×
×
ENCCEJA 2018 ENCCEJA 2019

ENCCEJA 2017

ENCCEJA 2017 - MÉDIO

Questão 1

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A tirinha pode ilustrar a transmissão de

Questão 2

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Para avaliar as concepções de força e velocidade que estejam de acordo com a física newtoniana, um pesquisador propôs a seguinte situação: uma esfera de massa m é lançada horizontalmente a partir de uma altura h e, ao desprezar a resistência do ar, descreve uma trajetória parabólica, conforme ilustra a figura.



Ao analisar o movimento da esfera no ponto A, as representações dos vetores força F e velocidade V são:

Questão 3

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O Ministério da Saúde determinou o aumento das ações de vigilância e prevenção relativas a uma doença que nunca havia sido registrada no Brasil: a chikungunya. Provocada por vírus, a doença possui a mesma forma de contágio da dengue, bem como sintomas semelhantes, embora seja menos letal. Para evitar que o vírus se alastre pelo país, é necessário que a população se envolva nos trabalhos de vigilância e prevenção.

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 17 set. 2014 (adaptado).

Um desses trabalhos é

Questão 4

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Na região sucroalcooleira de Ribeirão Preto (SP), vários produtores de cana-de-açúcar resolveram utilizar o controle biológico no combate da cigarrinha-da-folha, um inseto que vem destruindo as plantações atacadas.

Um exemplo dessa estratégia de controle é a

Questão 5

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Antigamente, para atingir um aspecto facial pálido, que era o padrão estético da época, as mulheres e os homens utilizavam um pó facial à base compostos de chumbo como hidróxidos, carbonatos e óxidos. A partir do século XIX, esse pó facial começou a ser fabricado com óxido de zinco.

MARTELL, J. The History of Cosmetics. Disponível em: www.thehistory.net. Acesso em: 15 set. 2014 (adaptado).

Os compostos de chumbo tiveram que ser substituídos devido ao(à)

Questão 6

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A brisa marítima é um fenômeno diário. Ela sopra do mar para a praia durante o dia em sentido contrário à noite. Durante o dia, a temperatura da superfície da praia se eleva mais rapidamente que a da água, e à noite o movimento se inverte e o ar mais quente é o está em contato com a água. Por ser menos densa, essa massa de ar sobe, dando lugar ao ar mais frio que está em contato com a praia. Produz-se então a brisa da praia para o mar. Todo esse processo ocorre, pois a superfície da praia possui uma característica física diferente da água.

O fenômeno descrito ocorre porque, em relação à praia, a água possui maior

Questão 7

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Ao comprar um xampu, vendido em supermercados, um consumidor verificou a seguinte informação no rótulo: sem sal. A composição do produto apresentava os seguintes compostos: lauril éter sulfato de sódio, formaldeído, ácido cítrico, perfume e silicone.

Esse xampu não pode ser considerado sem sal devido à presença de

Questão 8

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A figura apresenta o esquema elétrico do painel luminoso de uma vitrine. Um técnico deseja trocar as duas lâmpadas ligadas em paralelo por uma única lâmpada, de modo que, com o circuito fechado, a corrente na bateria seja a mesma.



Para que isso ocorra, a nova lâmpada deve ter resistência elétrica, em ohm, de

Questão 9

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Após um tempo pulverizando as plantações de maracaujá para combater as larvas que danificavam os frutos, observou-se que estas pararam de frutificar. As flores do maracujá não possuem autofecundação e seu pólen é viscoso e pesado, não podendo ser transportado pelo vento. Assim, para voltar a colher frutos dos maracujazeiros, é necessário fazer a polinização manual das flores.

Disponível em: http://revistagloborural.globo.com. Acesso em: 3 set. 2014 (adaptado).

Isso acontece porque o ciclo natural de polinização foi alterado pelo(a)

Questão 10

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A água para consumo humano deve respeitar parâmetros de aspectos físicos, químicos e biológicos determinados. Um exemplo de água quimicamente incoveniente para consumo, e que pode causar econômicos, é aquela que possui elevada concentração de sais de cálcio e magnésio dissolvidos. Estes dificultam a utilização da água para lavagem e danificam sistemas de aparelhos que usam água aquecida, como maquinários das indústrias e das residências.

A água, nessas condições, é conhecida como água.

Questão 11

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Um grupo de alunos de engenharia de uma universidade norte-americana criou um protótipo para gerar energia. O protótipo é acoplado à sola do sapato e tem uma espécie de alavanca que é acionada cada vez que o pé entra em contato com o chão. Esse movimento faz girar um conjunto de engrenagens conectadas a um gerador preso à lateral do sapato. A ideia é que o protótipo possa ser utilizado para carregar eletrônicos como celulares e outros aparelhos portáteis.

Disponível em: http//olhardigital.uol.br. Acesso em: 5 out. 2013 (adaptado).

A finalidade do protótipo acoplado ao tênis é transformar energia

Questão 12

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O fermento biológico constitui-se de um fungo unicelular muito utilizado no preparo em receitas de pão caseiro. Há o costume, entre alguns cozinheiros, de colocar uma bolinha da massa em um copo com água. No início, a bolinha vai para o fundo do copo, porém, depois de algum tempo a bolinha fica flutuando na água. A flutuação da bolinha de massa indica o momento de lavar a massa para assar.

A bolinha de massa flutua na água porque ocorre a liberação de gás

Questão 13

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A consequência direta da introdução desse mosquito na natureza será o(a)

Questão 14

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Para aliviar o mal-estar digestivo, dois irmãos colocaram água do filtro em dois copos. Em um deles, foi colocado um antiácido na forma de comprimido e, no outro, na forma de pó. Apesar de os antiácidos possuírem mesma composição e mesma massa, um deles dissolveu mais rápido que o outro.

A diferença no tempo da reação deve-se ao(à)

Questão 15

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A incidência de radiação solar no Brasil é alta praticamente o ano todo, mas difere um pouco de região para região. O mapa mostra a média anual da incidência diária de radiação solar (em MJ/[m² dia]).



De acordo com o mapa, a região mais indicada para a construção de usinas solares de geração de eletricidade é a

Questão 16

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A reciclagem é um processo importante quando se pensa em desenvolvimento sustentável, uma vez que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, por exemplo, o papel, são reutilizados para a fabricação de novos produtos. Além disso, a reciclagem também contribui para reduzir a exploração de recursos naturais tidos como matéria-prima.

No caso do material citado no texto, sua reciclagem reduziria a exploração de

Questão 17

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Para atletas de esportes como corrida, natação e ciclismo, cada milésimo de segundo é crucial nas competições. Um nadador aderiu à depilação, pois, nesse esporte, ter o corpo depilado pode ser decisivo. Sem pelos, o nadador pode reduzir seu tempo de prova, em que o vencedor, às vezes, ganha por diferença de milésimos de segundos.

A redução obtida no tempo de prova se deve ao(à)

Questão 18

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Ao acompanhar a tendência mundial de utilização de combustíveis mais limpos, o Brasil tem investido na expansão de um produto que apresenta menor emissão de poluentes no processo de combustão, além de proporcionar maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam. Assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo. Ele pode ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica, em aplicações automotivas e domésticas.

AGÊNCIA PETROBRAS DE NOTÍCIAS. Disponível em: www.brasil.com.br. Acesso em: 31 ago. 2014 (adaptado).

O produto que apresenta as características mencionadas no texto é o(a)

Questão 19

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O crescimento excessivo de cabelos no nariz e nas orelhas é um problema enfrentado por muitos homens. Essa condição genética, presente em várias populações, é conhecida como hipertricose e, curiosamente, atinge apenas pessoas do sexo masculino. Nas famílias acometidas pelo problema, sempre, todos os homens herdam esta característica do pai, enquanto as mulheres estão livres do problema.

