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DETRAN/DF 2012

Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito

Questão 1

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
1
Texto I
 
 
O corre-corre dos centros urbanos tem transformado
 
a convivência entre homens em uma verdadeira selva de
5
pedras, já que pessoas tentam a todo custo aplicar a lei do
 
mais forte, e isso não é mais “privilégio” das chamadas
 
grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo
 
Horizonte e outras. Tudo por conta das famosas desculpas:
 
“O chefe me dá uma bronca se eu chegar atrasado”; “A culpa
10
é do governo, que não melhora nossas vias, e das
 
autoridades de trânsito, que não fiscalizam”, e por aí vai.
 
Contudo, tal fato tem trazido resultados danosos à
 
sociedade, ou seja, o número das várias formas de violência
 
no trânsito vem aumentando vertiginosamente, e estas se
15
traduzem em acidentes de trânsito com vítimas fatais e não
 
fatais, bem como em discussões que resultam muitas vezes
 
em lesões corporais e até mesmo homicídios.
 
Para se ter uma ideia, no Brasil, até o dia 20 de
 
setembro de 2011, o trânsito já havia feito 75.443 vítimas
20
fatais e deixado a marca de 247.844 pessoas hospitalizadas.
 
São dados gritantes oferecidos pelo Movimento Chega de
 
Acidentes, lançado em setembro de 2009, e que
 
demonstram a verdadeira guerra presente no trânsito, onde
 
só há perdedores. Além desses dados, devidamente
25
registrados, existe a chamada “cifra negra”, a resultante
 
daqueles acidentes que nem sequer chegaram ao
 
conhecimento das autoridades e não foram registrados.
 
Outro fato que não se pode deixar de considerar é
 
que não existem ainda mecanismos eficientes para medir o
30
trauma psicológico que um acidente de trânsito causa, não
 
só naquelas pessoas envolvidas diretamente, mas também
 
em familiares e amigos, pelo sentimento de perda e de
 
impotência.
 
Com isso, como se não bastasse a perda do maior
35
bem jurídico tutelado e o melhor presente recebido de Deus,
 
que é a vida, existem ainda as perdas econômicas causadas
 
pelos acidentes de trânsito. Ainda segundo o Movimento
 
Chega de Acidentes, os gastos decorrentes de acidentes de
 
trânsito estavam na exorbitante cifra de
40
R$ 66.705.309.199,27. Isso, em virtude da falta de educação
 
e do desrespeito às leis de trânsito.
 
Assim, por causa dessa selvageria no trânsito, o
 
Brasil deixou de aplicar recursos em áreas importantes, como
 
habitação, saúde, educação e segurança. Nesse sentido,
45
para se ter uma noção, com o dinheiro que já foi gasto, ainda
 
segundo o mesmo Movimento, poderiam ser construídas
 
1.905.918 casas populares, 1.334 hospitais de reabilitação e
 
adquiridas 572.029 ambulâncias. Vale frisar que esses dados
 
são atualizados 24 horas por dia e, certamente, quando você
50
estiver lendo este artigo, os números já serão piores.
 
Face aos dados apresentados no Brasil e em outros
 
países, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu,
 
no ano passado, o período de 2011 a 2020 como a Década
 
Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, tendo como
55
objetivo a redução em até 50% no número de vítimas fatais
 
no trânsito, uma meta que não é só das autoridades, mas de
 
todos os atores do trânsito.
 
Nesse contexto, para a redução desses tristes
 
dados, é necessária a adoção de ações já previstas no
60
próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em três áreas
 
importantes: Fiscalização, Engenharia e Educação para o
 
Trânsito. Esse tripé é que dá sustentação a um trânsito mais
 
seguro. Porquanto precisa-se de maior rigidez na fiscalização
 
das leis de trânsito; melhor planejamento das vias de tráfego
65
e principalmente trabalho educativo atento para o trânsito de
 
forma transversal no ensino fundamental, médio e até
 
superior, com estímulo nos alunos de valores como respeito,
 
solidariedade, paciência, equilíbrio, compreensão,
 
cooperação e responsabilidade.
Edilson Fernando Cardoso Júnior. Internet: www.portaldotransito.com.br. Acesso em 2/1/2012.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente informações do texto.

