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CRESS/MG 2016

Auxiliar Administrativo - Cód. 201

Questão 1

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O Conselho Regional de Serviço Social de Minas
 
Gerais CRESS-MG, que tem como missão fiscalizar,
 
orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de
 
assistente social no estado de Minas Gerais, encaminhou
5
recentemente uma carta ao atual governador estadual,
 
Fernando Pimentel.
 
O documento traz um pouco do histórico de lutas da
 
profissão e destaca as principais bandeiras da categoria, como
 
a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem
10
redução salarial, prevista pela Lei Federal no 12.317.
 
Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a
 
realização de novos concursos públicos para assistentes
 
sociais e a incorporação de assistentes sociais no quadro de
 
servidores da educação estadual para que possam atuar nas
15
escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, em
 
consonância com a Lei Estadual no 16.683, de 10 de janeiro
 
de 2007.
Disponível em: <http://cress-mg.org.br/Conteudo/30a834ce-1e8e-4968- 9c35-1e096bb9e251/CRESS-MG-envia-carta-ao-Governo-de-Minas->. Acesso em: 3 mar. 2016, com adaptações.
Com base na leitura compreensiva do texto, assinale a alternativa correta.

Questão 2

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O Conselho Regional de Serviço Social de Minas
 
Gerais CRESS-MG, que tem como missão fiscalizar,
 
orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de
 
assistente social no estado de Minas Gerais, encaminhou
5
recentemente uma carta ao atual governador estadual,
 
Fernando Pimentel.
 
O documento traz um pouco do histórico de lutas da
 
profissão e destaca as principais bandeiras da categoria, como
 
a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem
10
redução salarial, prevista pela Lei Federal no 12.317.
 
Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a
 
realização de novos concursos públicos para assistentes
 
sociais e a incorporação de assistentes sociais no quadro de
 
servidores da educação estadual para que possam atuar nas
15
escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, em
 
consonância com a Lei Estadual no 16.683, de 10 de janeiro
 
de 2007.
Disponível em: <http://cress-mg.org.br/Conteudo/30a834ce-1e8e-4968- 9c35-1e096bb9e251/CRESS-MG-envia-carta-ao-Governo-de-Minas->. Acesso em: 3 mar. 2016, com adaptações.
No que se refere à significação dos vocábulos no contexto, é correto afirmar que

Questão 3

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O Conselho Regional de Serviço Social de Minas
 
Gerais CRESS-MG, que tem como missão fiscalizar,
 
orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de
 
assistente social no estado de Minas Gerais, encaminhou
5
recentemente uma carta ao atual governador estadual,
 
Fernando Pimentel.
 
O documento traz um pouco do histórico de lutas da
 
profissão e destaca as principais bandeiras da categoria, como
 
a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem
10
redução salarial, prevista pela Lei Federal no 12.317.
 
Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a
 
realização de novos concursos públicos para assistentes
 
sociais e a incorporação de assistentes sociais no quadro de
 
servidores da educação estadual para que possam atuar nas
15
escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, em
 
consonância com a Lei Estadual no 16.683, de 10 de janeiro
 
de 2007.
Disponível em: <http://cress-mg.org.br/Conteudo/30a834ce-1e8e-4968- 9c35-1e096bb9e251/CRESS-MG-envia-carta-ao-Governo-de-Minas->. Acesso em: 3 mar. 2016, com adaptações.
A respeito do uso da vírgula no texto, assinale a alternativa correta.

Questão 4

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O Conselho Regional de Serviço Social de Minas
 
Gerais CRESS-MG, que tem como missão fiscalizar,
 
orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de
 
assistente social no estado de Minas Gerais, encaminhou
5
recentemente uma carta ao atual governador estadual,
 
Fernando Pimentel.
 
O documento traz um pouco do histórico de lutas da
 
profissão e destaca as principais bandeiras da categoria, como
 
a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem
10
redução salarial, prevista pela Lei Federal no 12.317.
 
Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a
 
realização de novos concursos públicos para assistentes
 
sociais e a incorporação de assistentes sociais no quadro de
 
servidores da educação estadual para que possam atuar nas
15
escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, em
 
consonância com a Lei Estadual no 16.683, de 10 de janeiro
 
de 2007.
Disponível em: <http://cress-mg.org.br/Conteudo/30a834ce-1e8e-4968- 9c35-1e096bb9e251/CRESS-MG-envia-carta-ao-Governo-de-Minas->. Acesso em: 3 mar. 2016, com adaptações.
De acordo com as regras de concordância prescritas pela norma-padrão, o trecho “Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a realização de novos concursos públicos para assistentes sociais” (linhas de 11 a 13) poderia ser substituído pela seguinte oração:

Questão 5

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O Conselho Regional de Serviço Social de Minas
 
Gerais CRESS-MG, que tem como missão fiscalizar,
 
orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de
 
assistente social no estado de Minas Gerais, encaminhou
5
recentemente uma carta ao atual governador estadual,
 
Fernando Pimentel.
 
O documento traz um pouco do histórico de lutas da
 
profissão e destaca as principais bandeiras da categoria, como
 
a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem
10
redução salarial, prevista pela Lei Federal no 12.317.
 
Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a
 
realização de novos concursos públicos para assistentes
 
sociais e a incorporação de assistentes sociais no quadro de
 
servidores da educação estadual para que possam atuar nas
15
escolas estaduais, em todos os níveis e modalidades, em
 
consonância com a Lei Estadual no 16.683, de 10 de janeiro
 
de 2007.
Disponível em: <http://cress-mg.org.br/Conteudo/30a834ce-1e8e-4968- 9c35-1e096bb9e251/CRESS-MG-envia-carta-ao-Governo-de-Minas->. Acesso em: 3 mar. 2016, com adaptações.
Considerando os elementos responsáveis pela coesão e pela coerência do texto, assinale a alternativa correta.

Questão 6

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O (A) assistente social faz o planejamento e a execução
 
de políticas públicas e de programas sociais voltados para o
 
bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.
 
Ele(a) trabalha com questões como exclusão social,
5
acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as
 
condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria
 
campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e
 
implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de
 
menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a
10
reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no
 
Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da
 
profissão.
Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias- humanas-sociais/servico-social-688043.shtml>. Acesso em: 7 mar. 2016, com adaptações.
Com base nas relações morfossintáticas do período “Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais.” (linhas de 6 a 8), assinale a alternativa correta.

Questão 7

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O (A) assistente social faz o planejamento e a execução
 
de políticas públicas e de programas sociais voltados para o
 
bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.
 
Ele(a) trabalha com questões como exclusão social,
5
acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as
 
condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria
 
campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e
 
implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de
 
menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a
10
reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no
 
Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da
 
profissão.
Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias- humanas-sociais/servico-social-688043.shtml>. Acesso em: 7 mar. 2016, com adaptações.
Caso julgasse necessário, o autor poderia, desde que respeitadas as regras acerca do emprego do sinal indicativo de crase, substituir o período “Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais.” (linhas de 6 a 8) pela seguinte redação:

Questão 8

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O (A) assistente social faz o planejamento e a execução
 
de políticas públicas e de programas sociais voltados para o
 
bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.
 
Ele(a) trabalha com questões como exclusão social,
5
acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as
 
condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria
 
campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e
 
implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de
 
menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a
10
reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no
 
Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da
 
profissão.
Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias- humanas-sociais/servico-social-688043.shtml>. Acesso em: 7 mar. 2016, com adaptações.
Considerando o que prescreve a norma-padrão a respeito de regência verbal, o período “Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados.” (linhas de 8 a 10) poderia ser substituído pela redação a seguir:

Questão 9

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O maior país da América Latina, com a maior população católica
 
do mundo, não nasceu de forma tranquila. Neste livro, com o
 
realismo dos documentos originais, vemos claramente a
 
brutalidade do extermínio dos índios na costa brasileira, berço de
5
sangue cujo marco determinante é a fundação da cidade do Rio
 
de Janeiro.
 