Esse é um caso clássico de herança restrita ao sexo, cujo gene determinante encontra-se no cromossomo

Questão 20

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Adicionar formol em produtos para alisamento capilar é uma prática proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A adição de glutaral também é proibida, poi, devido à sua semelhança química com o formol, apresenta os mesmos riscos e restrições. Os princípios ativos desses materiais são apresentados:



Esses princípios ativos apresentam propriedades químicas semelhantes, pois possuem

Questão 21

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
"Existe uma noção de que fazer xixi em uma piscina não tem problema porque a água contém cloro, mas isso não é verdade", adverte um engenheiro químico norte-americano. Em uma piscina, a função do cloro é matar bactérias, e a urina apresenta na sua composição substâncias, como a ureia e o ácido úrico. O cloro, presente na piscina, reage prontamente com o ácido úrico, que contém nitrogênio. O resultado é a formação de cloreto de cianogênio (CNCl) e tricloramina (NCl3), potencialmente perigosos.

ARNOLD, C. Não faça xixi na piscina. Scientific American Brasil, n. 148, set. 2014.

O problema caracterizado nessa situação ocorre porque o ácido úrico

Questão 22

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A imagem representa uma balança utilizada para a medida da massa de uma fruta. A massa colocada no prato direito da balança é de 100 g e o sistema encontra-se em equilíbrio.



A massa dessa fruta, em grama, é

Questão 23

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Ao separar a camisas coloridas de algodão, antes de colocá-las para lavar na máquina, uma pessoa percebeu que o colarinho de uma delas estava muito sujo e engordurado. Para retirar esse tipo de sujeira, ela utilizou um truque: aplicou xampu neutro sobre o colarinho da camisa, pois sabe que o xampu ajuda a tirar manchas de gordura mais resistentes.

Na falta desse produto, um que o substitui para a mesma finalidade, conservando suas propriedade, é o(a)

Questão 24

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Imagine passear por aí com um carro sem freio - só o pedal para acelerar funciona. Se a situação parece absurda, em termos automobilísticos, saiba que algo semelhante ocorre no seu corpo quando o balanço entre sódio e potássio se encontra descompensado. É que, assim como freio e o acelerador, esses minerais atuam de maneira essesncialmente opostas. A ação do sódio nos vasos sanguíneos promove a elevação da pressão arterial.

MANARINI, T. Potássio para o equilíbrio perfeito. Saúde, n. 380, ago. 2014.

A ação exercida pelo potássio nessas partes do corpo é o(a)

Questão 25

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A figura ilustra o instante em que um carro em alta velocidade é fotografado por uma câmara de um dispositivo controlador de velocidade. Para que isso ocorra, esse dispositivo mede o tempo que o carro leva para atravessar os sensores L1, L2 e L3.



Para que seja possível calcular a velocidade do veículo, é necessário que se conheça também o(a)

Questão 26

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Em um dia de sol, um jardineiro usa uma magueira para irrigar um pequeno jardim e observa a formação de um arco-íris próximo às gotas de água espalhadas no ar.

O fenômeno observado ocorre porque as gotas de água provenientes da mangueira são capazes de

Questão 27

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Na Inglaterra, há dois tipos da mariposa Biston betularia: clara e escura, que costumam repousar na árvore bétula.



As árvores de casca branca eram abundantes na Inglaterra, e os líquens claros cobriam a maioria dos troncos das árvores. Isso permitiu às mariposas claras uma excelente camuflagem contra a predação. Com a Revolução Industrial, o advento de fábricas espalhou muita fuligem pelas florestas próximas. A fuligem eliminou os líquens, que são extremamente sensíveis à poluição, e enegreceu os troncos das árvores. Contra um fundo escuro, as aves podiam ver melhor as mariposas claras, que se tornaram um alvo fácil de predação. Por conseguirem se camuflar melhor no novo ambiente, as mariposas escuras sobreviveram, puderam se reproduzir e passaram seus genes para as gerações seguintes.

Disponível em: http://darwin2009.cienciaviva.pt. Acesso em: 16 set. 2014 (adaptado).

A predominância de uma das cores de mariposas inglesas constitui uma evidência a favor da

Questão 28

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Em condições normais, as substâncias podem ser encontradas em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Entretanto, algumas substâncias só podem ser encontradas em dois estados físicos, como, por exemplo, a naftalina, o gelo seco e a cânfora, que passam do estado sólido diretamente para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.

A mudança de estado físico sofrida por essas substâncias é chamada de

Questão 29

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Em um bioma brasileiro ocorrem dois períodos secos anualmente. Nele, predominam arbustos e árvores de pequeno porte, alguns com espinhos e outros com queda de folhas devido ao déficit hídrico.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 29 ago. 2014 (adaptado).

Esse conjunto de características adaptativas é típico da vegetação do(a)

Questão 30

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Os satélites são ditos geostacionários quando são colocados em uma órbita circular em torno da Terra. Para um observador sobre a sua superfície, o satélite comporta-se como se estivesse fixo em um determinado local no céu. A figura representa quatro possíveis órbitas circulares de satélites em relação ao plano equatorial da Terra. Todas as órbitas com período de 24 horas:

- órbita polar - plano da órbita faz 90º com o plano equatorial;
- órbita inclinada - plano da órbita faz um ângulo maior que 0º e menor que 90º com o plano equatorial;
- órbita equatorial direta - mesmo sentido de rotação da Terra e no plano equatorial;
- órbita equatorial retrógrada - sentido de rotação oposto ao da Terra e no plano equatorial.



Para que um satélite fique geostacionário, sua órbita deve ser

Questão 31

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Somos todos iguais ou somos todos diferentes? Queremos ser iguais ou queremos ser diferentes? Houve um tempo em que a resposta se abrigava segura de si no primeiro termo. Já faz um quarto de século, porém, que a resposta se deslocou. A começar da segunda metade dos anos 1970, passamos a nos ver envoltos numa atmosfera cultural e ideológica inteiramente nova, na qual parece generalizar-se a consciência de que nós somos diferentes de fato e de direito. É o chamado "direito à diferença", o direito à diferença cultural, o direito de ser, sendo diferente.

PIERUCCI, A. F. Ciladas das diferenças. São Paulo: Editora 34, 1999.

O autor apresenta uma característica das democracias contemporâneas. Essa característica combate a exclusão social na medida em que

Questão 32

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Qualquer brasileiro que tenha passado pelo ensino fundamental provavelmente já ouviu falar da cidade-Estado grega, do Império Romano, do feudalismo, da Revolução Francesa, das Guerras Mundiais; de nomes como Nero, César, Napoleão, Hitler ou Stalin, mas dificilmente ouviu falar das cidades-Estado Yorubas, ou de povos como Haussa, Bakongo, Makonde, Xhosa e Swzhíli. E da rainha Nzinga, de Mussa Keita ou Samora Machel? Longe de querer fazer elogios a impérios e heróis africanos, é preciso reconhecer a sua existência, apagada dos nossos livros escolares.

ZAMPARONI, V. Imagens da África no Brasil. In: Botelho, A.; SCHWARCZ, L. M. (Org.). Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Cia. das Letras, 2011 (adaptado).

O uso da memória, criticado no texto, é um exercício de poder na medida em que

Questão 33

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Nos anos 1960, a etnóloga Margaret Mead combateu veementemente a noção de "eterno feminino", mostrando que os atributos de cada sexo variam segundo os povos. Por exemplo, entre os arapeches da Nova Guiné, que ela estava estudando, era aos homens que se atribuíam traços de caráter geralmente considerados femininos, tais como a sensibilidade, a passividade e o amor pelos filhos.