Questão 2

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
1
Texto I
 
 
O corre-corre dos centros urbanos tem transformado
 
a convivência entre homens em uma verdadeira selva de
5
pedras, já que pessoas tentam a todo custo aplicar a lei do
 
mais forte, e isso não é mais “privilégio” das chamadas
 
grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo
 
Horizonte e outras. Tudo por conta das famosas desculpas:
 
“O chefe me dá uma bronca se eu chegar atrasado”; “A culpa
10
é do governo, que não melhora nossas vias, e das
 
autoridades de trânsito, que não fiscalizam”, e por aí vai.
 
Contudo, tal fato tem trazido resultados danosos à
 
sociedade, ou seja, o número das várias formas de violência
 
no trânsito vem aumentando vertiginosamente, e estas se
15
traduzem em acidentes de trânsito com vítimas fatais e não
 
fatais, bem como em discussões que resultam muitas vezes
 
em lesões corporais e até mesmo homicídios.
 
Para se ter uma ideia, no Brasil, até o dia 20 de
 
setembro de 2011, o trânsito já havia feito 75.443 vítimas
20
fatais e deixado a marca de 247.844 pessoas hospitalizadas.
 
São dados gritantes oferecidos pelo Movimento Chega de
 
Acidentes, lançado em setembro de 2009, e que
 
demonstram a verdadeira guerra presente no trânsito, onde
 
só há perdedores. Além desses dados, devidamente
25
registrados, existe a chamada “cifra negra”, a resultante
 
daqueles acidentes que nem sequer chegaram ao
 
conhecimento das autoridades e não foram registrados.
 
Outro fato que não se pode deixar de considerar é
 
que não existem ainda mecanismos eficientes para medir o
30
trauma psicológico que um acidente de trânsito causa, não
 
só naquelas pessoas envolvidas diretamente, mas também
 
em familiares e amigos, pelo sentimento de perda e de
 
impotência.
 
Com isso, como se não bastasse a perda do maior
35
bem jurídico tutelado e o melhor presente recebido de Deus,
 
que é a vida, existem ainda as perdas econômicas causadas
 
pelos acidentes de trânsito. Ainda segundo o Movimento
 
Chega de Acidentes, os gastos decorrentes de acidentes de
 
trânsito estavam na exorbitante cifra de
40
R$ 66.705.309.199,27. Isso, em virtude da falta de educação
 
e do desrespeito às leis de trânsito.
 
Assim, por causa dessa selvageria no trânsito, o
 
Brasil deixou de aplicar recursos em áreas importantes, como
 
habitação, saúde, educação e segurança. Nesse sentido,
45
para se ter uma noção, com o dinheiro que já foi gasto, ainda
 
segundo o mesmo Movimento, poderiam ser construídas
 
1.905.918 casas populares, 1.334 hospitais de reabilitação e
 
adquiridas 572.029 ambulâncias. Vale frisar que esses dados
 
são atualizados 24 horas por dia e, certamente, quando você
50
estiver lendo este artigo, os números já serão piores.
 
Face aos dados apresentados no Brasil e em outros
 
países, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu,
 
no ano passado, o período de 2011 a 2020 como a Década
 
Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, tendo como
55
objetivo a redução em até 50% no número de vítimas fatais
 
no trânsito, uma meta que não é só das autoridades, mas de
 
todos os atores do trânsito.
 
Nesse contexto, para a redução desses tristes
 
dados, é necessária a adoção de ações já previstas no
60
próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em três áreas
 
importantes: Fiscalização, Engenharia e Educação para o
 
Trânsito. Esse tripé é que dá sustentação a um trânsito mais
 
seguro. Porquanto precisa-se de maior rigidez na fiscalização
 
das leis de trânsito; melhor planejamento das vias de tráfego
65
e principalmente trabalho educativo atento para o trânsito de
 
forma transversal no ensino fundamental, médio e até
 
superior, com estímulo nos alunos de valores como respeito,
 
solidariedade, paciência, equilíbrio, compreensão,
 
cooperação e responsabilidade.
Edilson Fernando Cardoso Júnior. Internet: www.portaldotransito.com.br. Acesso em 2/1/2012.
Assinale a alternativa em que a reescritura de fragmento do texto preserva o sentido original e a correção gramatical.