O Brasil real começou a ser construído por homens como o
 
degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se
 
mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores
10
de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens
 
improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago
 
incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio
 
da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis
 
como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e
15
Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne
 
humana porque era “um jaguar”.
 
Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para
 
escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os
 
primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que
20
falavam tupi tanto quanto o português e partiram do planalto de
 
Piratininga para caçar índios e estenderam a colônia sertão
 
adentro, surge um povo que desde a origem nada tem da
 
autoimagem do “brasileiro cordial”.
(Texto da orelha do livro A conquista do Brasil, de Thales Guaracy, Planeta, Rio de Janeiro, 2015)
O texto 1, retirado da orelha do livro indicado, tem como finalidade destacar qualidades da obra a que alude; NÃO é uma dessas qualidades o seguinte tópico:

Questão 10

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O (A) assistente social faz o planejamento e a execução
 
de políticas públicas e de programas sociais voltados para o
 
bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.
 
Ele(a) trabalha com questões como exclusão social,
5
acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as
 
condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria
 
campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e
 
implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de
 
menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a
10
reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no
 
Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da
 
profissão.
Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias- humanas-sociais/servico-social-688043.shtml>. Acesso em: 7 mar. 2016, com adaptações.
Considerando as regras de ortografia e de acentuação gráfica vigentes, assinale a alternativa correta.

Questão 11

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
Disponível em: <http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1244>. Acesso em: 8 mar. 2016.
Com base na leitura compreensiva do texto, conclui-se que ele

Questão 12

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
Disponível em: <http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1244>. Acesso em: 8 mar. 2016.
Assinale a alternativa cuja oração apresenta um termo com a mesma função sintática do vocábulo destacado no período “Machistas não passarão!”.

Questão 13

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela
 
finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.
 
Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação
 
única, que siga o que chamamos de padrão ofício.
Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/ assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/ manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2016.
Considerando a situação comunicativa na qual se insere cada um dos expedientes mencionados no texto, assinale a alternativa correta.

Questão 14

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela
 
finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.
 
Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação
 
única, que siga o que chamamos de padrão ofício.
Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/ assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/ manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2016.
No contexto da comunicação oficial, o fecho de uma correspondência expedida por um deputado a um senador

Questão 15

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela
 
finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.
 
Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação
 
única, que siga o que chamamos de padrão ofício.
Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/ assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/ manual-de-redacao.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2016.
Quanto à diagramação dos documentos de acordo com o padrão ofício, assinale a alternativa correta.

Questão 16

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Em uma pesquisa realizada com os funcionários de determinada empresa, 3/8 deles responderam que têm casa própria, 25% disseram que moram de aluguel e 60 não quiseram responder. Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que o número de funcionários dessa empresa é igual a

Questão 17

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Considere hipoteticamente que Paulo pretende comprar um notebook e uma impressora. Em determinada loja, o notebook custava R$ 1.200,00 e a impressora R$ 800,00. O vendedor concedeu um desconto de 10% no preço do notebook e de R$ 50,00 no preço da impressora. Nessas condições, em relação ao valor total da compra, o desconto foi de

Questão 18

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O maior país da América Latina, com a maior população católica
 
do mundo, não nasceu de forma tranquila. Neste livro, com o
 
realismo dos documentos originais, vemos claramente a
 
brutalidade do extermínio dos índios na costa brasileira, berço de
5
sangue cujo marco determinante é a fundação da cidade do Rio
 
de Janeiro.
 
O Brasil real começou a ser construído por homens como o
 
degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se
 
mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores
10
de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens
 
improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago
 
incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio
 
da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis
 
como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e
15
Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne
 
humana porque era “um jaguar”.
 
Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para
 
escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os
 
primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que
20
falavam tupi tanto quanto o português e partiram do planalto de
 
Piratininga para caçar índios e estenderam a colônia sertão
 
adentro, surge um povo que desde a origem nada tem da
 
autoimagem do “brasileiro cordial”.
(Texto da orelha do livro A conquista do Brasil, de Thales Guaracy, Planeta, Rio de Janeiro, 2015)
O texto 1, retirado da orelha do livro indicado, tem como finalidade destacar qualidades da obra a que alude; NÃO é uma dessas qualidades o seguinte tópico:

Questão 19

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Em determinada empresa de entregas rápidas, dos 60 empregados, 25 têm habilitação para carros, 30 para motos e 25 não têm habilitação, pois trabalham na parte administrativa. Quantos empregados têm habilitação para carro e para moto?

Questão 20

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201

Essas figuras apresentam os cinco primeiros elementos de uma sequência. A figura que está na terceira posição, da esquerda para a direita, pode ocupar a posição de ordem

Questão 21

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Em razão das quedas nas vendas, o proprietário de determinada loja aplicou o desconto de 20% no preço de uma calça. Com a intensa procura pelo produto, ele resolveu reajustar o valor praticado com o desconto em 30%.
Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que esse último valor, em relação ao valor original da calça, é

Questão 22

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Os sete primeiros termos de uma sequência de figuras, representados por a1, a2, a3, a4, a5, a6 e a7, são os seguintes:

Com base no exposto, assinale a alternativa que corresponde ao termo a388.

Questão 23

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
(25/3/2015) Mais de mil pessoas que vivem na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o maior arranjo populacional de Minas Gerais, deslocam-se da respectiva cidade para trabalhar ou estudar, segundo dados divulgados pelo estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número corresponde a 12% da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é de 4,7 milhões de pessoas.
Disponível em: <http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/03/25/ internas_economia,631091/cerca-de-12-da-populacao-da-grande-bh-sedesloca-da-sua-cidade-para-t.shtml>. Acesso em: 20 mar. 2015, com adaptações.

Ao ler a notícia no jornal, o leitor deixou cair café sobre um número importante no texto. Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que o número que está ilegível é o seguinte:

Questão 24

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O maior país da América Latina, com a maior população católica
 
do mundo, não nasceu de forma tranquila. Neste livro, com o
 
realismo dos documentos originais, vemos claramente a
 
brutalidade do extermínio dos índios na costa brasileira, berço de
5
sangue cujo marco determinante é a fundação da cidade do Rio
 
de Janeiro.
 
O Brasil real começou a ser construído por homens como o
 
degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se
 
mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores
10
de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens
 
improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago
 
incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio
 
da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis
 
como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e
15
Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne
 
humana porque era “um jaguar”.
 
Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para
 
escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os
 
primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que
20
falavam tupi tanto quanto o português e partiram do planalto de
 
Piratininga para caçar índios e estenderam a colônia sertão
 
adentro, surge um povo que desde a origem nada tem da
 
autoimagem do “brasileiro cordial”.
(Texto da orelha do livro A conquista do Brasil, de Thales Guaracy, Planeta, Rio de Janeiro, 2015)
O texto 1, retirado da orelha do livro indicado, tem como finalidade destacar qualidades da obra a que alude; NÃO é uma dessas qualidades o seguinte tópico:

Questão 25

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Foram instaladas 100 novas lâmpadas para melhorar a iluminação das avenidas Brasil e Afonso Pena, em Belo Horizonte. Se, na Avenida Brasil, foram instaladas 58 lâmpadas e, na Avenida Afonso Pena, 46, quantas lâmpadas foram instaladas no cruzamento das duas ruas?

Questão 26

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Considere as proposições:

p: Paulo é mineiro.
q: Pedro é rico.

Assinale a alternativa que indica a melhor tradução, em linguagem corrente, para a proposição ~p ∧ q.