DORTIER, J.-F. Gênero. In: Dicionário de ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

De acordo com o estudo citado, os papéis e responsabilidades de homens e mulheres em uma sociedade são

Questão 34

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A evolução da distribuição populacional retratada no gráfico sofreu influência do seguinte processo ocorrido no espaço agrário brasileiro:

Questão 35

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O folclore consiste em "uma educação informal" que se dá ao lado da sistemática; uma educação que orienta e revigora comportamentos, faz participar de crenças e valores, perpetua um universo simbólico. Se as condições da vida social que garantem a sua persistência são ameaçadas, também o folclore entra em crise.

BOSI, E. Cultura de massa e cultura popular: leituras de operárias. Petrópolis: Vozes, 2000.

A valorização do tipo de manifestação cultural descrita é importante para a promoção.

Questão 36

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
As novas formas de interconexão e de organização política e cultural, rotuladas com a expressão "cibercultura", têm potencial para originar uma verdadeira revolução, com a inédita multiplicidade de pontos de vista em todos os debates socialmente relevantes.

MAEDA, D. O fim da dicotomia? Revista de Ciências Sociais, n. 1, abr.-maio 2012 (adaptado)

No texto, a originalidade da "cibercultura" está associada à

Questão 37

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
É importante enfatizar a relação entre estudo e maternidade. Nota-se que, entre as mulheres de 15 a 17 anos de idade que não tinham filho, 88,1% estavam estudando; para aquelas que tinham um filho ou mais, somente 28,5% estudavam e 68,7% delas não estudavam nem completaram o ensino médio, que seria o adequado para estarem cursando.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro, 2013.

A política pública para minimizar o problema descrito no texto é

Questão 38

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. No século XX, o consumo da água multiplicou-se por seis - duas vezes a taxa do crescimento da população mundial.

NÓRCIO, I. Falta de água potável no mundo aparece relacionada a 80% das mortes e doenças. Disponível em: www.folhadaregiao.com.br. Acesso em: 27 ago. 2014.

No Brasil, uma ação capaz de minimizar o problema descrito no texto é o(a)

Questão 39

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Comparando os indicadores apresentados na imagem, evidencia-se que a nação brasileira tem sido marcada pela disparidade entre

Questão 40

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A China tem os estados africanos como parceiros, e não como alvos de ajuda, e muitos governos árabes e africanos falam entusiasticamente de um "modelo chinês", de regime fechado com economia aberta. A China cancelou a maior parte da dívida dos países africanos, forneceu créditos em condições favoráveis e multiplicou as importações da África. Adis-Abeba, sede comerciais na venda de equipamentos militares.

KHANNA, P. O segundo mundo: impérios e influência na nova ordem global. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008 (adaptado).

Uma consequência desse tipo de intervenção para o continente africano é a

Questão 41

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O novo!... Esse foi o pensamento estético que nos agitou aqui durante a guerra. Onde estava o novo? Lá fomos buscar o novo nas Europas. E imitamos os "ismos" europeus.

ANDRADE, M. Modernismo e ação. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 24 abr. 1925, apud SCHWARTZ, J. (Org.). Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: Iluminuras; Edusp; Fapesp, 1995.

No texto, o autor, participante da Semana de Arte Moderna de 1922, está criticando a

Questão 42

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Em junho de 1917, uma greve geral paralisou totalmente a cidade de São Paulo por oito dias. As principais reivindicações eram o aumento de salários, a redução de jornada - trabalhava-se de 12 a 16 horas diárias -, o fim da exploração de menores e mulheres, e a transformação das condições gerais de trabalho. Vitorioso, o movimento assustou as elites.

IPEA. Disponível em: www,ipea.gov.br. Acesso em: 24 ago. 2013.

A iniciativa que viabilizou a conquista dos direitos mencionados no texto partiu dos

Questão 43

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


De acordo com o texto, a expansão do modelo de trabalho referido na imagem encontra limites no seguinte fator:

Questão 44

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O integralista é o soldado de Deus e da Pátria, o homem-novo do Brasil que vai construir uma grande nação, dizia um slogan. A Ação Integralista Brasileira se organizou a partir de uma série de pequenos grupos de extrema-direita que se aglutinaram em torno da liderança de Plínio Salgado.

CYRYNOWICZ, R. Força e a pátria em ação. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 61, out. 2010 (adaptado).

O movimento descrito no texto, surgido no Brasil após a Primeira Guerra, sofreu influência de grupos europeus que enfatizavam a

Questão 45

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A discriminação com base em castas foi abolida pela Constituição promulgada na Índia depois da independência do Reino Unido, em 1947. Mas a instituição continua e é um dos principais fatores da baixa mobilidade social do país. Vinculado ao hinduísmo, religião praticada por 85% dos indianos, o sistema de castas tem uma história de 3000 anos e resiste às tentativas oficiais de extingui-lo.

TREVISAN, C. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 ago. 2014.

A reação social à legislação mencionada é um exemplo de

Questão 46

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Em consequência da divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de executar uma quantidade maior de trabalho. Isso ocorre por três motivos: primeiro, o aumento de destreza de cada um dos trabalhadores; segundo, a possibilidade de poupar o tempo que habitualmente se perdia ao passar de uma tarefa a outra; e, finalmente, a invenção de um grande número de máquinas que facilitam e reduzem o trabalho e tornam um só homem capaz de realizar o trabalho de muitos.

SMITH, A. A riqueza das nações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1981 (adaptado).

Uma consequência econômica da situação descrita no texto foi a

Questão 47

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


O selo Procel Eletrobras de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, foi instituído por decreto presidencial em 8 de dezembro de 1993.

A iniciativa apresentada está associada à preocupação contemporânea de garantir a

Questão 48

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O Sertão semiárido permanece uma peça-chave da identidade cultural e do regionalismo nordestino e, por essa razão, suas representações devem ser estudadas a fundo, sobretudo as dicotomias clássicas, como litoral versus interior, progresso e atraso, seca e irrigação. Parece problemático falar em "Nordeste", sendo preferível referirmo-nos a "Nordeste", bem como a "Sertões".

IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2099 (adaptado).

A dificuldade da definição das identidades, apontada no texto, expressa a

Questão 49

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O açúcar inventou uma paisagem originalíssima, marcada por canaviais e pelo famoso "triângulo rural", a casa-grande e a senzala, a capela e a fábrica, mas também depredou o meio físico, empobreceu o solo, poluiu as águas dos rios e devastou a Mata Atlântica.

MELLO, E. C. Um imenso Portugal: história e historiografia. São Paulo: Editora 34, 2002 (adaptado).

Uma técnica do modelo agrícola descrito que contribuiu para esses resultados ambientais foi

Questão 50

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Os produtores de algodão estão realizando o maior investimento da história. A nova colheitadeira substitui até duas colheitadeiras convencionais e poupa seis dos oito trabalhadores.

Produtor de algodão investe em renovação de máquinas. Disponível em: www.valor.com.br. Acesso em: 7 set. 2013 (adaptado).

As transformações nas relações de trabalho, nesse tipo de cultivo, devem-se à

Questão 51

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO




Que consequência para a estrutura comercial a padronização apresentada promoveu?

Questão 52

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Qual aspecto da identidade nordestina mais se destaca nessa canção gravada por Luiz Gonzaga?