Questão 3

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1
Concordo plenamente com Dom Tarcísio Scaramussa,
 
da CNBB, quando ele afirma que não faz sentido nem obrigar
 
uma pessoa a rezar nem proibi-la de fazê-lo. A declaração do
 
prelado vem como crítica à professora de uma escola pública de
5
Minas Gerais que hostilizou um aluno ateu que se recusara a
 
rezar o pai-nosso em sua aula.
 
É uma boa ocasião para discutir o ensino religioso na
 
rede pública, do qual a CNBB é entusiasta. Como ateu, não
 
abraço nenhuma religião, mas, como liberal, não pretendo que
10
todos pensem do mesmo modo. Admitamos, para efeitos de
 
argumentação, que seja do interesse do Estado que os jovens
 
sejam desde cedo expostos ao ensino religioso. Deve-se então
 
perguntar se essa é uma tarefa que cabe à escola pública ou se
 
as próprias organizações são capazes de supri-la, com seus
15
programas de catequese, escolas dominicais etc.
 
A minha impressão é a de que não faltam oportunidades
 
para conhecer as mais diversas mensagens religiosas, onipre-
 
sentes em rádios, TVs e também nas ruas. Na cidade de São
 
Paulo, por exemplo, existem mais templos (algo em torno de
20
4.000) do que escolas públicas (cerca de 1.700). Creio que aqui
 
vale a regra econômica, segundo a qual o Estado deve ficar fora
 
das atividades de que o setor privado já dá conta.
 
Outro ponto importante é o dos custos. Não me parece
 
que faça muito sentido gastar recursos com professores de re-
25
ligião, quando faltam os de matemática, português etc. Ao con-
 
trário do que se dá com a religião, é difícil aprender física na
 
esquina.
 
Até 1997, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação acer-
 
tadamente estabelecia que o ensino religioso nas escolas ofi-
30
ciais não poderia representar ônus para os cofres públicos. A
 
bancada religiosa emendou a lei para empurrar essa conta para
 
o Estado. Não deixa de ser um caso de esmola com o chapéu
 
alheio.
(Hélio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 06/04/2012)
Pode-se inferir, com base numa afirmação do texto, que

Questão 4

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1
Texto I
 
 
O corre-corre dos centros urbanos tem transformado
 
a convivência entre homens em uma verdadeira selva de
5
pedras, já que pessoas tentam a todo custo aplicar a lei do
 
mais forte, e isso não é mais “privilégio” das chamadas
 
grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo
 
Horizonte e outras. Tudo por conta das famosas desculpas:
 
“O chefe me dá uma bronca se eu chegar atrasado”; “A culpa
10
é do governo, que não melhora nossas vias, e das
 
autoridades de trânsito, que não fiscalizam”, e por aí vai.
 
Contudo, tal fato tem trazido resultados danosos à
 
sociedade, ou seja, o número das várias formas de violência
 
no trânsito vem aumentando vertiginosamente, e estas se
15
traduzem em acidentes de trânsito com vítimas fatais e não
 
fatais, bem como em discussões que resultam muitas vezes
 
em lesões corporais e até mesmo homicídios.
 
Para se ter uma ideia, no Brasil, até o dia 20 de
 
setembro de 2011, o trânsito já havia feito 75.443 vítimas
20
fatais e deixado a marca de 247.844 pessoas hospitalizadas.
 
São dados gritantes oferecidos pelo Movimento Chega de
 
Acidentes, lançado em setembro de 2009, e que
 
demonstram a verdadeira guerra presente no trânsito, onde
 
só há perdedores. Além desses dados, devidamente
25
registrados, existe a chamada “cifra negra”, a resultante
 
daqueles acidentes que nem sequer chegaram ao
 
conhecimento das autoridades e não foram registrados.
 
