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O crescimento da população e a industrialização que
impulsionaram o crescimento do País, por muitas décadas,
motivaram um grande número de pessoas do campo e do
interior a buscar, nas grandes cidades, o seu lugar ao sol.
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Todos os anos, milhares de pessoas chegam aos
grandes centros urbanos, vindos de cidades menores, com
objetivos diversos, como conclusão dos estudos,
oportunidade de emprego, vontade de morar em uma
grande cidade. A chegada e a permanência desse grande
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número de pessoas constituem um grande problema para o
Poder Público solucionar, do ponto de vista habitacional.
Para as pessoas que já vivem na grande cidade,
conseguir reunir condições que propiciem acesso à moradia
é uma tarefa árdua, o que se torna mais complicado com
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mais pessoas na disputa. Muitas metrópoles brasileiras
possuem, no lugar de uma classe média robusta capaz de
sustentar o consumo, uma população que apresenta, em
maior escala, indivíduos de baixa renda.
Nesse atual processo de urbanização, parecem
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quase extintas as oportunidades de inserção econômica e
melhoria de vida que, de fato, havia, nas primeiras décadas
do século XX, para a população migrante. Registram‐se
extensas áreas de concentração de pobreza —
especialmente nas periferias urbanas —, que se
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apresentava relativamente esparsa nas zonas rurais antes
do processo de urbanização. À dificuldade de acesso a
serviços e infraestrutura urbanos somam‐se menos
oportunidades de emprego formal e de profissionalização,
maior exposição à violência, discriminação racial, difícil
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acesso à justiça oficial.
É possível estabelecer, assim, relação entre o sistema
de habitação, o transporte e o problema da exclusão social
urbana, partindo‐se da premissa de que o sistema de
habitação se destaca pela sua capacidade de ampliar o
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espaço econômico, imprimindo crescimento e
desenvolvimento, e de que, no Brasil, na maior parte das
vezes, a difusão desse desenvolvimento ocorreu de forma
desequilibrada e desigual.
José dos Anjos Soares Júnior, César Sousa Santos e Juliana Freitas
de C. Guedes. Habitação × mobilidade urbana: impactos
em Salvador da aplicação da nova política habitacional
adotada pelo governo federal. 2009, p. 1‐3. Internet:
www.ppec.ufba.br (com adaptações).