Questão 53

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A comparação entre as situações descritas demonstra a

Questão 54

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A legislação abordada no texto impõe uma exigência ética ao impedir que os candidatos

Questão 55

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A reportagem revela uma nova tendência estabelecida por alguns países que têm como objetivo

Questão 56

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Uma implicação socioespacial no campo, resultante da passagem do sistema 1 para o sistema 2, é a

Questão 57

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Na região amazônica, uma consequência socioambiental da fraude descrita é o(a)

Questão 58

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


No contexto do Brasil atual, dentre os desafios para a cocretização dos direitos assegurados pela lei mencionada está a

Questão 59

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
São Paulo é conhecida como a maior cidade italiana fora da Itália, a maior cidade japonesa fora do Japão, a maior cidade baiana ou mineira fora da Bahia ou de Minas. São Paulo registra as ruas dos Ingleses, Franceses, Italianos, Portugueses. Registra a estação Armênia, uma dentre outras tantas homenagens ao seu multiculturalismo.

SPOSATI, A. Cidade em pedaços. São Paulo: Brasiliense, 2001.

Qual a causa da multiplicidade cultural descrita no texto?

Questão 60

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Muitos acordos foram negociados entre as nações do mundo para regulamentar a guerra, dentre os quais os mais importantes antes da Segunda Guerra Mundial foram os das Convenções de Haia de 1899 e 1907 e os das Convenções de Genebra em 1929. Esses acordos estavam baseados em dois princípios fundamentais: o da necessidade e o da humanidade. Sob o princípio da necessidade, tudo que pudesse ser feito para evitar o militarismo deveria ser feito. Sob o princípio da humanidade, tudo o que causasse sofrimento desnecessário seria proibido.

NEIER, A. Guerra e crimes de guerra: uma breve história. In: BARTOV, O. (Org.). Crimes de guerra: culpa e negação no século XX. Rio de Janeiro: Difel, 2005 (adaptado).

Um dos objetivos da realização das convenções descritas foi a

Questão 61

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A tirinha une a linguagem visual ao texto verbal para construir uma mensagem cujo sentido é de

Questão 62

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Resenha: Cine Holliúdy

Começou o filme e descubro que a "brincadeira" do trailer, de ter legendas pra entender o cearensês, se estendeu ao longa. Somos apresentados aos personagens, como o Francisgleydisson, sua esposa Maria das Graças ( Miriam Freeland) e Francisgleydisson Filho, cria do casal.
A história se passa no interior cearense, nos anos 1970, onde Francisgleydisson é um pequeno exibidor que luta para manter seu negócio de pé, que é exibir filmes no cinema, a despeito da iminente chegada das TVs ao interior. Após fracassar em uma cidade, ele e sua família se mudam para o município de Pacatuba, onde conhecem os tipos da cidade. Em Pacatuba, eles vão tentar, pela última vez, ter sucesso no seu empreendimento.
Fui - fomos - presenteado com um filme muito engraçado, mas também muito emocionante.
Percebe-se a delicadeza do Halder Gomes em contar uma história ingênua e bela dando destaque a toda uma cultura cearense. Delicado e apaixonado, impossível não rir e se identificar com essa homenagem engraçadíssima ao Ceará, e ao cinema em geral.
O ator Edmilson Filho, que também é mestre em artes marciais, dá show do início ao fim. Enquanto houver vida haverá cinema. Pois enquanto houver histórias pra contar haverá vida.

Disponível em: http://pautalivrenews.com Acesso em: 29 set. 2013 (adaptado).

Muitas pessoas,a ntes de irem ao cinema, procuram informações sobre o filme a que irão assitir. Os jornais e revistas, por sua vez, publicam resenha, como é o caso desse texto, cuja função social é

Questão 63

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Estatuto da Igualdade Racial

Sancionado em 2020, esse estatuto destina-se a garantir à população negra do país saúde, moradia, acesso á terra, ao esporte e ao lazer; além de ser insturmento usado no combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.
O estatuto garante o financiamento de pesquisas nas áreas de educação, saúde e emprego, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população negra, e que podem subsidiar políticas públicas.
Outra estrutura instituída pelo estatuto é o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), para organizar e colocar em prática a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 22 jun.2014 (adaptado).

Um estatuto é um regulamento ou lei que rege um Estado, uma sociedade, um estabelecimento e outras entidades. O Estatuto da Igualdade Racial tem como função

Questão 64

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Sua excelência, o leitor

Os livros vivem fechados, capa contra capa, esmagados na estande, às vezes durante décadas - é preciso arrancá-los de lá e abri-los para ver o que têm dentro. Já o jornal são folhas escancaradas ao mundo, que gritam para ser lidas desde a primeira página. As mãos do texto puxam o leitor pelo colarinho em cada linha, porque tudo é feito diretamente para ele.
O jornal do dia sabe que tem vida curta e ofegante e dependente desse arisco, indócil, que segura as páginas amassando-as, dobrando-as, ás vezes indiferente , passando adiante, largando no chão cadernos inteiros, às vezes recortando com a tesoura alguma coisa que o agrada ou o anúncio classificado. Súbito diz em voz alta , ao ler uma notícia grave, "Que absurdo!", como quem conversa. O jornal se retalha entre dois, três, quatro leitores, cada um com um caderno, já de olho no outro, enquanto bebem café. Nas salas de espera, o jornal é cruelmente dilacerado.
Ao contrário do escritor, que se esconde, o cronista vive uma agitada reunião social entre textos - todos falam em voz alta ao mesmo tempo, disputam ávidos o olhar do leitor, que logo vira a página, e silenciamos no papel. Renascemos amanhã.

TEZZA, C. Revista Língua, n. 98, dez. 2013 (adaptado).

O autor evidencia seu posicionamento em favor dos textos publicados em jornais ao mesmo tempo em que afirma que os usos sociais das linguagens dependem dos

Questão 65

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Tomato purée is a thick, red paste or concentrate made from crushed tomato pulp that has been cooked and reduced. It is widely produce and used in Mediterranean countries, where it is added to dishes to give them a bright colour and a pronunced tomato flavour.



O assunto abordado no texto passa pela definição de extrato de tomate para chegar na

Questão 66

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


TEXTO II

Valdir Cruz se adentra en las profundidades de la selva de su país para retratar a los pueblos indígenas del Amazonas. Aunque sus modelos, casi del todo ajenos a la tecnología moderna, no suelen sentirse cómodos ante la cámara, Cruz logra captarlos en sus actitudes más relajadas y espontáneas. La irresistible mirada de este niño yanomami casi nos hace olvidar que su pueblo está enfrascado en una lucha por la supervivencia.
Reader's Digest Selecciones, n. 719, out. 2000.

O trabalho do fotógrafo Valdir Cruz, exemplificado na imagem, indica que ele

Questão 67

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Essa ferramenta de busca on-line auxilia pessoas interessadas em

Questão 68

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Parques

En los parques, usted tenderá la oportunidad de vivir los hábitos consagrados por las personas de Porto Alegre, como la vida al aire libre, las charlas alegres y el inseparable matre. Cariñosamente Ilamado Redenção, las 40 hectáreas del Parque Farroupilha forman el más antiguo y popular punto de encuentro de la ciudad. Los sábados por la mañana, recibe la Feria Ecológica, y, los domingos, el Brique da Redenção, con artesanías, artes plásticas, antigüedades y manifestaciones culturales. Vale la pena ir también al Parque Moinhos de Vento (más conocido como Parcão), ubidicado en una de las áreas más nobles de la Capital, que oferece una excelente estructura para practicar deportes.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Sugerencias para disfrutar. Porto Alegre: SMT, 2013.