Outro fato que não se pode deixar de considerar é
 
que não existem ainda mecanismos eficientes para medir o
30
trauma psicológico que um acidente de trânsito causa, não
 
só naquelas pessoas envolvidas diretamente, mas também
 
em familiares e amigos, pelo sentimento de perda e de
 
impotência.
 
Com isso, como se não bastasse a perda do maior
35
bem jurídico tutelado e o melhor presente recebido de Deus,
 
que é a vida, existem ainda as perdas econômicas causadas
 
pelos acidentes de trânsito. Ainda segundo o Movimento
 
Chega de Acidentes, os gastos decorrentes de acidentes de
 
trânsito estavam na exorbitante cifra de
40
R$ 66.705.309.199,27. Isso, em virtude da falta de educação
 
e do desrespeito às leis de trânsito.
 
Assim, por causa dessa selvageria no trânsito, o
 
Brasil deixou de aplicar recursos em áreas importantes, como
 
habitação, saúde, educação e segurança. Nesse sentido,
45
para se ter uma noção, com o dinheiro que já foi gasto, ainda
 
segundo o mesmo Movimento, poderiam ser construídas
 
1.905.918 casas populares, 1.334 hospitais de reabilitação e
 
adquiridas 572.029 ambulâncias. Vale frisar que esses dados
 
são atualizados 24 horas por dia e, certamente, quando você
50
estiver lendo este artigo, os números já serão piores.
 
Face aos dados apresentados no Brasil e em outros
 
países, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu,
 
no ano passado, o período de 2011 a 2020 como a Década
 
Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, tendo como
55
objetivo a redução em até 50% no número de vítimas fatais
 
no trânsito, uma meta que não é só das autoridades, mas de
 
todos os atores do trânsito.
 
Nesse contexto, para a redução desses tristes
 
dados, é necessária a adoção de ações já previstas no
60
próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em três áreas
 
importantes: Fiscalização, Engenharia e Educação para o
 
Trânsito. Esse tripé é que dá sustentação a um trânsito mais
 
seguro. Porquanto precisa-se de maior rigidez na fiscalização
 
das leis de trânsito; melhor planejamento das vias de tráfego
65
e principalmente trabalho educativo atento para o trânsito de
 
forma transversal no ensino fundamental, médio e até
 
superior, com estímulo nos alunos de valores como respeito,
 
solidariedade, paciência, equilíbrio, compreensão,
 
cooperação e responsabilidade.
Edilson Fernando Cardoso Júnior. Internet: www.portaldotransito.com.br. Acesso em 2/1/2012.
Assinale a alternativa em que a reescritura de fragmento do texto está correta gramaticalmente e preserva o sentido original.

Questão 5

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1
Texto I
 
 
O corre-corre dos centros urbanos tem transformado
 
a convivência entre homens em uma verdadeira selva de
5
pedras, já que pessoas tentam a todo custo aplicar a lei do
 
mais forte, e isso não é mais “privilégio” das chamadas
 
grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo
 
Horizonte e outras. Tudo por conta das famosas desculpas:
 
“O chefe me dá uma bronca se eu chegar atrasado”; “A culpa
10
é do governo, que não melhora nossas vias, e das
 
autoridades de trânsito, que não fiscalizam”, e por aí vai.
 
Contudo, tal fato tem trazido resultados danosos à
 
sociedade, ou seja, o número das várias formas de violência
 
no trânsito vem aumentando vertiginosamente, e estas se
15
traduzem em acidentes de trânsito com vítimas fatais e não
 
fatais, bem como em discussões que resultam muitas vezes
 
em lesões corporais e até mesmo homicídios.
 
Para se ter uma ideia, no Brasil, até o dia 20 de
 
setembro de 2011, o trânsito já havia feito 75.443 vítimas
20
fatais e deixado a marca de 247.844 pessoas hospitalizadas.
 
São dados gritantes oferecidos pelo Movimento Chega de
 
Acidentes, lançado em setembro de 2009, e que
 
demonstram a verdadeira guerra presente no trânsito, onde
 
só há perdedores. Além desses dados, devidamente
25
registrados, existe a chamada “cifra negra”, a resultante
 
daqueles acidentes que nem sequer chegaram ao
 
conhecimento das autoridades e não foram registrados.
 