Questão 27

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
1
O maior país da América Latina, com a maior população católica
 
do mundo, não nasceu de forma tranquila. Neste livro, com o
 
realismo dos documentos originais, vemos claramente a
 
brutalidade do extermínio dos índios na costa brasileira, berço de
5
sangue cujo marco determinante é a fundação da cidade do Rio
 
de Janeiro.
 
O Brasil real começou a ser construído por homens como o
 
degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se
 
mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores
10
de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens
 
improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago
 
incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio
 
da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis
 
como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e
15
Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne
 
humana porque era “um jaguar”.
 
Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para
 
escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os
 
primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que
20
falavam tupi tanto quanto o português e partiram do planalto de
 
Piratininga para caçar índios e estenderam a colônia sertão
 
adentro, surge um povo que desde a origem nada tem da
 
autoimagem do “brasileiro cordial”.
(Texto da orelha do livro A conquista do Brasil, de Thales Guaracy, Planeta, Rio de Janeiro, 2015)
O texto 1, retirado da orelha do livro indicado, tem como finalidade destacar qualidades da obra a que alude; NÃO é uma dessas qualidades o seguinte tópico:

Questão 28

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Considerando os símbolos representativos dos conectivos, a alternativa que apresenta a proposição verdadeira é a seguinte:

Questão 29

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201

» Esta questão foi anulada pela banca.

Considerando a tabela verdade apresentada, depois do correto preenchimento dos espaços em branco com os valores lógicos V ou F, quantas vezes aparecerá a letra V?

Questão 30

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Considerando duas proposições simples, p e q, a proposição ∼p → q é equivalente a

Questão 31

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Assinale a alternativa que apresenta a negação da proposição “Pedro é advogado e estuda”.

Questão 32

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Assinale a alternativa que indica a negação da proposição “Não é verdade que o irmão de Pedro é carioca ou que a irmã é paulista”.

Questão 33

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
Paulo afirmou à sua mãe: “Amanhã só me chame para ir à escola se não chover ou não estiver frio.” A mãe de Paulo, conhecedora das regras da lógica, não o chamou no dia seguinte.

Nesse caso hipotético, no dia seguinte ao pedido de Paulo, é possível que

Questão 34

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
O valor lógico da proposição (2³ = 6) ↔ (√8 = 4) é

Questão 35

CRESS/MG 2016 - IADES - Auxiliar Administrativo - Cód. 201
p: Se Laura aprende o conteúdo de matemática, então ela aprende o conteúdo de física.
q: Se Laura aprende o conteúdo de física, ela é aprovada em física.
r: Laura foi aprovada em física.

Considerando que o argumento formado pelas premissas p e q e pela conclusão r não é um argumento válido, para transformá-lo em um argumento válido, é necessário alterar a condicional das proposições p e q para uma

Questão 36

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Assinale a alternativa que corresponde à configuração de backup no Windows 10.

Questão 37

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No Ubuntu 10.04, no menu Locais, o usuário tem acesso às seguintes pastas:

Questão 38

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O sistema computacional (SC) é um

Questão 39

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Considerando o Microsoft Word 2016, assinale a alternativa que indica o procedimento efetuado para alterar o espaçamento entre linhas de um documento inteiro, sem selecionar o texto do documento.

Questão 40

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No que se refere aos cuidados que devem ser tomados antes de abrir os anexos de um e-mail, assinale a alternativa correta.

Questão 41

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No LibreOffice Writer, é possível exportar um arquivo aberto para o formato PDF ao clicar no menu

Questão 42

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Na internet, um dos serviços mais utilizados são os sites de busca, os quais correspondem a uma página da internet que

Questão 43

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O Internet Explorer consiste em

Questão 44

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Como mesclar células em uma tabela no Microsoft Excel 2016?

Questão 45

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Quanto à definição de assinatura digital, assinale a alternativa correta.