Ao publicar esse texto sobre seus parques, a Prefeitura de Porto Alegre objetiva

Questão 69

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A padronização da beleza e sua divulgação na mídia levam as mulheres e garotas a recorrerem a extremos para alcançar esse padrão. De acordo com o texto, a busca de um padrão ideal leva ao(à)

Questão 70

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A escolha de uma nação como sede de uma Copa do Mundo de Futebol ou uma edição dos Jogos Olímpicos, por exemplo, representa muito mais do que uma conquista esportiva, pode ser um meio de divulgação política, de retorno e investimento econômico e evocação de sentimentos identitários, emotivos e culturais...No caso específico do futebol, podemos observar o interesse de países que não possuem reconhecimento nesse esporte, biscando sediar o principal evento futebolístico, a Copa do Mundo.

BOSCHILIA, B.; VLASTUIN, J.; MARCHI JR., W. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n. 1, set. 2008.

Nesse texto, é possível perceber que as razões da escolha de sedes em países sem a vivência do futebol têm raízes na

Questão 71

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Nos anos 1970, Kenneth Cooper revolucionou o mundo esportivo dizendo que o meio-termo entre a caminhada e a corrida era o segredo da saúde. Na virade do século, todo mundo apertou o passo e passou a correr, literalmente, atrás da qualidade de vida. Agora, médicos pedem calma e indicam a caminhada como fonte da juventude. Mas muita gente pensa que andar é exercício para velhos, convalescentes. Não é. Assim como a corrida não é para todos e está longe de ser "democrática", como entusiastas gostam de repetir. "Há preconceito em relação aos caminhantes, porque vivemos em um mundo no qual o desemprego é colocado acima até da saúde. Quem vive em um ritmo alucinado de treinos, sem acompanhamento, está sujeito a lesões inerentes á corrida, além de ficar estressado por carregar o peso de sempre estar no pico de sua perfomance. É desgastante", afirma José Rubens D'Elia, educador físico e fisiologista do exercício.

Disponível em: www.educacaofisica.com.br. Acesso em: 13 jan. 2013.

Ao buscarem melhor desempenho físico, muitos praticantes exageram e começam a praticar a corrida sem acompanhamento, colocando sua saúde em risco. Nesse sentido, o texto é um alerta para compreender a importância de

Questão 72

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Em Ossário, Alexandre Órion explorou a poluição que tinge de preto os túneis das cidades e desenvolveu a "arte menos poluição", uma técnica de grafite reverso que consiste em limpar a parede, em vez de pintá-la. Com a aplicação dessa técnica, ele evitou ser autuado por vandalismo. Sua obra revela um(a)

Questão 73

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
No caso da mulher burguesa, [...] seu foco corporal é indiscutivelmente a beleza. Utilizando-se de um arsenal sofisticado de técnicas , seu corpo se tranforma num corpo voltado para o consumo e o prazer. Situação muito diferente é a das camponesas da Zona da Mata do Agreste pernambucano. entre as quais o foco corporal não é a beleza, mas sim a força. Sentem-se relativamente bem quando têm energia para suportar a pesada carga de trabalho a que estão expostas. Mas alarmante é a situação das camponesas da Zona da Mata (também de Pernambuco), [...] exercem uma jornada tripla de trabalho, cortando cana, cuidando do roçado e da casa. Mantêm uma relação frágil e alienada com o próprio corpo.

MEDINA. J. P. S. O brasileiro e seu corpo. São Paulo: Papirus, 1987 (adaptado).

O texto apresenta três percepções sobre o corpo das mulheres, considerando o(a)

Questão 74

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


TEXTO II

O domínio técnico de alguns artistas tribais é surpreendente. Eles possuem mais do que um conhecimento primitivo de seu trabalho. Muitas tribos remotas desenvolvem uma arte realmente maravilhosa em obras de talha e cestaria, na preparação do couro ou mesmo nos trabalhos com metais.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999 (adaptado).

As Bonecas da fertilidade, de Gana, e o texto expressam uma característica própria das artes, que é

Questão 75

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


O poema tematiza um acontecimento esportivo de grande repercussão nacional e se relaciona com seu momento histórico na medida em que o eu lírico

Questão 76

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Na construção do soneto, a forma como o eu lírico percebe a mulher se expressa num conflito marcado pelas ideias de

Questão 77

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
"Não troco meu oxente pelo OK de ninguém." (Ariano Suassuna)

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 13 set. 2013.

A declaração do escritor Ariano Suassuna revela um posicionamento sobre sobre a incorporação de estrangeirismos na língua portuguesa falada no Brasil, que é de

Questão 78

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
As sacolas plásticas estão com seus dias contados nos mercados de São Paulo. Acordo entre o governo de São Paulo e supermercados paulistas, prevê o fim de sacolas plásticas. A iniciativa, porém, é questionada pelo setor de plásticos, para quem não é a melhor solução para a preservação ambiental nem para o consumidor.
Objetivo da iniciativa é contribuir para a preservação ambiental, trocando os atuais sacos produzidos a partir do polietileno obtido do petróleo ou do etanol, cujo tempo de decomposição na natureza é de 100 anos, por uma "sacolinha verde", também fabricada com polietileno, mas com amido de milho e um elemento pró-degradante, capas de se decompor depois de dois anos.
Em termos práticos e ambientais, isso significa a retirada de 2,4 milhões de sacolas por mês dos supermercados de São Paulo.

MUSARRA, F. Revista Planeta, n. 465. jun. 2011 (adaptado).

O texto sobre o uso das sacolas plásticas apresenta informações em determinada ordem para facilitar a compreensão do leitor. Na organização desse texto, depois de informar sobre o tempo de decomposição das sacolas, a autora esclarece que o(a)

Questão 79

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Será que vai chover?

A mudança climática impacta o Brasil de norte a sul

Os cientistas avaliaram a mudança climática em todo o mundo. No Brasil, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas produziu o primeiro grande relatório dedicado exclusivamente á nossa realidade. Muitos impactos já são perceptíveis - e outros vão ficar mais intensos nos próximos 50 anos.

MUDANÇA DE CULTURA - As terras agricultáveis do Nordeste serão reduzidas: vai ficar mais seco. Teremos uma forte migração da população para as cidades.

RISCO NA ENCOSTA - Enchentes e deslizamentos de terra em encostas habitadas têm se tornado frequentes no Sul e Sudeste nos últimos anos, principalmente no começo do ano. A tendência é que quadro se agrave.

BRASIL MAIS QUENTE - Em 50 anos, o aumento da temperatura no Brasil será da ordem de 2°C a 3°C. O pior cenário será na Amazônia, onde a temperatura pode aumentar 6°C.

A AMAZÔNIA VAI SOFRE - Em alguns anos teremos grandes cheias, e, em outros, fortes secas. A capacidade hídrica da região pode se reduzir em 40%, influindo na vazão dos rios e na floresta, que ficará mais vulnerável a incêndios e à perda de sua biodiversidade.

A PREVISÃO - O país terá de enfrentar a mudança nos padrões de precipitação de chuvas. Momentos de seca e enchentes serão mais intensos e mais frequentes, exigindo esforços e investimentos na adaptação do campo e das cidades.

Revista do Clima. Disponível em: htto://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado).

O texto apresenta um conjunto de mudanças climáticas extraídas de um relatório. A função predominante da linguagem é a referencial, cujo objeito principal é o de

Questão 80

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Balaio de ideias: poucas palavras, muita sabedoria

Mãe Stella destaca a sabedoria dos provérbios

(A) cultura africana sugere que o que existe em potencial no universo pode ser materializado pela palavra. Além da palavra, a memória também é reverenciada pela oralidade. Os fatos passados são reavivados pela memória e reatualizados pelos rituais. No Candomblé, a vivência mítica das divindades é cantada através do que é chamado de Corpo das Tradições Orais, do qual os provérbios fazem parte.