Outro fato que não se pode deixar de considerar é
 
que não existem ainda mecanismos eficientes para medir o
30
trauma psicológico que um acidente de trânsito causa, não
 
só naquelas pessoas envolvidas diretamente, mas também
 
em familiares e amigos, pelo sentimento de perda e de
 
impotência.
 
Com isso, como se não bastasse a perda do maior
35
bem jurídico tutelado e o melhor presente recebido de Deus,
 
que é a vida, existem ainda as perdas econômicas causadas
 
pelos acidentes de trânsito. Ainda segundo o Movimento
 
Chega de Acidentes, os gastos decorrentes de acidentes de
 
trânsito estavam na exorbitante cifra de
40
R$ 66.705.309.199,27. Isso, em virtude da falta de educação
 
e do desrespeito às leis de trânsito.
 
Assim, por causa dessa selvageria no trânsito, o
 
Brasil deixou de aplicar recursos em áreas importantes, como
 
habitação, saúde, educação e segurança. Nesse sentido,
45
para se ter uma noção, com o dinheiro que já foi gasto, ainda
 
segundo o mesmo Movimento, poderiam ser construídas
 
1.905.918 casas populares, 1.334 hospitais de reabilitação e
 
adquiridas 572.029 ambulâncias. Vale frisar que esses dados
 
são atualizados 24 horas por dia e, certamente, quando você
50
estiver lendo este artigo, os números já serão piores.
 
Face aos dados apresentados no Brasil e em outros
 
países, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu,
 
no ano passado, o período de 2011 a 2020 como a Década
 
Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, tendo como
55
objetivo a redução em até 50% no número de vítimas fatais
 
no trânsito, uma meta que não é só das autoridades, mas de
 
todos os atores do trânsito.
 
Nesse contexto, para a redução desses tristes
 
dados, é necessária a adoção de ações já previstas no
60
próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em três áreas
 
importantes: Fiscalização, Engenharia e Educação para o
 
Trânsito. Esse tripé é que dá sustentação a um trânsito mais
 
seguro. Porquanto precisa-se de maior rigidez na fiscalização
 
das leis de trânsito; melhor planejamento das vias de tráfego
65
e principalmente trabalho educativo atento para o trânsito de
 
forma transversal no ensino fundamental, médio e até
 
superior, com estímulo nos alunos de valores como respeito,
 
solidariedade, paciência, equilíbrio, compreensão,
 
cooperação e responsabilidade.
Edilson Fernando Cardoso Júnior. Internet: www.portaldotransito.com.br. Acesso em 2/1/2012.
1
Texto II
 
 
O cenário do trânsito atual não é nada animador.
 
Segundo dados do Denatran, morrem por ano mais de 37 mil
5
brasileiros vítimas de acidentes. Esse número, porém, pode
 
ser muito maior, pois são contabilizados apenas aqueles que
 
morrem no local do acidente. Especialistas estimam que o
 
número chegue a 80 mil brasileiros mortos no trânsito. A dor
 
maior é a das famílias que perdem parentes ou que têm de
10
conviver com vítimas que ficam com sequelas graves.
 
Segundo pesquisa da Seguradora Líder,
 
responsável pela administração do consórcio de seguradoras
 
que operam no Seguro Obrigatório de Veículos Automotores
 
(DPVAT), nos primeiros seis meses de 2011 foram pagas
15
165.111 indenizações, o equivalente a 1.321 ao dia (útil). Em
 
valores, os desembolsos alcançaram R$ 1,1 bilhão. Outro
 
dado do levantamento indica que a grande maioria das
 
pessoas vitimadas no trânsito ficou de alguma forma inválida:
 
65% do total.
20
Para mudar essa realidade ou pelo menos
 
amenizá-la, a sociedade deve ser mobilizada, começando
 
pelos órgãos que têm responsabilidade direta sobre o trânsito
 
e estendendo-se para todos os cidadãos. Com base nessa
 
afirmação, criou-se a campanha “Quem faz o trânsito sou
25
eu”.
 
