De acordo com a legislação atual, as informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e do Vice-Presidente da República, e de seus respectivos cônjuges e filhos, são classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o
Um arquivista de uma instituição pública é escalado para quantificar os documentos acumulados do Departamento de Meio Ambiente, pois planeja-se reservar espaço para a ampliação do arquivo de segunda idade. O arquivista encontra, em uma das salas, uma pilha de documentos com as seguintes dimensões: largura da pilha = 1,0 metro; altura da pilha = 0,5 metro e comprimento da pilha = 1,5 metro. Após cálculo, utilizando o referencial para a documentação escrita, ou seja, o metro linear, o arquivista conclui que a medida da pilha de documentos, em metros lineares, é de
O armazenamento dos documentos permanentes dos órgãos públicos, como é o caso do BNDES, é um desafio, pois necessita, muitas vezes, de amplo espaço físico que, em grandes cidades, é muito difícil ser administrado. Apesar das dificuldades, esses órgãos são impedidos, por força da legislação, de recorrer à contratação de determinadas empresas para armazenar essa massa documental.
As empresas impedidas de armazenar esses documentos são
Os arquivistas do BNDES e de todos os órgãos públicos devem estar conscientes de que a garantia de acesso, pelo cidadão, aos documentos de arquivo e informações contidas nos mesmos, como também a disseminação de normas relativas à gestão de documentos de arquivo, a racionalização da produção documental arquivística pública e a preservação do patrimônio documental arquivístico da administração pública federal são finalidades do
O arquivista de uma empresa pública orienta a sua equipe para o recolhimento da massa documental dessa empresa que cessou as suas atividades. Toda a equipe sabe que sua documentação deverá ser transferida a uma outra instituição, de acordo com a legislação vigente.
Esse recolhimento, que deve ser sistemático, é efetivado para uma instituição arquivística
Em um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, têm que ser apresentados os períodos previstos para atendimento, como, por exemplo, “24X7”, correspondendo ao atendimento contínuo, ou “6X5”, que indica seis horas por dia útil.
Os seguintes fatores: a) resolução óptica adotada no escaneamento; b) profundidade de bit; c) processos de interpolação e d) níveis de compreensão são parâmetros para obtenção de qualidade de
Para a implantação de um projeto de digitalização para a documentação permanente, um arquivista deve levar em conta os princípios da arquivologia e o planejamento orçamentário e financeiro capazes de garantir a otimização no desenvolvimento do respectivo projeto.
Além disso, é necessário cumprir as atividades inerentes ao processo de digitalização de documentos permanentes, que são:
Considere os seguintes parâmetros: tipo de reprodução = preto e branco; resolução mínima = 600 dpi; modo de cor RGB 8 bits com possibilidade de tons cinza; formato de arquivo digital igual a TIFF (Tagged Image File Format). A partir desses parâmetros, que tipo específico de documento o arquivista identifica?
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística deve ser aplicada a qualquer descrição de qualquer documento, independente do gênero ou suporte. Essa norma apresenta oito áreas que compreendem 28 elementos de descrição.
A área que referencia a existência e a localização de cópias, como, por exemplo, fotografias digitalizadas, é conhecida como
Quando, sob o pretexto de políticas arquivísticas ou reorganizações nos arquivos, se retiram documentos de uma série ou séries de um fundo ou fundos de um arquivo, visando a se efetivarem séries e fundos de outros arquivos, ocorre o fenômeno conhecido como
[...] nenhuma atividade que vise à transferência da informação, nos arquivos, deve ser iniciada sem que se pense antes num exato quadro de arranjo. Bellotto, H.L. Arquivos permanentes. Tratamento documental. Rio de Janeiro, FGV, 2004. p. 140.
Nesse sentido, o quadro de arranjo inicia-se sempre a partir do
Quando é desenvolvida a organização de documentos fotográficos, algumas etapas são de suma importância para o perfeito acesso, tais como: recepção, identificação, preparo, registro, arquivamento e pesquisa. Essas etapas devem ser percorridas também para desenhos, plantas, filmes, discos, entre outros.
Esses materiais, tratados adequadamente, constituem os arquivos que são considerados