Os provérbios fazem parte da oralidade africana, mas também de outros continentes. É universal a maneira de falar em frases curtas e expressivas. Aristóteles disse: "relíquias que, em virtude de sua brevidade e exatidão, salvaram-se dos naufrágios e das ruínas das antigas filosofias". Os provérbios podem ser conceituados como: enunciados breves, de origem desconhecida, que expressam uma sabedoria a ser utilizada em qualquer tempo e lugar; frases sintéticas, cujos conteúdos condensados expressam grande sabedoria; fontes de prazer que, pela sua estrutura, possibilitam ao cérebro fixar mensagens que colaboram para que o homem se harmonize consigo e com o outro. Diz-se que uma frase expressiva é um provérbio quando: sua origem é desconhecida porque seu autor se perdeu no tempo, uma vez que geralmente é pronunciada de maneira natural a partir de uma determinada situação; torna-se popular porque, sendo criada a partir de uma circunstância particular, passa a ser utilizada pela população em geral, sempre que circunstância particular, passa a ser utilizada pela população em geral, sempre que circunstâncias semelhantes voltem a acontecer ; é universal, de forma ampla ou restrita - uma comunidade, por exemplo.

SANTOS, M. S. A. Disponível em: http://mundoafro.atarde.uol.com.br. Acesso em: 25 ago. 2014 (adaptado).

Tomando como exemplo os provérbios, o texto sugere a importância do uso oral da língua como instrumento de

Questão 81

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A articulação entre os elementos verbais e não verbais utilizados na construção dessa charge tem a clara intenção de motivas os leitores a

Questão 82

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


A propaganda, normalmente, busca vender um produto. Essa dirigi-se ao leitor para

Questão 83

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Alfredo e o copo

Alfredo estava cabisbaixo num bar, sentado, olhando para seu copo. Quando, de repente, levantou um valentão, chutou a cadeira que estava na frente dele, pegou o copo e bebeu tudo numa só golada:
- E aí? Não vai reagir? - disse o valentão todo soberbo.
- Eu não! - disse Alfredo. Eu vou é embora! Imagine que hoje cedo briguei com minha mulher, saí atrasado pro trabalho, bati o carro num poste, fui demitido, cheguei em casa e peguei minha mulher com o vizinho...aí eu venho cá, chega você e toma meu veneno.

Disponível em: www.piadasonline.com.br. Acesso em: 1 set. 2013.

Nessa piada, o autor procura despertar o efeito de humor em seu público por meio da

Questão 84

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.

GIBRAN,K. Nova Escola, n. 177, nov. 2004.

No texto, o poeta libnês Kahlil Gilbran utiliza estratégias argumentativas para atingir seu objetivo: chamar a atenção das pessoas para o que se aprende na relação com o outro. Pode-se perceber isso quando ele

Questão 85

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Na charge, o autor explora a relação entre a imagem de Marechal Deodoro da Fonseca e o uso de uma variedade linguística específica incompatível com a figura histórica. Essa incompatibilidades evidencia-se pela

Questão 86

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO


Conhecido pela forte crítica social em suas tirinhas, nesse texto, Quino tem como objetivo

Questão 87

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Aí, galera

Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo "estereotipação"? E, no entanto, por que não?
- Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
- Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
- Como é?
- Aí, galera.
- Quais são as instruções do técnico?
- Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
- Ahn?
- É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegar ele sem calça.
- Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
- Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental. Algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?
- Pode.
- Uma saudação para a minha progenitora.
- Como é?
- Alô, mamãe!

VERÍSSIMO, L. F. Disponível em: www.releituras.com. Acesso em: 5 set. 2014.

Nessa simulação de entrevista, o autor retrata um jogador de futebol que supera as expectativas do entrevistador por utilizar uma linguagem muito elaborada, o que mostra uma situação de

Questão 88

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Clássicos em game

Uma fundação transformou algumas pérola da leitura brasileira em videogames. Nas versões para jogo eletrônico de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, o jogador controla um dos personagens das obras. João Romão, o proprietário do cortiço de O Cortiço, por exemplo, precisa aumentar seu patrimônio. O jogador toma decisões como se fosse o próprio Romão na construção de novos cômodos, na gestão dos custos de aluguel, salários e venda de produtos. Enquanto isso, aparecem, em cada frase, trechos do livro original, instigando o jogador a ler o texto na íntegra. Os videogames se inscreve, na lógica de que o leitor-jogador vai interagir e decidir o destino de personagens e da trama. Os jogos podem ser acessados pelo site www.livroegame.com.br ou por CD-ROMs distribuídos gratuitamente por 80 monitores de postos dos telecentros Acessa São Paulo.

Revista Língua, n. 84, 2012 (adaptado).

O videogame foi desenvolvido para promover o entretenimento. Essa tecnologia, ao ser empregada para fins educativos,

Questão 89

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
É perceptível o fato de que as relações interpessoais e linguísticas entre os sujeitos estão se modificando à medida que interagem com o outro, mediados pelo computador conectado à internet. Tamanha é a inserção do computador nas práticas sociais que se torna possível afirmar que ele já é constitutivo da "nova identidade humana", se é que podemos denominar de "novas" as relações de mobilidade, troca, diálogo e escrita qie se estabelecem entre os indivíduos interligados pelas tecnologias, em especial a telemática digital.

RODRIGUES JUNIOR, A. S. et al. Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

Ao possibilitar a interação nos ambientes virtuais, o uso do computador tem

Questão 90

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Aguarda votação na Câmara dos Deputados proposta que equipara, na legislação brasileira, livro eletrônicos a livros tradicionais, principalmente no que se refere à isenção de impostos. A proposta modifica a Lei nº 10.753/2003, que institui a Política Nacional do Livro. Na avaliação do autor do projeto, a definição de livro que consta na lei não acompanhou os avanços tecnológicos dos últimos anos, com o surgimento dos leitores eletrônicos e consequente crescimento do segmento dos chamados e-books. Daí a necessidade de incluir os livros eletrônicos no texto da lei, ao lado dos livro em papel ou em sistema em Braile. Os livro eletrônicos podem ser lidos em e-readers, tablets, computadores ou até smartphones, por meio de aplicativos próprios.

LIMA, P. Disponível em: www.12.senado.gov.br. Acesso em: 11 set. 2013 (adptado).

Incentivar o uso das novas tecnologias tem sido uma preocupação encontrada em todos os setores da sociedade. Segundo o texto, a necessidade de modificação na Lei nº 10.753/2003 surge para

Questão 91

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
No esboço de um projeto de construção, um viaduto passará sobre duas avenidas paralelas.



O menor ângulo formado pela avenida que segue pelo sentido e o viaduto é de 30°.

Qual será o maior ângulo formado pela avenida que segue no sentido 2 e o viaduto?

Questão 92

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Um carpinteiro guarda, em quatro caixas opacas (não transparentes), dois tipos de parafusos que se diferenciam apenas por suas tonalidades (claros e escuros). Ele sabe exatamente quantos parafusos de cada tipo há em cada caixa. As quantidades estão apresentadas a seguir.



Considere que esse carpinteiro queira retirar, sem olhar, um parafuso de uma de suas caixas, esperando ter a maior probabilidade de obter um de cor clara.

A retirada deve ser feita da caixa

Questão 93

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A Ponte Estaiada é um dos pontos turísticos de Teresina, capital do Piauí, principalmente pelo mirante que há na ponte. Nesse mirante, os turistas têm uma vista panorâmica de toda a cidade por meio de um corredor elíptico, conforme ilustra a figura.



Considere que um turista se deslocou em linha reta do ponto P ao ponto Q (centro do elevador) para entrar num elevador que sobe verticalmente até o centro do mirante. quando chega ao mirante, esse turista sai do elevador que sobe verticalmente até o centro do mirante, esse turista sai do elevador em linha reta paralela ao trecho PQ até uma das extremidades do corredor elíptico. Em seguida, ele descreve uma trajetória elíptica no contorno do corredor para contemplar a vista da cidade.