O objetivo da campanha é mostrar que é possível
 
mudar a realidade trágica do nosso trânsito: basta olhar para
 
si mesmo e transformar pequenas atitudes no dia a dia
 
erradicando comportamentos que levem a situações de risco.
30
A redução geral dos números de acidentes e mortos
 
no trânsito pode começar com o indivíduo e assim atingir a
 
sociedade como um todo. Se alguém conseguir evitar um
 
acidente, estará contribuindo — e muito — com o resultado
 
geral.
Internet: http://www.portaldotransito.com.br (com adaptações). Acesso em 2/1/2012.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto I e do II.

Questão 6

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Não é novidade que, há anos, os aeroportos brasileiros apresentam evidentes sintomas de esgotamento. No início de 2012, o governo brasileiro procedeu ao leilão de privatização de três dos mais importantes aeroportos do país. Eles são os aeroportos

Questão 7

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
A Síria convive, especialmente a partir de fins de 2011, com vigorosas manifestações populares contra o regime político instalado em Damasco. Insistentes notícias dão conta de elevado número de vítimas, incluindo fatais, em virtude da ação truculenta das forças governistas. Moção que condena o governo sírio não chegou a ser aprovada no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) porque dois de seus integrantes, a Rússia e a China, fizeram uso da prerrogativa que apenas os cinco Estados permanentes do Conselho possuem, que é o direito a

Questão 8

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
A criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE) subordinou-se, entre outros, ao objetivo de

Questão 9

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O direito fundamental à nacionalidade é basilar para a definição de cidadão de um Estado. No caso brasileiro, a Constituição Federal elenca dispositivos a respeito do tema. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

Questão 10

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
Tão importantes quanto os direitos fundamentais, são as garantias oferecidas pela Constituição ao exercício desses direitos. Nesse sentido, a Constituição Federal arrola direitos e garantias fundamentais. Acerca das garantias quanto à prisão, assinale a alternativa correta.

Questão 11

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
Assinale a alternativa correta em relação à ordem social posta na Constituição Federal.

Questão 12

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Acerca da ordem social, na esteira do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), intérprete maior da Constituição Federal, assinale a alternativa correta, trazida pela doutrina.

Questão 13

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
A respeito dos fundamentos da organização dos poderes e do Distrito Federal (DF) previstos na Lei Orgânica do DF, assinale a alternativa correta.

Questão 14

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), ao servidor público autárquico fica assegurado

Questão 15

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
Em relação à organização do Distrito Federal (DF) prevista na Lei Orgânica do DF, assinale a alternativa correta.

Questão 16

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Praticado um crime ou uma contravenção penal, nasce automaticamente a punibilidade, compreendida como a possibilidade jurídica de o Estado impor uma sanção penal ao responsável pela infração penal. Podem ocorrer, todavia, causas que obstem a aplicação das sanções penais pela renúncia do Estado em punir o autor do delito. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma causa de extinção da punibilidade prevista no atual Código Penal Brasileiro.

Questão 17

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Quanto aos crimes de abuso de autoridade previstos na Lei n.º 4.898/1965, assinale a alternativa correta.

Questão 18

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No tocante aos crimes contra a administração pública, assinale a alternativa que apresenta crime praticado exclusivamente por funcionário público, ou crime próprio.

Questão 19

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Caio, Pompeu, Cesar, Flávio e Otaviano, são, respectivamente, policial civil, delegado de polícia, promotor de justiça, juiz de direito e jornalista. Júlio, sem estar em estado de fragrante delito, foi preso no interior de casa durante o dia por policiais militares que, sem autorização do morador, arrebentaram a porta de entrada e efetuaram sua prisão. No caso, para que a prisão de Júlio seja válida, é necessária a prévia determinação de

Questão 20

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O inquérito policial é um procedimento preparatório da ação penal, de caráter administrativo, voltado à colheita preliminar de provas para apurar a prática de uma infração penal e sua autoria. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Questão 21

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» Esta questão foi anulada pela banca.
Bonaparte, funcionário público no Distrito Federal, foi denunciado e condenado pela prática do delito de falsificação de documento público, previsto no art. 297 do Código Penal.
Considerando que o agente do crime é funcionário público e com base nas regras processuais relativas aos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, assinale a alternativa correta.