Questão 46

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Considerando que a expressão Administração Pública possui, basicamente, dois sentidos, é correto afirmar que, no sentido

Questão 47

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Acerca do aspecto formal da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Questão 48

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Em relação ao conceito de órgão público, assinale a alternativa correta.

Questão 49

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O conceito de Administração Pública indireta se forma pelas seguintes características: pessoa jurídica,

Questão 50

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A respeito da classificação dos órgãos públicos, assinale a alternativa correta.

Questão 51

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No que se refere ao conceito de Administração indireta, assinale a alternativa correta.

Questão 52

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1
O maior país da América Latina, com a maior população católica
 
do mundo, não nasceu de forma tranquila. Neste livro, com o
 
realismo dos documentos originais, vemos claramente a
 
brutalidade do extermínio dos índios na costa brasileira, berço de
5
sangue cujo marco determinante é a fundação da cidade do Rio
 
de Janeiro.
 
O Brasil real começou a ser construído por homens como o
 
degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se
 
mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores
10
de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens
 
improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago
 
incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio
 
da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis
 
como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e
15
Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne
 
humana porque era “um jaguar”.
 
Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para
 
escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os
 
primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que
20
falavam tupi tanto quanto o português e partiram do planalto de
 
Piratininga para caçar índios e estenderam a colônia sertão
 
adentro, surge um povo que desde a origem nada tem da
 
autoimagem do “brasileiro cordial”.
(Texto da orelha do livro A conquista do Brasil, de Thales Guaracy, Planeta, Rio de Janeiro, 2015)
O texto 1, retirado da orelha do livro indicado, tem como finalidade destacar qualidades da obra a que alude; NÃO é uma dessas qualidades o seguinte tópico:

Questão 53

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Com relação a empresas públicas e privadas, assinale a alternativa que apresenta a definição de empresas estatais ou governamentais.

Questão 54

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Acerca do conceito de ato administrativo, assinale a alterativa correta.

Questão 55

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Acerca das normas do Estatuto do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), assinale a alternativa correta.

Questão 56

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1
O maior país da América Latina, com a maior população católica
 
do mundo, não nasceu de forma tranquila. Neste livro, com o
 
realismo dos documentos originais, vemos claramente a
 
brutalidade do extermínio dos índios na costa brasileira, berço de
5
sangue cujo marco determinante é a fundação da cidade do Rio
 
de Janeiro.
 
O Brasil real começou a ser construído por homens como o
 
degredado João Ramalho, que raspava os pelos do corpo para se
 
mesclar aos índios e construiu um exército de mestiços caçadores
10
de escravos mais poderoso que o da própria Coroa; personagens
 
improváveis como o jesuíta Manoel da Nóbrega, padre gago
 
incumbido de catequizar um povo de língua indecifrável, esteio
 
da erradicação dos “hereges” antropófagos; líderes implacáveis
 
como Aimberê, ex-escravo que tomou a frente da resistência e
15
Cunhambebe, cacique “imortal”, que dizia poder devorar carne
 
humana porque era “um jaguar”.
 
Incluindo protestantes franceses, que se aliaram aos índios para
 
escapar dos portugueses e da Inquisição, além de mamelucos, os
 
primeiros brasileiros verdadeiramente ligados à terra, que
20
falavam tupi tanto quanto o português e partiram do planalto de
 
Piratininga para caçar índios e estenderam a colônia sertão
 
adentro, surge um povo que desde a origem nada tem da
 
autoimagem do “brasileiro cordial”.
(Texto da orelha do livro A conquista do Brasil, de Thales Guaracy, Planeta, Rio de Janeiro, 2015)
O texto 1, retirado da orelha do livro indicado, tem como finalidade destacar qualidades da obra a que alude; NÃO é uma dessas qualidades o seguinte tópico:

Questão 57

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Considerando o Regimento Interno do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.

Questão 58

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Com base no Regimento Interno do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.

Questão 59

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Em relação às normas do Estatuto do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), assinale a alternativa correta.

Questão 60

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De acordo com o Regimento Interno do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.



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