Disponível em: www.skyscrapercity.com. Acesso em: 7 ago. 2014 (adptado).

A vista superior da trajetória desse turista, desde o ponto P até o final da trajetória no mirante, é melhor representada pela figura:

Questão 94

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O quadro exibe o gasto calórico aproximado de algumas atividades, tomando como referência uma pessoa de 60 Kg que realiza atividades físicas cotidianas, durante um tempo de 30 minutos.



Um preparador físico deseja escolher duas dessas atividades para que uma pessoa com o mesmo padrão da referência venha a praticá-las diariamente durante 30 minutos. Desejando equilibrar essas duas atividades, o preparador escolhe a que tem maior gasto calórico e a que tem menor gasto calórico.

Qual o gasto calórico total, em quilocaloria, dessas duas atividades escolhidas pelo preparador físico?

Questão 95

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Em uma corrida, a quatro voltas do final, registrou-se em um quadro as distâncias entre os dois primeiros competidores, nos instantes em que o primeiro deles completava cada volta.



A expressão algébrica que descreve a relação de interdependência entre a distância D e o número v de voltas restantes para o final da corrida é

Questão 96

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Um grupo de amigos tem um time de futebol e necessita comprar uniformes novos. Para tanto, um modelo de uniforme foi escolhido e orçamentos foram tomados em quatro lojas, conforme descrito na tabela.



As lojas só vende uniformes completos: camisas, calções e pares de meiões. O grupo vai se reunir para escolher três das propostas mais adequadas para tentar uma segunda negociação de preços, eliminando a loja que apresentar o orçamento mais caro para a compra de um uniforme completo.

Qual dessas lojas terá seu orçamento eliminado?

Questão 97

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A obesidade é um dos maiores fatores de risco para doenças e, para evitá-las, é importante conhecer as categorias de peso, que podem ser identificadas através do Índice de Massa Corpórea (IMC). O IMC é a razão entre a massa de uma pessoa (em quilograma) e o quadrado de sua altura (em metro), ou seja, . As categorias para os resultados do IMC são mostradas na tabela.



Considere uma pessoa com obesidade mórbida, com IMC igual a 42 e altura 1,50 m. Para evitar problemas de saúde, seu médico lhe recomendou que emagrecesse o suficiente para chegar na categoria de sobrepeso.

A quantidade mínima de massa, em quilograma, que essa pessoa deve perder para alcançar a meta proposta pelo médico é

Questão 98

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A safra de grãos no Brasil em 2013 atingiu 185,7 milhoes de toneladas, resultado superior à safra de 2012, que foi de 161,9 milhões de toneladas, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).

Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 18 ago. 2014.

Em quantos milhões de toneladas a produção de grãos de 2013 superou a de 2012?

Questão 99

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Uma fábrica de parafusos tem uma preocupação especial com as arestas de seus produtos, pois podem causar acidentes quando não lixadas corretamente. Os funcionários precisam lixar manualmente todas as arestas dos parafusos produzidos. A figura representa um tipo desses parafusos produzidos, conhecido como sextavado, que possui a cabeça na forma de um prisma regular hexagonal.



O número de arestas na cabeça de um parafuso sextavado que devem ser lixadas é

Questão 100

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, entre 10 de junho de 2014 e 13 de julho de 2014, a movimentação nos 21 aeroportos brasileiros que atenderam às demandas provenientes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 foi de 16,7 milhões de passageiros.

Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 7 ago. 2014.

Segundo essas informações, o número de passageiros mencionados equivale a

Questão 101

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Numa lanchonete, são vendidos diariamente 200 sanduíches de queijo com presunto. Na preparação de cada sanduíche , são utilizados 25 g de queijo e 30 g de presunto, e a compra desses produtos é feita em peças inteiras de 2 kg. Existem quatro estabelecimentos fornecedores (I,II,III e IV) cujos preços praticados são indicados a seguir.



Por razões operacionais, o administrador da lanchonete opta por comprar dois produtos em um só estabelecimento. Antes de realizar a compra, verifica que na lanchonete há 1,2 kg de queijo e 900 g de presunto a serem utilizados. Ele deseja comprar os dois produtos em quantidade suficiente pra um dia de funcionamento da lanchonete, pagando o menor preço.

Nessas condições, em qual estabelecimento deverá ser realizada a compra do queijo e do presunto?

Questão 102

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A tabela apresenta a expectativa de vida, em ano, no Brasil e suas regiões, nos anos 1950 e 2000.



De acordo com a tabela, no ano 2000, a região em que a expectativa de vida teve valor mais próximo da expectativa de vida do país foi a região

Questão 103

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Um reservatório com capacidade de 3.000 litros possuiu 240 litros de água em seu interior. Para encher esse reservatório, uma pessoa utiliza uma bomba com vazão (quantidade de litros que entram no reservatório, em relação ao tempo transcorrido) de x litros por minuto. Logo após o início do enchimento do reservatório a bomba foi desligada por 10 minutos. Ao ser religada, completou o enchimento do reservatório. Enquanto esteve funcionando, a bomba trabalhou sempre na mesma vazão e houve somente essa entrada de água no reservatório e não houve saída.

A expressão que representa o tempo de enchimento do reservatório, em minuto, em função da quantidade x de água, em litro, é igual a

Questão 104

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Com a finalidade de motivar seus funcionários, uma empresa premia o funcionário do mês organizando um sorteio de brindes. O sorteio é feito colocando-se em um globo não transparente: 3 bolas vermelhas, 5 bolas azuis, 8 bolas amarelas e 4 bolas brancas. O funcionário do mês deve retirar uma bola ao acaso e seu prêmio será determinado de acordo com a cor da bola: a bola vermelha corresponde a um televisor; a bola azul, a uma bicicleta; a bola amarela, a um ventilador; e a bola branca, a um micro-ondas.

Qual é a probabilidade de o funcionário do mês ganhar um televisor?

Questão 105

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Para a produção de um produto de massa 1,5 kg, uma indústria utiliza 0,50 kg da matéria-prima A e 1,0 kg da matéria-prima B. O preço de custo, por quilo, é de R$ 15,00 para a matéria-prima A e de R$ 4,50 para a matéria-prima B. O valor de venda desse produto é calculado acrescentando-se 50% ao valor de custo total dessas duas matérias-primas.

A partir do próximo mês, o preço de custo por quilograma da matéria-prima A sofrerá um aumento de R$ 6,00. Entretanto, deseja-se manter a mesma composição na produção e o mesmo valor de venda do produto. Para isso, a indústria analisa que necessitará reduzir o percentual de acréscimo aplicado sobre o valor de custo para calcular o seu valor de venda.

Para atender a essas condições, o novo percentual aplicado sobre o valor de custo deve ser de

Questão 106

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
No planejamento de uma viagem entre duas cidades, foram avaliados dois distintos trajetos. As opções estudadas envolvem a distância total a ser percorrida e o custo com pedágio nos respectivos trajetos.



O carro a ser utilizado na viagem percorre 10 km por litro. O preço do combustível utilizado é sempre igual a R$ 3,00 por litro.

A diferença positiva entre os custos da viagem, segundo o planejamento apresentado, referente aos trajetos avaliados é igual a

Questão 107

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O esquema mostra o percurso de um barco ao longo de todo o seu trajeto.