Questão 22

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Acerca da prisão em flagrante, assinale a alternativa correta.

Questão 23

DETRAN/DF 2012 - FUNIVERSA - Agente de Trânsito da Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito
No que se refere à extinção do crédito tributário, é INCORRETO afirmar:

Questão 24

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A administração pública, nas palavras de Diogo de Figueiredo Moreira Neto, corresponde “às atividades preponderantemente executórias, definidas por lei como funções do Estado, gerindo recursos para a realização de objetivos voltados à satisfação de interesses especificamente definidos como públicos”. Dentro desse entendimento, em relação à classificação e à organização da administração pública, assinale a alternativa correta.

Questão 25

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Diogo de Figueiredo Moreira Neto define poder de polícia administrativa como o meio pelo qual o Estado aplica restrições e condicionamentos, impostos por lei, ao exercício das liberdades e dos direitos fundamentais, a fim de assegurar uma convivência social harmônica e produtiva. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Questão 26

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O controle da administração pública, como forma de aferição da conformidade do aparelhamento estatal às normas expressas tanto na Constituição Federal quanto nas estabelecidas por autoridades administrativas, pode ser entendido do ponto de vista político e jurídico. Acerca da função do controle da administração pública, assinale a alternativa correta.

Questão 27

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Aos servidores do Distrito Federal, enquanto não editada lei específica, fez-se, a partir de 1992, uma opção legislativa de aplicação do regime jurídico dos servidores públicos federais até então vigente. Acerca das particularidades do regime jurídico estatutário atualmente aplicável aos servidores do Distrito Federal em consonância com a Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Questão 28

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1
Nas questões a baixo, considere que todos os programas
 
mencionados estão em configuração-padrão, em português,
 
e que o mouse está configurado para pessoas destras.
 
Assim, a menos que seja explicitamente informado o
5
contrário, expressões como clicar, clique simples e clique
 
duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse.
 
Considere também que não há restrições de proteção e de
 
uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e
 
hardware utilizados.



A figura ilustra um elemento gráfico do Microsoft Office Word 2007, versão em português, e está localizado no grupo Ilustrações da guia Inserir. Qual o nome desse elemento gráfico?

Questão 29

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» Esta questão foi anulada pela banca.
1
Nas questões a baixo, considere que todos os programas
 
mencionados estão em configuração-padrão, em português,
 
e que o mouse está configurado para pessoas destras.
 
Assim, a menos que seja explicitamente informado o
5
contrário, expressões como clicar, clique simples e clique
 
duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse.
 
Considere também que não há restrições de proteção e de
 
uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e
 
hardware utilizados.



Em um computador Dual Boot com Windows Vista, 2000 e XP, a seleção do sistema operacional padrão pode ser feita por meio da janela de Inicialização e recuperação do Windows Vista, conforme a figura. Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta de ações para se chegar a essa janela, a partir do botão.

Questão 30

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1
Nas questões a baixo, considere que todos os programas
 
mencionados estão em configuração-padrão, em português,
 
e que o mouse está configurado para pessoas destras.
 
Assim, a menos que seja explicitamente informado o
5
contrário, expressões como clicar, clique simples e clique
 
duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse.
 
Considere também que não há restrições de proteção e de
 
uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e
 
hardware utilizados.



No ano de 2009, o número de infrações de trânsito por avanço de sinal em Brasília aumentou 47% em relação ao ano anterior. Em 2008, 146.763 condutores de Brasília avançaram o sinal vermelho. Com base na figura, assinale a alternativa que apresenta a fórmula do Microsoft Office Excel 2007, versão em português, inserida em B3, que calcula corretamente o valor total de infrações desse tipo em 2009.

Questão 31

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Acerca da Lei n.º 5.553/1968, no que se refere à apresentação e ao uso de documento pessoal, assinale a alternativa correta.

