questão 59

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
Em segurança computacional e programação, o ataque que explora a falta de tratamento dos dados de uma entrada do sistema tentando injetar strings maiores que as permitidas no intuito de invadir outras áreas de memória é o

Questão 60

IF/PA 2018 - FADESP - Professor - Informática
O princípio fundamental é que, a cada ciclo, uma versão operacional do sistema será produzida e entregue para uso ou avaliação detalhada do cliente. Os requisitos têm de ser levantados e é preciso constatar que o sistema é modular. Esse é o modelo



Provas de Concursos » Fadesp 2018