O barco mantêm-se sempre na mesma direção, perpendicular à correnteza. Porém, devido à ação desta, sua trajetória é direcionada para o ponto C, no outro lado da margem, a 100 metros do ponto inicial de destino B. Sabe-se também que o ângulo formado entre o novo trajeto e a direção perpendicular à margem, no ponto A, é de 30°.

A distância, em metro, percorrida pelo barco é de

Questão 108

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
A cápsula que retirou os mineiros que permaneceram presos durante vários dias sob a terra no norte do Chile, em 2010, ficará exposta em Londres. A figura representa a Fênix 2, como foi chamada a cápsula, uma jaula metálica de quase 400 centímetros de comprimento e 53 centímetros de diâmetro.



As medidas do comprimento e do diâmetro, em metro, da Fênix 2 são, respectivamente,

Questão 109

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Um relatório do uso da internet no segundo semestre de 2012 mostrou que a velocidade média das conexões feitas no Brasil era de Mbps. Essa velocidade média está bem abaixo das médias internacionais, como mostra o quadro.



Considere que a meta no Brasil seja conseguir que a velocidade média das conexões fique igual à média desses países. Uma das ações das empresas que fornecem os serviços de internet para atingir essa meta será trocar o sistema de fiação existente pelo sistema de fibra ótica.

Para atingir essa meta, o percentual da velocidade de conexão deve aumentar em

Questão 110

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Para obter uma melhora mais rápida, quando da internação de um paciente, alguns tipos de medicamentos são administrados por via venosa. Quando o paciente recebe alta hospitalar, o médico prescreve um remédio, com fórmula similar, para ser ingerido por via oral, dando continuidade ao tratamento. Considere que um paciente passou por essa situação e enquanto estava internado tomava, na veia, 300 mg de medicamento. Ao avaliar a correspondência entre os medicamentos prescritos por vias distintas, o médico elaborou um gráfico retilíneo.



Qual é a dosagem, em miligrama, do medicamento prescrito pelo médico por via oral correspondente à dosagem do medicamento que o paciente tomava enquanto estava internado?

Questão 111

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Um corretor deseja publicar em jornal um anúncio referente a um empreendimento que ele está vendendo. O empreendimento tem formato retangular, de dimensões 200 m x 100 m, e o espaço disponível para o anúncio no jornal é também de formato retangular, de 10 cm x 5 cm. Ele pretende utilizar todo o espaço de que dispõe e, para isso, deve determinar a escala adequada.

A escala a ser utilizada será

Questão 112

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Uma empresa que realiza serviços gráficos possuiu 6 funcionários que trabalham em uma jornada de 10 horas diárias no setor de cópias. A fim de evitar o pagamento de horas extras e outros encargos trabalhistas, o gerente dobrou o número de funcionários que trabalham nesses setor e reduziu a jornada de trabalho para 6 horas diárias. Verificou ainda que, na sua nova equipe, cada funcionário produz 600 cópias por hora trabalhada.

Nessas condições, o número total de cópias produzidas em um dia pela nova equipe passará a ser igual a

Questão 113

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O dono de uma papelaria precisa comprar 1 000 resmas de papel no formato A4 para repor seu estoque. Após uma pesquisa de preços, escolhe realizar a compra em uma loja atacadista que vende cada resma ao preço de R$ 7,00. Constatou, também, que R$ 400,00 é o valor mais barato a ser pago pelo transporte dessas resmas. Sabe-se que, nessa papelaria, ele vende esse produto com lucro de 100% sobre seu custo total. Sabe-se ainda que ele deseja manter sua margem de lucro e vender essas resmas por, no máximo, R$ 14,10 cada. Para tanto, precisará conseguir um desconto no preço de compra das resmas, uma vez que o valor do frete não poderá ser negociado.

Para atingir seus objetivos, qual deve ser o valor mais próximo do menor desconto que o dono da papelaria precisa obter no valor de compra dessas resmas?

Questão 114

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Uma pesquisa realizada em uma cidade apresentou o número de casos de dengue que foram confirmados no período de 2010 a 2013. O gráfico apresenta o número de casos por ano.

A média aritmética anual do número de casos de dengue confirmados, no período de 2010 a 2013, foi igual a

Questão 115

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
As máquinas de uma lavanderia consome,, quando em funcionamento, 1 500 litros de água por hora, de forma constante. Elas funcionam das 8h às 12h e das 14h às 18h. A caixa-d'água que abastece essas máquinas tem capacidade de 15 000 litros. Ela é continuamente alimentada por uma tubulação com vazão constante de 3 000 litros por hora e possui sistema de controle de volume (boia).

Considere um dia em que houve interrupção do fornecimento de água na faixa horária entre 0h e 14h.

O gráfico que representa o volume de água, em litro, existente na caixa, faixa horária entre 0h e 18h desse dia é

Questão 116

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às suas necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa ultrapassar esse valor.

Disponível em: http://site.sabesp.com.br. Acesso em> 4 set. 2014 (adaptado).

A prefeitura de uma cidade desenvolveu uma campanha para que cada morador cumpra, diariamente, o equivalente a 80% daquilo que é indicado pela ONU. Um morador utiliza , diariamente, 220 litros de água.

Para cumprir a meta da prefeitura, esse morador deve reduzir seu consumo diário de água em

Questão 117

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Uma construtora solicita ao seu fabricante de pré-moldados que altere as dimensões dos blocos retangulares utilizados na construção de paredes. Foi solicitado que cada bloco tenha comprimento externo de 100 cm e largura externa de 15 cm. O fabricante calculou que a espessura da parede do bloco será de 3 cm para suportar o peso no empilhamento dos blocos, sendo necessário dimensionar a altura do bloco de forma a utilizar um volume de concreto de 39 240 cm³ na produção de cada bloco, conforme ilustra a figura.



Nessas circunstâncias, qual deve ser a altura do bloco, em centímetro?

Questão 118

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
O gerente de uma concessionária, com a finalidade de mostrar o bom desempenho de sua equipe, traçou um plano de ação para seus vendedores baseado no número de vendas de veículos do ano anterior. Ele apresentou a quantidade de veículos vendidos, distribuída mensalmente, conforme o gráfico.

Seu plano para o próximo ano é estabelecer, como meta de vendas mensais, a média aritmética dos seis meses com maiores quantidades de veículos vendidos apresentados no gráfico.

Qual é o número mínimo de veículos que deverão ser vendidos para se cumprir a meta projetada pelo gerente?

Questão 119

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Um construtor pretende cobrir um telhado. No mercado existem diferentes medidas de comprimento de telhas de mesma largura. Na junção, as telhas se sobrepõe em 10 cm e na extremidade inferior devem ultrapassar a parede, conforme ilustra a figura.



Os tipos de telhado são:



Para cobrir toda a casa, foram consideradas algumas possibilidades.

I. Todo o telhado com telhas do tipo A;
II. Combinar telhas do tipo A com telhas do tipo B;
III. Combinar telhas do tipo A com telhas do tipo C;
IV. Combinar telhas do tipo B com telhas do tipo C.

A possibilidade que resultou no menos custo na compra das telhas é a

Questão 120

ENCCEJA 2017 - INEP - ENCCEJA 2017 - MÉDIO
Uma pessoa tem duas dívidas parceladas: uma no valor de R$ 150,00 mensais, faltando 30 parcelas para quitar, e outra, no valor de R$ 120,00 mensais, faltando 15 parcelas para quitar. Uma financeira, ao entrar em contato com essa pessoa, propõe-lhe quitar as duas dívidas se ela fizer um financiamento pagando 48 parcelas de R$ 200,00 e recebendo de retorno um valor de R$ 1 500,00.

Se a pessoa aceitar o financiamento oferecido por essa financeira, quanto ela pagará a mais por suas dívidas atuais?



Provas de Concursos » Inep 2017