Questão 32

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Caio, Pompeu, Cesar, Flávio e Otaviano, são, respectivamente, policial civil, delegado de polícia, promotor de justiça, juiz de direito e jornalista. Júlio, sem estar em estado de fragrante delito, foi preso no interior de casa durante o dia por policiais militares que, sem autorização do morador, arrebentaram a porta de entrada e efetuaram sua prisão. No caso, para que a prisão de Júlio seja válida, é necessária a prévia determinação de

Questão 33

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Em relação ao abuso de autoridade, a sanção administrativa será aplicada de acordo com a gravidade do abuso cometido e consistirá em

Questão 34

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Caio, Pompeu, Cesar, Flávio e Otaviano, são, respectivamente, policial civil, delegado de polícia, promotor de justiça, juiz de direito e jornalista. Júlio, sem estar em estado de fragrante delito, foi preso no interior de casa durante o dia por policiais militares que, sem autorização do morador, arrebentaram a porta de entrada e efetuaram sua prisão. No caso, para que a prisão de Júlio seja válida, é necessária a prévia determinação de

Questão 35

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Constitui abuso de autoridade

Questão 36

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De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), compete às juntas administrativas de recursos de infrações

Questão 37

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A respeito da convivência familiar, assinale a alternativa correta de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Questão 38

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Em relação à colocação em família substituta, assinale a alternativa em acordo com o ECA.

Questão 39

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Em relação à guarda e à tutela, assinale a alternativa em acordo com o ECA.

Questão 40

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Em relação à autorização para a criança viajar, assinale a alternativa em acordo com o ECA.

Questão 41

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Quanto à medida protetiva de internação, assinale a alternativa em acordo com o ECA.

Questão 42

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Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou pela entidade executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal. Com base no Código de Trânsito Brasileiro, para esses veículos, exige(m)-se

Questão 43

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No que diz respeito à habilitação para dirigir veículos em acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa correta.

Questão 44

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De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir veículo

Questão 45

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Tendo em vista as diretrizes a respeito do uso da força e de armas de fogo pelos agentes de segurança pública, assinale a alternativa correta.

Questão 46

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Acerca das diretrizes do uso da força e das armas de fogo pelos agentes de segurança pública, assinale a alternativa correta.

Questão 47

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» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Todo agente de segurança pública deverá preencher um relatório individual todas as vezes que disparar arma de fogo e(ou) fizer uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, ocasionando lesões ou mortes. Esse relatório deverá conter

Questão 48

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Assinale a alternativa correta.

Questão 49

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Acerca do relatório de registro e classificação do dano em automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, assinale a alternativa correta.

Questão 50

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O auto de infração será lavrado pela autoridade de trânsito ou por seu agente

Questão 51

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» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Quanto à notificação da autuação, assinale a alternativa correta.

Questão 52

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Considerando o disposto na Resolução n.º 292/2008 do CONTRAN, assinale a alternativa correta.

Questão 53

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A respeito da Resolução n.º 254/2007 do CONTRAN, assinale a alternativa correta.

Questão 54

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Assinale a alternativa correta de acordo com a Resolução n.º 292/2008 do CONTRAN.

Questão 55

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Com base na Resolução n.º 277/2008 do CONTRAN, assinale a alternativa correta.

Questão 56

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Assinale a alternativa correta acerca da Resolução n.º 248/2007 do CONTRAN.

Questão 57

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Considerando a Resolução n.º 227/2007 do CONTRAN, assinale a alternativa correta.

Questão 58

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De acordo com a Resolução n.º 206/2006 do CONTRAN, a confirmação de que o condutor encontra-se dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica será obtida

Questão 59

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Para circular em vias públicas, os ciclomotores deverão estar dotados de equipamentos obrigatórios, a serem constatados pela fiscalização, em condições de funcionamento. Assinale a alternativa que apresenta um desses equipamentos.

Questão 60

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Em acordo com a Resolução n.º 14/1998 do CONTRAN, os veículos automotores produzidos a partir de 1.º de janeiro de 1999 deverão ser dotados obrigatoriamente de



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